Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brei, Vinícius Andrade
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Rossi, Carlos Alberto Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194043
Resumo: O presente trabalho desenvolve e testa um modelo teórico baseado em hipóteses que analisam a relação entre a confiança, o valor percebido e a lealdade de usuários de Internet Banking em situações de trocas relacionais de serviço no Brasil. Uma pesquisa em todo o País com 611 usuários de Internet Banking de um grande banco de varejo e as análises através da técnica de Modelagem em Equações Estruturais validam, de forma geral, o modelo testado. As relações testadas no modelo levam à conclusão de que a confiança tem forte impacto no valor percebido pelos clientes que, por sua vez, também têm forte impacto na lealdade desses clientes à empresa. Valor foi identificado como uma variável mediadora parcial da relação entre confiança e lealdade. São apresentadas, ainda, conclusões acerca da atuação das empresas e sugestões para pesquisas futuras.
id UFRGS-2_fed136a1f5b1a7e9015888ef120ba32b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194043
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brei, Vinícius AndradeRossi, Carlos Alberto Vargas2019-05-09T02:37:31Z20051415-6555http://hdl.handle.net/10183/194043000557455O presente trabalho desenvolve e testa um modelo teórico baseado em hipóteses que analisam a relação entre a confiança, o valor percebido e a lealdade de usuários de Internet Banking em situações de trocas relacionais de serviço no Brasil. Uma pesquisa em todo o País com 611 usuários de Internet Banking de um grande banco de varejo e as análises através da técnica de Modelagem em Equações Estruturais validam, de forma geral, o modelo testado. As relações testadas no modelo levam à conclusão de que a confiança tem forte impacto no valor percebido pelos clientes que, por sua vez, também têm forte impacto na lealdade desses clientes à empresa. Valor foi identificado como uma variável mediadora parcial da relação entre confiança e lealdade. São apresentadas, ainda, conclusões acerca da atuação das empresas e sugestões para pesquisas futuras.This paper is aimed on the development and test of a theoretical model based on hypotheses that analyze end-customers’ trust, perceived value and loyalty on Internet Banking services relational exchanges in Brazil. Tested model is validated using structural equation modeling based on survey results with 611 Internet Banking end-customers of a major brazilian retail bank. Tested hypotheses show that trust has a strong impact on customers’ perceived value which also has a strong impact on customers’ loyalty. Perceived value was identified as a partial mediator variable on the trustloyalty relationship. Managerial and future research suggestions are also presented.application/pdfporRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 9, n. 2 (abr./jun. 2005), p. 145-168Comportamento do consumidorConfiançaServiços bancáriosLealdadeValorConsumer behaviorServicesLoyaltyValueTrustConfiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000557455.pdf.txt000557455.pdf.txtExtracted Texttext/plain54503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194043/2/000557455.pdf.txt3214ae302ca6bcf30c1e22a58b3ae9b6MD52ORIGINAL000557455.pdfTexto completoapplication/pdf268689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194043/1/000557455.pdf2b1b06c891b1066a30f516b2fae3fa00MD5110183/1940432019-05-10 02:37:08.537741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-10T05:37:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil
title Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil
spellingShingle Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil
Brei, Vinícius Andrade
Comportamento do consumidor
Confiança
Serviços bancários
Lealdade
Valor
Consumer behavior
Services
Loyalty
Value
Trust
title_short Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil
title_full Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil
title_fullStr Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil
title_full_unstemmed Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil
title_sort Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil
author Brei, Vinícius Andrade
author_facet Brei, Vinícius Andrade
Rossi, Carlos Alberto Vargas
author_role author
author2 Rossi, Carlos Alberto Vargas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brei, Vinícius Andrade
Rossi, Carlos Alberto Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Confiança
Serviços bancários
Lealdade
Valor
topic Comportamento do consumidor
Confiança
Serviços bancários
Lealdade
Valor
Consumer behavior
Services
Loyalty
Value
Trust
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Services
Loyalty
Value
Trust
description O presente trabalho desenvolve e testa um modelo teórico baseado em hipóteses que analisam a relação entre a confiança, o valor percebido e a lealdade de usuários de Internet Banking em situações de trocas relacionais de serviço no Brasil. Uma pesquisa em todo o País com 611 usuários de Internet Banking de um grande banco de varejo e as análises através da técnica de Modelagem em Equações Estruturais validam, de forma geral, o modelo testado. As relações testadas no modelo levam à conclusão de que a confiança tem forte impacto no valor percebido pelos clientes que, por sua vez, também têm forte impacto na lealdade desses clientes à empresa. Valor foi identificado como uma variável mediadora parcial da relação entre confiança e lealdade. São apresentadas, ainda, conclusões acerca da atuação das empresas e sugestões para pesquisas futuras.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-09T02:37:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194043
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-6555
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000557455
identifier_str_mv 1415-6555
000557455
url http://hdl.handle.net/10183/194043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 9, n. 2 (abr./jun. 2005), p. 145-168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194043/2/000557455.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194043/1/000557455.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3214ae302ca6bcf30c1e22a58b3ae9b6
2b1b06c891b1066a30f516b2fae3fa00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447684774887425