Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78954 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma prática docente curricular realizada no Curso de Leitura e Escrita na Universidade para Estudantes Indígenas (LEUI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aqui é narrado o projeto pedagógico desenvolvido através de atividades de leitura e escrita, que culminou na realização de uma produção final proposta pelos alunos: a realização de uma saída de campo a uma aldeia para pesquisar conhecimentos tradicionais indígenas e relacioná-los ao conhecimento acadêmico. Para tanto, é contextualizada a presença indígena na UFRGS e o desenvolvimento do Curso, a fim de situá-lo como ação de permanência no contexto das Ações Afirmativas e como um espaço de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de letramento acadêmico, cuja proposição pedagógica tem como orientação a educação linguística. A partir da descrição da prática realizada, são tecidas reflexões sobre como as atividades se articularam privilegiando as práticas sociais por meio da língua em uso. O foco da discussão é o modo como os conceitos de educação linguística, agência de letramento e educação indígena dialogaram durante a realização do projeto. Com base nessa reflexão, busca-se esclarecer como essa articulação de conceitos foi importante para a prática e é importante para a concretização do Curso LEUI como espaço de permanência aos estudantes indígenas na Universidade. |
id |
UFRGS-2_feb3064d63e46eb3f088df07de9e2f2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78954 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gasparini, Nathália Luísa GiraudSarmento, Simone2013-10-11T01:49:50Z2013http://hdl.handle.net/10183/78954000900611O presente trabalho apresenta uma prática docente curricular realizada no Curso de Leitura e Escrita na Universidade para Estudantes Indígenas (LEUI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aqui é narrado o projeto pedagógico desenvolvido através de atividades de leitura e escrita, que culminou na realização de uma produção final proposta pelos alunos: a realização de uma saída de campo a uma aldeia para pesquisar conhecimentos tradicionais indígenas e relacioná-los ao conhecimento acadêmico. Para tanto, é contextualizada a presença indígena na UFRGS e o desenvolvimento do Curso, a fim de situá-lo como ação de permanência no contexto das Ações Afirmativas e como um espaço de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de letramento acadêmico, cuja proposição pedagógica tem como orientação a educação linguística. A partir da descrição da prática realizada, são tecidas reflexões sobre como as atividades se articularam privilegiando as práticas sociais por meio da língua em uso. O foco da discussão é o modo como os conceitos de educação linguística, agência de letramento e educação indígena dialogaram durante a realização do projeto. Com base nessa reflexão, busca-se esclarecer como essa articulação de conceitos foi importante para a prática e é importante para a concretização do Curso LEUI como espaço de permanência aos estudantes indígenas na Universidade.The present monograph presents a teaching practice carried out in Curso de Leitura e Escrita na Universidade para Estudantes Indígenas (LEUI) at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The pedagogic project is narrated with the description of the writing and reading tasks proposed by the teachers. The result of the project was the proposition of a final production: conducting field research intending to investigate the indigenous traditional knowledge and relating it with the academic knowledge. In order to build this narrative, the indigenous presence in the University is contextualized, as well as the development of the LEUI Course, aiming to situate it in the setting of Affirmative Action as a policy of permanence and as a teaching and learning context of development of academic literacy, whose pedagogic proposition is oriented by the linguistic education view. Based on the description of the pedagogic practice, reflections on how the tasks were articulated focusing on the social practices using language are drawn. The purpose of the discussion is to understand how the concepts of linguistic education, literacy agency and indigenous education converge in some point during the project. The objective of this analysis is to expose how the articulation among concepts was important to the teaching practice and to make the LEUI Course achieve the status of an actual environment of permanence to the indigenous students at University.application/pdfporEducação indígenaLetramentoEstudantes indígenasEducação lingüísticaLinguistic educationLiteracy agencyIndigenous educationExperiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900611.pdf000900611.pdfTexto completoapplication/pdf391409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78954/1/000900611.pdf3352432032083d71078b8cfa0157c0fdMD51TEXT000900611.pdf.txt000900611.pdf.txtExtracted Texttext/plain123054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78954/2/000900611.pdf.txtfd449ce8cf09365406190f98e0cc14f1MD52THUMBNAIL000900611.pdf.jpg000900611.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78954/3/000900611.pdf.jpg18ca99d3ff63a2952af427f399eaa8c6MD5310183/789542023-01-14 06:11:51.390639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-14T08:11:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena |
title |
Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena |
spellingShingle |
Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena Gasparini, Nathália Luísa Giraud Educação indígena Letramento Estudantes indígenas Educação lingüística Linguistic education Literacy agency Indigenous education |
title_short |
Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena |
title_full |
Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena |
title_fullStr |
Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena |
title_full_unstemmed |
Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena |
title_sort |
Experiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígena |
author |
Gasparini, Nathália Luísa Giraud |
author_facet |
Gasparini, Nathália Luísa Giraud |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasparini, Nathália Luísa Giraud |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sarmento, Simone |
contributor_str_mv |
Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação indígena Letramento Estudantes indígenas Educação lingüística |
topic |
Educação indígena Letramento Estudantes indígenas Educação lingüística Linguistic education Literacy agency Indigenous education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Linguistic education Literacy agency Indigenous education |
description |
O presente trabalho apresenta uma prática docente curricular realizada no Curso de Leitura e Escrita na Universidade para Estudantes Indígenas (LEUI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aqui é narrado o projeto pedagógico desenvolvido através de atividades de leitura e escrita, que culminou na realização de uma produção final proposta pelos alunos: a realização de uma saída de campo a uma aldeia para pesquisar conhecimentos tradicionais indígenas e relacioná-los ao conhecimento acadêmico. Para tanto, é contextualizada a presença indígena na UFRGS e o desenvolvimento do Curso, a fim de situá-lo como ação de permanência no contexto das Ações Afirmativas e como um espaço de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de letramento acadêmico, cuja proposição pedagógica tem como orientação a educação linguística. A partir da descrição da prática realizada, são tecidas reflexões sobre como as atividades se articularam privilegiando as práticas sociais por meio da língua em uso. O foco da discussão é o modo como os conceitos de educação linguística, agência de letramento e educação indígena dialogaram durante a realização do projeto. Com base nessa reflexão, busca-se esclarecer como essa articulação de conceitos foi importante para a prática e é importante para a concretização do Curso LEUI como espaço de permanência aos estudantes indígenas na Universidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-11T01:49:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/78954 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000900611 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/78954 |
identifier_str_mv |
000900611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78954/1/000900611.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78954/2/000900611.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78954/3/000900611.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3352432032083d71078b8cfa0157c0fd fd449ce8cf09365406190f98e0cc14f1 18ca99d3ff63a2952af427f399eaa8c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447115215667200 |