Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194043 |
Resumo: | O presente trabalho desenvolve e testa um modelo teórico baseado em hipóteses que analisam a relação entre a confiança, o valor percebido e a lealdade de usuários de Internet Banking em situações de trocas relacionais de serviço no Brasil. Uma pesquisa em todo o País com 611 usuários de Internet Banking de um grande banco de varejo e as análises através da técnica de Modelagem em Equações Estruturais validam, de forma geral, o modelo testado. As relações testadas no modelo levam à conclusão de que a confiança tem forte impacto no valor percebido pelos clientes que, por sua vez, também têm forte impacto na lealdade desses clientes à empresa. Valor foi identificado como uma variável mediadora parcial da relação entre confiança e lealdade. São apresentadas, ainda, conclusões acerca da atuação das empresas e sugestões para pesquisas futuras. |
id |
UFRGS-2_fed136a1f5b1a7e9015888ef120ba32b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194043 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brei, Vinícius AndradeRossi, Carlos Alberto Vargas2019-05-09T02:37:31Z20051415-6555http://hdl.handle.net/10183/194043000557455O presente trabalho desenvolve e testa um modelo teórico baseado em hipóteses que analisam a relação entre a confiança, o valor percebido e a lealdade de usuários de Internet Banking em situações de trocas relacionais de serviço no Brasil. Uma pesquisa em todo o País com 611 usuários de Internet Banking de um grande banco de varejo e as análises através da técnica de Modelagem em Equações Estruturais validam, de forma geral, o modelo testado. As relações testadas no modelo levam à conclusão de que a confiança tem forte impacto no valor percebido pelos clientes que, por sua vez, também têm forte impacto na lealdade desses clientes à empresa. Valor foi identificado como uma variável mediadora parcial da relação entre confiança e lealdade. São apresentadas, ainda, conclusões acerca da atuação das empresas e sugestões para pesquisas futuras.This paper is aimed on the development and test of a theoretical model based on hypotheses that analyze end-customers’ trust, perceived value and loyalty on Internet Banking services relational exchanges in Brazil. Tested model is validated using structural equation modeling based on survey results with 611 Internet Banking end-customers of a major brazilian retail bank. Tested hypotheses show that trust has a strong impact on customers’ perceived value which also has a strong impact on customers’ loyalty. Perceived value was identified as a partial mediator variable on the trustloyalty relationship. Managerial and future research suggestions are also presented.application/pdfporRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 9, n. 2 (abr./jun. 2005), p. 145-168Comportamento do consumidorConfiançaServiços bancáriosLealdadeValorConsumer behaviorServicesLoyaltyValueTrustConfiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000557455.pdf.txt000557455.pdf.txtExtracted Texttext/plain54503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194043/2/000557455.pdf.txt3214ae302ca6bcf30c1e22a58b3ae9b6MD52ORIGINAL000557455.pdfTexto completoapplication/pdf268689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194043/1/000557455.pdf2b1b06c891b1066a30f516b2fae3fa00MD5110183/1940432019-05-10 02:37:08.537741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-10T05:37:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil |
title |
Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil |
spellingShingle |
Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil Brei, Vinícius Andrade Comportamento do consumidor Confiança Serviços bancários Lealdade Valor Consumer behavior Services Loyalty Value Trust |
title_short |
Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil |
title_full |
Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil |
title_fullStr |
Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil |
title_full_unstemmed |
Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil |
title_sort |
Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço : um estudo com usuários de Intenet Banking no Brasil |
author |
Brei, Vinícius Andrade |
author_facet |
Brei, Vinícius Andrade Rossi, Carlos Alberto Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Rossi, Carlos Alberto Vargas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brei, Vinícius Andrade Rossi, Carlos Alberto Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Confiança Serviços bancários Lealdade Valor |
topic |
Comportamento do consumidor Confiança Serviços bancários Lealdade Valor Consumer behavior Services Loyalty Value Trust |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumer behavior Services Loyalty Value Trust |
description |
O presente trabalho desenvolve e testa um modelo teórico baseado em hipóteses que analisam a relação entre a confiança, o valor percebido e a lealdade de usuários de Internet Banking em situações de trocas relacionais de serviço no Brasil. Uma pesquisa em todo o País com 611 usuários de Internet Banking de um grande banco de varejo e as análises através da técnica de Modelagem em Equações Estruturais validam, de forma geral, o modelo testado. As relações testadas no modelo levam à conclusão de que a confiança tem forte impacto no valor percebido pelos clientes que, por sua vez, também têm forte impacto na lealdade desses clientes à empresa. Valor foi identificado como uma variável mediadora parcial da relação entre confiança e lealdade. São apresentadas, ainda, conclusões acerca da atuação das empresas e sugestões para pesquisas futuras. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-09T02:37:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194043 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-6555 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000557455 |
identifier_str_mv |
1415-6555 000557455 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 9, n. 2 (abr./jun. 2005), p. 145-168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194043/2/000557455.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194043/1/000557455.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3214ae302ca6bcf30c1e22a58b3ae9b6 2b1b06c891b1066a30f516b2fae3fa00 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447684774887425 |