O Brasil dos Ratos de Porão: um documento punk de memória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240585 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender as relações entre os conteúdos das letras das canções do álbum Brasil, do grupo musical Ratos de Porão, lançado em 1989, com a situação social e política do país à época de sua produção. Trata-se de uma análise, de caráter exploratório e descritivo, a partir de abordagem qualitativa. Partindo de 05 (cinco) letras selecionadas entre as 18 (dezoito) canções que compõem o álbum, foi realizada a análise de conteúdo com o intuito de compreender como são construídas as representações sobre o Brasil contidas nas canções. Para tal, foram criadas as seguintes categorias para analisar as canções: o cenário ou contexto histórico, político, social e cultural da época; o enredo ou tema, os personagens das músicas e; as memorias e visões sobre o Brasil. O embasamento teórico da pesquisa foi sustentado por meio dos conceitos basilares memória, representações sociais, narrativa musical e mídia, utilizando-se de autores como Serge Moscovici, Maurice Halbwachs, Michael Pollak, Cândida Vilares Gancho, entre outros. A pesquisa adotou uma busca bibliográfica e documental em base de dados digitais, se apoiando em artigos de periódicos, teses, dissertações sobre o tema, além de publicações jornalísticas e o álbum em si. Concluiu-se que as letras das canções auxiliam na construção de representações sobre o país nas memórias dos cidadãos brasileiros, além de contestar representações oficiais sobre o Brasil desde o período do regime civil-militar até o final dos anos 1980. |
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Vacaro, LeandroMorigi, Valdir Jose2022-06-21T04:46:10Z2022http://hdl.handle.net/10183/240585001142980Este trabalho tem como objetivo compreender as relações entre os conteúdos das letras das canções do álbum Brasil, do grupo musical Ratos de Porão, lançado em 1989, com a situação social e política do país à época de sua produção. Trata-se de uma análise, de caráter exploratório e descritivo, a partir de abordagem qualitativa. Partindo de 05 (cinco) letras selecionadas entre as 18 (dezoito) canções que compõem o álbum, foi realizada a análise de conteúdo com o intuito de compreender como são construídas as representações sobre o Brasil contidas nas canções. Para tal, foram criadas as seguintes categorias para analisar as canções: o cenário ou contexto histórico, político, social e cultural da época; o enredo ou tema, os personagens das músicas e; as memorias e visões sobre o Brasil. O embasamento teórico da pesquisa foi sustentado por meio dos conceitos basilares memória, representações sociais, narrativa musical e mídia, utilizando-se de autores como Serge Moscovici, Maurice Halbwachs, Michael Pollak, Cândida Vilares Gancho, entre outros. A pesquisa adotou uma busca bibliográfica e documental em base de dados digitais, se apoiando em artigos de periódicos, teses, dissertações sobre o tema, além de publicações jornalísticas e o álbum em si. Concluiu-se que as letras das canções auxiliam na construção de representações sobre o país nas memórias dos cidadãos brasileiros, além de contestar representações oficiais sobre o Brasil desde o período do regime civil-militar até o final dos anos 1980.This work aims to understand the relationship between the content of the lyrics of the songs of the album Brasil, of the musical group Ratos de Porão, released in 1989, with the social and political situation of the country at the time of its production. This is an exploratory and descriptive analysis based on a qualitative approach. From 05 (five) letters selected among the 18 (eighteen) songs that make up the album, a content analysis was carried out to understand how the representations about Brazil contained in the songs are built. To this end, the following categories were created to analyze the songs: the historical, political, social, and cultural scenario or context of the time; the plot or theme, the characters of the songs, and memories and visions about Brazil. The theoretical basis of the research was supported by the basic concepts: memory, social representations, musical narrative, and media, using authors such as Serge Moscovici, Maurice Halbwachs, Michael Pollak, Cândida Vilares Gancho, among others. The research adopted a bibliographic and documental search in a digital database, relying on journal articles, theses, dissertations on the subject, in addition to journalistic publications and the album itself. It was concluded that the lyrics of the songs help in the construction of representations about the country in the memories of Brazilian citizens, in addition to contesting official representations about Brazil from the period of the civil military regime until the end of the 1980s.application/pdfporNarrativa musicalRepresentação socialMemorySocial representationsMusical narrativeMediaO Brasil dos Ratos de Porão: um documento punk de memóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Museologia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142980.pdf.txt001142980.pdf.txtExtracted Texttext/plain179061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240585/2/001142980.pdf.txt236f74493b69509920a195cf612db101MD52ORIGINAL001142980.pdfTexto completoapplication/pdf1046442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240585/1/001142980.pdfb2181a9253a13efe983e90820c03bab4MD5110183/2405852022-06-22 05:03:53.549186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-22T08:03:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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