Os monumentos invisíveis : a sub-representação negra na estatuária porto-alegrense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234994 |
Resumo: | Este projeto em Poéticas Visuais trabalha a relação entre monumento público, negritude, a cidade e aqueles que a habitam. Partindo da identificação da sub-representação negra na estatuária pública de Porto Alegre e com o objetivo de mostrar que a população negra também habitou e habita a cidade, o projeto propõe a ocupação artística de quatro territórios, todos com um histórico de ocupação negra: Redenção (Parque Farroupilha), Igreja das Dores, Ilhota e Areal da Baronesa. Tendo como alicerce as histórias locais e signos da diáspora africana, foram elaborados quatro monumentos digitais, utilizando ZBRUSH e BLENDER. Ao fim, cada um deles foi inserido em seu território através do uso de realidade aumentada pelo programa UNITY. |
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Silva, Breno Luiz Brasil Dias daPolidoro, Marina Bortoluz2022-02-10T04:36:35Z2021http://hdl.handle.net/10183/234994001137011Este projeto em Poéticas Visuais trabalha a relação entre monumento público, negritude, a cidade e aqueles que a habitam. Partindo da identificação da sub-representação negra na estatuária pública de Porto Alegre e com o objetivo de mostrar que a população negra também habitou e habita a cidade, o projeto propõe a ocupação artística de quatro territórios, todos com um histórico de ocupação negra: Redenção (Parque Farroupilha), Igreja das Dores, Ilhota e Areal da Baronesa. Tendo como alicerce as histórias locais e signos da diáspora africana, foram elaborados quatro monumentos digitais, utilizando ZBRUSH e BLENDER. Ao fim, cada um deles foi inserido em seu território através do uso de realidade aumentada pelo programa UNITY.This work in Visual Poetics develops the relationships between public monuments, black culture, the city, and those who inhabit it. Beginning with the identification of the black population subrepresentation in the public statuary of Porto Alegre and to show that the black population has inhabited the city in the past and still does in the present, this project proposes the artistic occupation of 4 territories, which have a tie with the black community history in the city: Redenção (Parque Farroupilha, Igreja das Dores, Ilhota e Areal da Baronesa. Through local stories and Afro-Brazilian diaspora culture references, 4 digital monuments were made using ZBRUSH and BLENDER 3D softwares. After that, each one of them had been put in the territories through augmented reality using the UNITY engine.application/pdfporPoéticas visuaisMonumentosTerritórios negrosRealidade aumentadaPorto Alegre (RS)3D modellingMonumentsBlack communitiesAugmented realityOs monumentos invisíveis : a sub-representação negra na estatuária porto-alegrenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Artes Visuais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137011.pdf.txt001137011.pdf.txtExtracted Texttext/plain70670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234994/2/001137011.pdf.txt5da5d9379c13df47ef99d5b62cbdead8MD52ORIGINAL001137011.pdfTexto completoapplication/pdf63565454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234994/1/001137011.pdfcb610fe2b8df90a77971f7bfd896a6c4MD5110183/2349942023-05-05 03:22:06.914777oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234994Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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