O bem-estar pessoal dos adolescentes através do seu tempo livre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109031 |
Resumo: | Esse estudo investiga possíveis relações entre satisfação com atividades de tempo livre e percepção do uso desse tempo (organização, quantidade, aproveitamento) e o bem-estar pessoal de 1588 adolescentes do Rio Grade do Sul entre 12 e 16 anos (M = 14,13; DP = 1,26). Foi utilizado o Personal Wellbeing Index (PWI) e dois questionários que avaliam satisfação com atividades de tempo livre e percepção sobre o seu uso. Atividades que envolvem interação social e desenvolvimento de habilidades físicas e intelectuais são preditoras de bemestar. O mesmo não ocorre com atividades relacionadas à música, internet, celular e videogames. A percepção de boa organização e aproveitamento do tempo livre também se associa ao bem-estar. Análises secundárias mostram diferenças de gênero, faixa etária e instituição onde estuda em relação às variáveis investigadas. Discutem-se as características das atividades de tempo livre promotoras de bem-estar e a importância da autonomia e do controle dos adolescentes sobre as atividades que realizam. |
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Castellá Sarriera, JorgeParadiso, Ângela CarinaCruz, Daniel Viana Abs daSoares, Dulce Helena PennaSilva, Caroline LimaFiuza, Patricia Jantsch2015-01-17T02:14:17Z20131413-294Xhttp://hdl.handle.net/10183/109031000915642Esse estudo investiga possíveis relações entre satisfação com atividades de tempo livre e percepção do uso desse tempo (organização, quantidade, aproveitamento) e o bem-estar pessoal de 1588 adolescentes do Rio Grade do Sul entre 12 e 16 anos (M = 14,13; DP = 1,26). Foi utilizado o Personal Wellbeing Index (PWI) e dois questionários que avaliam satisfação com atividades de tempo livre e percepção sobre o seu uso. Atividades que envolvem interação social e desenvolvimento de habilidades físicas e intelectuais são preditoras de bemestar. O mesmo não ocorre com atividades relacionadas à música, internet, celular e videogames. A percepção de boa organização e aproveitamento do tempo livre também se associa ao bem-estar. Análises secundárias mostram diferenças de gênero, faixa etária e instituição onde estuda em relação às variáveis investigadas. Discutem-se as características das atividades de tempo livre promotoras de bem-estar e a importância da autonomia e do controle dos adolescentes sobre as atividades que realizam.The well-being of adolescents trough their leisure time. This paper examines the relationship between satisfaction with leisure time and perception of its use (organization, quantity, utilization) with well-being in 1,588 adolescents from Rio Grande do Sul aged between 12 and 16 (M = 14.13, SD = 1.26). We employed the Personal Wellbeing Index (PWI) and two questionnaires that assess satisfaction with leisure activities and its perception of use. Activities involving social interaction and physical and intellectual development are predictors of well-being. The same does not occur with activities related to music, internet, cell phones and videogames. The perception of organization and utilization of leisure time is also associated with wellbeing. Further analysis shows differences in gender, age, and school with respect to the studied variables. We discuss the characteristics of the leisure time that promotes well-being and the importance of adolescents’ autonomy and control during the activities they perform.El bienestar de los adolescentes a través de su tiempo libre. Este estudio investiga posibles relaciones entre la satisfacción con actividades de tiempo libre y la percepción del uso de este tiempo (organización, cantidad, aprovechamiento) y el bienestar personal de 1588 adolescentes de Rio Grande do Sul de 12 a 16 años (M =14,13; DP = 1,26). Se utilizó el Personal Wellbeing Index (PWI) y dos cuestionarios que evaluaron la satisfacción con las actividades del tiempo libre y la percepción sobre su uso. Las actividades que envuelven interacción social y desarrollo de habilidades físicas e intelectuales son predictores de bienestar. Lo mismo no ocurre con actividades relacionadas con la música, internet, móvil y videojuegos. La percepción de la buena organización y el aprovechamiento del tiempo libre se relacionan también con el bienestar. Los análisis secundarios muestran diferencias de género, grupo de edad e institución donde se estudia con las variables investigadas. Se discuten las características de las actividades de tiempo libre que promueven el bienestar y la importancia de la autonomía y del control de los adolescentes sobre las actividades que realizan.application/pdfporEstudos de psicologia (Natal). Vol. 18, n.2 (abr./jun. 2013), p. 285-295.AdolescenteBem-estarTempo livreLeisure timeWell-beingAdolescentsTiempo libreBienestarAdolescentesO bem-estar pessoal dos adolescentes através do seu tempo livreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000915642.pdf000915642.pdfTexto completoapplication/pdf331043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109031/1/000915642.pdfc7c475bbc6088cf7bb7079b288a43ee0MD51TEXT000915642.pdf.txt000915642.pdf.txtExtracted Texttext/plain57384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109031/2/000915642.pdf.txta4aa41346109b0184cc99cf5b01a44b3MD52THUMBNAIL000915642.pdf.jpg000915642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109031/3/000915642.pdf.jpge1a09a65e8c17cdafb05fff7944ef93bMD5310183/1090312018-10-23 08:39:57.126oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109031Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:39:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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