Avaliação da expansão do Ambiente de Contratação Livre brasileiro para consumidores do grupo B através do modelo varejista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliano Lima Brito
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256057
Resumo: O Ambiente de Contratação Livre, mais conhecido como mercado livre de energia elétrica, foi criado com o intuito de promover redução de preços através da competição entre os fornecedores de energia. Esse mercado foi inicialmente regulamentado em 1995 com a Lei nº 9.074/95, e segue em constante atualização com o intuito de promover maior robustez e facilidade de ingresso para os consumidores que ainda não podem aderir a este modelo de mercado. Atualmente, apenas os consumidores com demanda contratada igual ou superior a 500kW podem optar pela migração ao mercado livre. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar as possibilidades de expansão do mercado livre brasileiro aos consumidores do grupo B (baixa tensão), avaliando quais seriam os possíveis ganhos financeiros e os riscos associados que estes consumidores poderiam ter com a migração do ambiente regulado para o livre. Para tal análise, avaliou-se o desempenho de uma instalação com características típicas brasileiras no formato de faturamento do Mercado Ibérico de Energia Elétrica (MIBEL), que é composto por Portugal e Espanha, países nos quais os consumidores de pequeno porte já podem optar pelo seu fornecedor de energia através do modelo varejista. Os resultados obtidos demonstram que os consumidores do grupo residencial poderiam obter uma economia média de 10% com a migração ao mercado livre de energia.
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