Cálculo de área e perímetro de figuras planas por meio do software GeoGebra com transformações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vendrusculo, Leandro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134483
Resumo: Este artigo traz uma proposta de atividades que buscam construir o conceito de área e perímetro de figuras planas no nível do ensino fundamental, com alunos do 7º ano, recorrendo a um ambiente de geometria dinâmica - GeoGebra. O software em apreço foi empregado no estudo de algumas situações-problema envolvendo o cálculo de área e perímetro das figuras planas. O objetivo do trabalho foi de incorporar a Tecnologia Digital ao ensino da disciplina de Matemática, uma vez que, o trabalho simultâneo entre livros didáticos, recursos informáticos e atividades exploratórias, permite que os alunos sanem suas dúvidas e possam ter clareza sobre os conceitos de perímetro e área aplicados na disciplina. Para tanto aplicamos as atividades e um questionário que indagou sobre a compreensão dos alunos, em relação às aulas práticas realizadas. A vantagem de usar o GeoGebra é que através dele, uma figura geométrica plana pode ser transformada em outra, tornando possível analisar as relações entre elas e possibilitar que o aluno analise de formas diversas as suas construções.
id UFRGS-2_fe58f2f6ea9b9d6ca62a082de4eaa1bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134483
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vendrusculo, LeandroRosa, Maurício2016-03-30T02:08:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/134483000985902Este artigo traz uma proposta de atividades que buscam construir o conceito de área e perímetro de figuras planas no nível do ensino fundamental, com alunos do 7º ano, recorrendo a um ambiente de geometria dinâmica - GeoGebra. O software em apreço foi empregado no estudo de algumas situações-problema envolvendo o cálculo de área e perímetro das figuras planas. O objetivo do trabalho foi de incorporar a Tecnologia Digital ao ensino da disciplina de Matemática, uma vez que, o trabalho simultâneo entre livros didáticos, recursos informáticos e atividades exploratórias, permite que os alunos sanem suas dúvidas e possam ter clareza sobre os conceitos de perímetro e área aplicados na disciplina. Para tanto aplicamos as atividades e um questionário que indagou sobre a compreensão dos alunos, em relação às aulas práticas realizadas. A vantagem de usar o GeoGebra é que através dele, uma figura geométrica plana pode ser transformada em outra, tornando possível analisar as relações entre elas e possibilitar que o aluno analise de formas diversas as suas construções.application/pdfporEnsino de matemáticaCálculo de área e perímetro de figuras planas por meio do software GeoGebra com transformaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985902.pdf000985902.pdfTexto completoapplication/pdf1177919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134483/1/000985902.pdfd9552ede1cb033a233007f09953cd8c4MD51TEXT000985902.pdf.txt000985902.pdf.txtExtracted Texttext/plain34048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134483/2/000985902.pdf.txtba42bd619d905fb27fd318204103e394MD52THUMBNAIL000985902.pdf.jpg000985902.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134483/3/000985902.pdf.jpg8d2e3537ccae59c4719605afce98112cMD5310183/1344832022-02-22 05:09:06.99119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134483Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:09:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cálculo de área e perímetro de figuras planas por meio do software GeoGebra com transformações
title Cálculo de área e perímetro de figuras planas por meio do software GeoGebra com transformações
spellingShingle Cálculo de área e perímetro de figuras planas por meio do software GeoGebra com transformações
Vendrusculo, Leandro
Ensino de matemática
title_short Cálculo de área e perímetro de figuras planas por meio do software GeoGebra com transformações
title_full Cálculo de área e perímetro de figuras planas por meio do software GeoGebra com transformações
title_fullStr Cálculo de área e perímetro de figuras planas por meio do software GeoGebra com transformações
title_full_unstemmed Cálculo de área e perímetro de figuras planas por meio do software GeoGebra com transformações
title_sort Cálculo de área e perímetro de figuras planas por meio do software GeoGebra com transformações
author Vendrusculo, Leandro
author_facet Vendrusculo, Leandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vendrusculo, Leandro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Maurício
contributor_str_mv Rosa, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
topic Ensino de matemática
description Este artigo traz uma proposta de atividades que buscam construir o conceito de área e perímetro de figuras planas no nível do ensino fundamental, com alunos do 7º ano, recorrendo a um ambiente de geometria dinâmica - GeoGebra. O software em apreço foi empregado no estudo de algumas situações-problema envolvendo o cálculo de área e perímetro das figuras planas. O objetivo do trabalho foi de incorporar a Tecnologia Digital ao ensino da disciplina de Matemática, uma vez que, o trabalho simultâneo entre livros didáticos, recursos informáticos e atividades exploratórias, permite que os alunos sanem suas dúvidas e possam ter clareza sobre os conceitos de perímetro e área aplicados na disciplina. Para tanto aplicamos as atividades e um questionário que indagou sobre a compreensão dos alunos, em relação às aulas práticas realizadas. A vantagem de usar o GeoGebra é que através dele, uma figura geométrica plana pode ser transformada em outra, tornando possível analisar as relações entre elas e possibilitar que o aluno analise de formas diversas as suas construções.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134483
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985902
url http://hdl.handle.net/10183/134483
identifier_str_mv 000985902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134483/1/000985902.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134483/2/000985902.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134483/3/000985902.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d9552ede1cb033a233007f09953cd8c4
ba42bd619d905fb27fd318204103e394
8d2e3537ccae59c4719605afce98112c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502761226240