Um sítio para a pintura : a natureza como meio para aproximações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216600 |
Resumo: | Um sítio para a pintura: a natureza como meio para aproximações trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso que propõe desenvolver uma investigação no campo da pintura. A representação da natureza apresentou-se como motivo ideal na medida em que parto das minhas vivências e observações de meu entorno quando passo a morar no sítio de minha avó. A idéia de aproximações diz respeito às recordações, aos afetos, aos espaços da infância, mas plasticamente, diz respeito ao modo que registro fotograficamente a paisagem, a natureza ao meu redor. Diz respeito à aproximação que estabeleço entre as linguagens da pintura, da fotografia e do desenho. Para esta pesquisa trago importantes referenciais artísticos como Teresa Poester, com seus escritos e suas obras que contemplam a relação da artista com as paisagens que vivenciou no Brasil e na França. Com essas memórias, ela produz seus grandes desenhos e traz suas reflexões, que são pertinentes à minha pesquisa. As pinturas de paisagem de Thiana Sehn e os modos como empregava a imprimatura em vermelho também foram importantes como referencial artístico. O artista Sasha Gregor também foi uma influência significativa em relação ao trabalho com as cores e texturas que ele produz em sua obra por meio da fotografia. Foi necessário encontrar autores que discutem sobre as relações entre pintura e fotografia como Aaron Scharf e sobre o ato fotográfico com Philippe Dubois. Estes foram de grande auxílio para compreender o papel da fotografia no meu processo de trabalho. A obra ‘ El paisaje’ , de Javier Maderuelo, é uma material importante para eu pensar sobre as diferenças entre a pintura de paisagem e a pintura do meu entorno, diferenciando assim aspectos relativos à distância e à proximidade. Essa pesquisa reúne uma série de pinturas à óleo, acrílico e pastel seco sobre tela acompanhada da análise e reflexão teórica a partir das questões e dúvidas suscitadas por essa mesma prática. |
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Maccari, MoniqueCorona, Marilice Villeroy2020-12-17T04:09:43Z2020http://hdl.handle.net/10183/216600001120628Um sítio para a pintura: a natureza como meio para aproximações trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso que propõe desenvolver uma investigação no campo da pintura. A representação da natureza apresentou-se como motivo ideal na medida em que parto das minhas vivências e observações de meu entorno quando passo a morar no sítio de minha avó. A idéia de aproximações diz respeito às recordações, aos afetos, aos espaços da infância, mas plasticamente, diz respeito ao modo que registro fotograficamente a paisagem, a natureza ao meu redor. Diz respeito à aproximação que estabeleço entre as linguagens da pintura, da fotografia e do desenho. Para esta pesquisa trago importantes referenciais artísticos como Teresa Poester, com seus escritos e suas obras que contemplam a relação da artista com as paisagens que vivenciou no Brasil e na França. Com essas memórias, ela produz seus grandes desenhos e traz suas reflexões, que são pertinentes à minha pesquisa. As pinturas de paisagem de Thiana Sehn e os modos como empregava a imprimatura em vermelho também foram importantes como referencial artístico. O artista Sasha Gregor também foi uma influência significativa em relação ao trabalho com as cores e texturas que ele produz em sua obra por meio da fotografia. Foi necessário encontrar autores que discutem sobre as relações entre pintura e fotografia como Aaron Scharf e sobre o ato fotográfico com Philippe Dubois. Estes foram de grande auxílio para compreender o papel da fotografia no meu processo de trabalho. A obra ‘ El paisaje’ , de Javier Maderuelo, é uma material importante para eu pensar sobre as diferenças entre a pintura de paisagem e a pintura do meu entorno, diferenciando assim aspectos relativos à distância e à proximidade. Essa pesquisa reúne uma série de pinturas à óleo, acrílico e pastel seco sobre tela acompanhada da análise e reflexão teórica a partir das questões e dúvidas suscitadas por essa mesma prática.A branch for painting: nature as a way for nearness is a Bachelor’s Thesis which intends to develop an investigation on the painting field. The representation of nature presented itself as the ideal motif as I started from personal experiences and the observation of the surroundings when I moved to my grandmother’s ranch. The idea of nearness refers to the memories, the affections, the spaces of my childhood, but plastically, it refers to the way I photographically register the landscape, the nature surrounding me. It refers to the relation I establish between the three languages: painting, photography and drawing. To this research, I bring important artistic references such as Teresa Poester, who, through her writing and art work has contemplated her relation with the landscape in Brazil and in France. Through her memories, she produced great drawings and reflections that are relevant to my research. The landscape paintings by Thiana Sehn e the way she employed imprimatura in red were also important to me as an artistic referencial. The artist Sasha Gregor was also a meaningful influence when working with colors and texture due to his art work through photography. It was necessary to find authors that argue about the relations between painting and photography such as Aaron Scharf and the photography act of Philippe Dubois. These were of great support to understand the role of photography in the development of or in my work process. The work ‘El paisaje’ by Javier Maderuelo is an important source that motivated reflection and questioning over the difference between painting a landscape and painting my surroundings, differentiating in this way aspects related to distance or to proximity. This research collects a series of paintings in oil, acrylic and pastel dye sticks on canvas combined to the theoretical analysis and reflection over the questions and doubts raised by this practice. In the end, the poetic investigation of the language of painting and photography reveals the vast possibilities, allowing the extension of this research project.application/pdfporCor : ArteDesenhoFotografiaNaturezaPinturaColorDrawingDetailPhotographyNaturePaintingUm sítio para a pintura : a natureza como meio para aproximaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2020Artes Visuais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120628.pdf.txt001120628.pdf.txtExtracted Texttext/plain131809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216600/2/001120628.pdf.txt35822ede1daf692ebf563abb0e3b50d3MD52ORIGINAL001120628.pdfTexto completoapplication/pdf51929968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216600/1/001120628.pdf3c194002d42f155176bb37fe18cca82dMD5110183/2166002020-12-18 05:13:18.362746oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216600Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-18T07:13:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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