Ilustração e meta-ética em Dogville

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harres, Pedro Marques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/94992
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão filosófica sobre o filme Dogville, de Lars von Trier, a partir do diálogo com a corrente contemporânea da filosofia analítica que pensa alguns filmes enquanto artefatos capazes de filosofar em seus próprios termos. A pesquisa partiu de um levantamento de outras interpretações do filme, que em grande parte discutiam aspetos pontuais do mesmo. Entretanto, após análises identificou-se uma centralidade da questão ética que, quando problematizada através de recursos metalinguísticos e características oriundas do teatro Brechtiano, resulta no desfecho meta-ético do filme. Diante de tal constatação, a hipótese central deste estudo é a de que exista uma reflexão meta-ética em Dogville que, se articulada, é capaz de dar um sentido que o unifique. O filme exige muito do seu espectador na medida em que o confronta com sua complexidade e não explicita suas conclusões. A quantidade de interpretações que ele possui é sintomática disso. Significativo esforço analítico foi realizado para encontrar o sentido que o articule do início ao fim, resguardando, contudo, sua ambiguidade e abertura. O filme, enquanto obra de arte, discute a si mesmo e as possibilidades de seu suporte (no caso, o formato fílmico). Dogville nos nega uma conclusão de cunho pedagógico, porque contém uma crítica de seus próprios estratagemas didáticos no elaborar de sua parábola. A presente investigação encontrou a ineficácia de ilustrações morais como cerne dessa crítica. É também possível derivar do filme uma hipótese metafísica sobre a incapacidade humana de corrigir-se moralmente, porém, não são fornecidos subterfúgios para confirmá-la ou negá-la.
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