Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparini, Nathália Luísa Giraud
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78954
Resumo: O presente trabalho apresenta uma prática docente curricular realizada no Curso de Leitura e Escrita na Universidade para Estudantes Indígenas (LEUI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aqui é narrado o projeto pedagógico desenvolvido através de atividades de leitura e escrita, que culminou na realização de uma produção final proposta pelos alunos: a realização de uma saída de campo a uma aldeia para pesquisar conhecimentos tradicionais indígenas e relacioná-los ao conhecimento acadêmico. Para tanto, é contextualizada a presença indígena na UFRGS e o desenvolvimento do Curso, a fim de situá-lo como ação de permanência no contexto das Ações Afirmativas e como um espaço de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de letramento acadêmico, cuja proposição pedagógica tem como orientação a educação linguística. A partir da descrição da prática realizada, são tecidas reflexões sobre como as atividades se articularam privilegiando as práticas sociais por meio da língua em uso. O foco da discussão é o modo como os conceitos de educação linguística, agência de letramento e educação indígena dialogaram durante a realização do projeto. Com base nessa reflexão, busca-se esclarecer como essa articulação de conceitos foi importante para a prática e é importante para a concretização do Curso LEUI como espaço de permanência aos estudantes indígenas na Universidade.
id UFRGS-2_feb3064d63e46eb3f088df07de9e2f2d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78954
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gasparini, Nathália Luísa GiraudSarmento, Simone2013-10-11T01:49:50Z2013http://hdl.handle.net/10183/78954000900611O presente trabalho apresenta uma prática docente curricular realizada no Curso de Leitura e Escrita na Universidade para Estudantes Indígenas (LEUI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aqui é narrado o projeto pedagógico desenvolvido através de atividades de leitura e escrita, que culminou na realização de uma produção final proposta pelos alunos: a realização de uma saída de campo a uma aldeia para pesquisar conhecimentos tradicionais indígenas e relacioná-los ao conhecimento acadêmico. Para tanto, é contextualizada a presença indígena na UFRGS e o desenvolvimento do Curso, a fim de situá-lo como ação de permanência no contexto das Ações Afirmativas e como um espaço de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de letramento acadêmico, cuja proposição pedagógica tem como orientação a educação linguística. A partir da descrição da prática realizada, são tecidas reflexões sobre como as atividades se articularam privilegiando as práticas sociais por meio da língua em uso. O foco da discussão é o modo como os conceitos de educação linguística, agência de letramento e educação indígena dialogaram durante a realização do projeto. Com base nessa reflexão, busca-se esclarecer como essa articulação de conceitos foi importante para a prática e é importante para a concretização do Curso LEUI como espaço de permanência aos estudantes indígenas na Universidade.The present monograph presents a teaching practice carried out in Curso de Leitura e Escrita na Universidade para Estudantes Indígenas (LEUI) at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The pedagogic project is narrated with the description of the writing and reading tasks proposed by the teachers. The result of the project was the proposition of a final production: conducting field research intending to investigate the indigenous traditional knowledge and relating it with the academic knowledge. In order to build this narrative, the indigenous presence in the University is contextualized, as well as the development of the LEUI Course, aiming to situate it in the setting of Affirmative Action as a policy of permanence and as a teaching and learning context of development of academic literacy, whose pedagogic proposition is oriented by the linguistic education view. Based on the description of the pedagogic practice, reflections on how the tasks were articulated focusing on the social practices using language are drawn. The purpose of the discussion is to understand how the concepts of linguistic education, literacy agency and indigenous education converge in some point during the project. The objective of this analysis is to expose how the articulation among concepts was important to the teaching practice and to make the LEUI Course achieve the status of an actual environment of permanence to the indigenous students at University.application/pdfporEducação indígenaLetramentoEstudantes indígenasEducação lingüísticaLinguistic educationLiteracy agencyIndigenous educationExperiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900611.pdf000900611.pdfTexto completoapplication/pdf391409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78954/1/000900611.pdf3352432032083d71078b8cfa0157c0fdMD51TEXT000900611.pdf.txt000900611.pdf.txtExtracted Texttext/plain123054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78954/2/000900611.pdf.txtfd449ce8cf09365406190f98e0cc14f1MD52THUMBNAIL000900611.pdf.jpg000900611.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78954/3/000900611.pdf.jpg18ca99d3ff63a2952af427f399eaa8c6MD5310183/789542023-01-14 06:11:51.390639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-14T08:11:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena
title Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena
spellingShingle Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena
Gasparini, Nathália Luísa Giraud
Educação indígena
Letramento
Estudantes indígenas
Educação lingüística
Linguistic education
Literacy agency
Indigenous education
title_short Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena
title_full Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena
title_fullStr Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena
title_full_unstemmed Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena
title_sort Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena
author Gasparini, Nathália Luísa Giraud
author_facet Gasparini, Nathália Luísa Giraud
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparini, Nathália Luísa Giraud
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena
Letramento
Estudantes indígenas
Educação lingüística
topic Educação indígena
Letramento
Estudantes indígenas
Educação lingüística
Linguistic education
Literacy agency
Indigenous education
dc.subject.eng.fl_str_mv Linguistic education
Literacy agency
Indigenous education
description O presente trabalho apresenta uma prática docente curricular realizada no Curso de Leitura e Escrita na Universidade para Estudantes Indígenas (LEUI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aqui é narrado o projeto pedagógico desenvolvido através de atividades de leitura e escrita, que culminou na realização de uma produção final proposta pelos alunos: a realização de uma saída de campo a uma aldeia para pesquisar conhecimentos tradicionais indígenas e relacioná-los ao conhecimento acadêmico. Para tanto, é contextualizada a presença indígena na UFRGS e o desenvolvimento do Curso, a fim de situá-lo como ação de permanência no contexto das Ações Afirmativas e como um espaço de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de letramento acadêmico, cuja proposição pedagógica tem como orientação a educação linguística. A partir da descrição da prática realizada, são tecidas reflexões sobre como as atividades se articularam privilegiando as práticas sociais por meio da língua em uso. O foco da discussão é o modo como os conceitos de educação linguística, agência de letramento e educação indígena dialogaram durante a realização do projeto. Com base nessa reflexão, busca-se esclarecer como essa articulação de conceitos foi importante para a prática e é importante para a concretização do Curso LEUI como espaço de permanência aos estudantes indígenas na Universidade.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-11T01:49:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78954
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000900611
url http://hdl.handle.net/10183/78954
identifier_str_mv 000900611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78954/1/000900611.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78954/2/000900611.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78954/3/000900611.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3352432032083d71078b8cfa0157c0fd
fd449ce8cf09365406190f98e0cc14f1
18ca99d3ff63a2952af427f399eaa8c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447115215667200