Estimativas das distâncias para disposição de resíduos sólidos urbanos no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Laryssa Alvarenga de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nascimento, Victor Fernandez, Guasselli, Laurindo Antônio, Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237361
Resumo: Os resíduos sólidos urbanos (RSU) representam uma das grandes preocupações ambientais, sociais e econômicas contemporâneas. No Brasil, 78,3 milhões de toneladas de RSU foram gerados no ano de 2016. Apenas no estado de São Paulo, neste mesmo ano, foram gerados cerca de 14,6 milhões de toneladas, cerca de19% do que foi gerado no país. No gerenciamento dos RSU a coleta e o transporte são as etapas que mais impactam o orçamento financeiro, em média são gastos de 40 a 70%dos recursos nessas etapas. Além disso, o transporte dos RSU também impacta o meio ambiente através das emissões de gases de efeito estufa provenientes dos caminhões. O objetivo deste trabalho foi estimar e analisar espacialmente utilizando Sistemas de Informação Geográficas (SIG) as distâncias percorridas pelos caminhões de coleta de RSU desde os centros urbanos até os locais de disposição final dos RSU em escala regional para os municípios do estado de São Paulo. Os resultados demonstraram que para transportar os RSU dos municípios paulistas, durante o ano de 2016, foram percorridos aproximadamente 91 milhões de quilômetros. Este valor é suficiente para dar mais de 2.293 voltas no planeta Terra, e consequentemente contribui para os altos custos ambientais e econômicos desta etapa do gerenciamento dos RSU.
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spelling Morais, Laryssa Alvarenga deNascimento, Victor FernandezGuasselli, Laurindo AntônioOmetto, Jean Pierre Henry Balbaud2022-04-17T04:39:16Z20191808-0936http://hdl.handle.net/10183/237361001109264Os resíduos sólidos urbanos (RSU) representam uma das grandes preocupações ambientais, sociais e econômicas contemporâneas. No Brasil, 78,3 milhões de toneladas de RSU foram gerados no ano de 2016. Apenas no estado de São Paulo, neste mesmo ano, foram gerados cerca de 14,6 milhões de toneladas, cerca de19% do que foi gerado no país. No gerenciamento dos RSU a coleta e o transporte são as etapas que mais impactam o orçamento financeiro, em média são gastos de 40 a 70%dos recursos nessas etapas. Além disso, o transporte dos RSU também impacta o meio ambiente através das emissões de gases de efeito estufa provenientes dos caminhões. O objetivo deste trabalho foi estimar e analisar espacialmente utilizando Sistemas de Informação Geográficas (SIG) as distâncias percorridas pelos caminhões de coleta de RSU desde os centros urbanos até os locais de disposição final dos RSU em escala regional para os municípios do estado de São Paulo. Os resultados demonstraram que para transportar os RSU dos municípios paulistas, durante o ano de 2016, foram percorridos aproximadamente 91 milhões de quilômetros. Este valor é suficiente para dar mais de 2.293 voltas no planeta Terra, e consequentemente contribui para os altos custos ambientais e econômicos desta etapa do gerenciamento dos RSU.Municipal solid waste (MSW) is one of the major environmental, social and economic concerns. In Brazil, 78.3 MSW million tons were generated in the year 2016. In the São Paulo state, about 14.6 million tons were generated, around 19% of what was generated in the whole country. In the MSW management, collection and transport are the stages that most affect the financial budget, on average 40 to 70% of the economic resources are spent in these phases. In addition, this also influences the environment through greenhouse gas emissions caused by MSW trucks. This study objective was to estimate and spatially analyze using Geographic Information Systems (GIS) the distances traveled by MSW collection trucks from urban centers to final MSW disposal sites on a regional scale for all municipalities in the state of São Paulo during the year of 2016. The results showed that to transport MSW inthe São Paulo state the trucks had traveled approximately 91 million kilometers. This distance is sufficient to give more than 2,293 laps on planet Earth and consequently contributes to the high environmental and economic costs of this MSW management stage.application/pdfporRevista brasileira de cartografia, Rio de Janeiro. Vol. 71, n. 4 (2019), p. 960-982Sistemas de Informação Geográfica (SIG)Residuos solidos urbanos : Coleta : Sistemas de informacao geograficaGerenciamento de riscosWasteGeographic Information SystemRouteEstimativas das distâncias para disposição de resíduos sólidos urbanos no estado de São PauloDistance estimations for municipal solid waste disposal in the São Paulo state info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109264.pdf.txt001109264.pdf.txtExtracted Texttext/plain39601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237361/2/001109264.pdf.txtea4a3a97400975de6aa85227f5f038f0MD52ORIGINAL001109264.pdfTexto completoapplication/pdf4679720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237361/1/001109264.pdf347d3b5b61b65cfed73429ef74540cd3MD5110183/2373612022-10-27 04:50:03.041388oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237361Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-27T07:50:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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