Pobreza infantil : o perigo de um círculo vicioso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152940 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar a temática da pobreza, com foco em seu impacto nas crianças pela ótica da privação de capacidades, a partir de uma revisão teórica sobre diferentes abordagens da problemática relevantes ao longo do tempo e de um exercício de pesquisa empírica. É, então, apresentada a maneira como a pobreza multidimensional afeta as crianças e a relevância da diferenciação do estudo para esta fase vital, visto que quando um indivíduo nasce inserido em tal realidade, seu prognóstico de conquistar melhores condições de vida é bastante limitado. A análise considera a significância do mecanismo de transmissão intergeracional da pobreza, e trabalha as principais privações que afetam o desenvolvimento infantil. Após o estudo bibliográfico acerca do tema, é trazida uma pesquisa empírica com crianças entre 10 e 12 anos, de uma escola em zona de vulnerabilidade no município de Venâncio Aires. Para contextualização, apresenta-se uma breve análise de dados secundários do Brasil e da cidade. Através de entrevistas e aplicação de questionários padronizados, a pesquisa de campo objetivou a percepção prática dos conteúdos estudados, confirmando diversos aspectos e possibilitando a complementação do trabalho pela observação próxima da realidade abordada. Constata-se a grande importância de investimento nas crianças, valendo-se de suas principais privações para formulação de políticas públicas que contemplem suas necessidades, além de ganhar relevância o esforço em direção ao crescimento pró-pobre, e a consideração do capital humano como um ativo. Evidencia-se uma relação direta entre a infância e a vida adulta, reforçando a necessidade de atenção às crianças para o rompimento do possível círculo vicioso da pobreza. |
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Fernandes, Deborah BülowSilva, Leonardo Xavier da2017-02-22T02:26:50Z2014http://hdl.handle.net/10183/152940000935150O presente trabalho busca analisar a temática da pobreza, com foco em seu impacto nas crianças pela ótica da privação de capacidades, a partir de uma revisão teórica sobre diferentes abordagens da problemática relevantes ao longo do tempo e de um exercício de pesquisa empírica. É, então, apresentada a maneira como a pobreza multidimensional afeta as crianças e a relevância da diferenciação do estudo para esta fase vital, visto que quando um indivíduo nasce inserido em tal realidade, seu prognóstico de conquistar melhores condições de vida é bastante limitado. A análise considera a significância do mecanismo de transmissão intergeracional da pobreza, e trabalha as principais privações que afetam o desenvolvimento infantil. Após o estudo bibliográfico acerca do tema, é trazida uma pesquisa empírica com crianças entre 10 e 12 anos, de uma escola em zona de vulnerabilidade no município de Venâncio Aires. Para contextualização, apresenta-se uma breve análise de dados secundários do Brasil e da cidade. Através de entrevistas e aplicação de questionários padronizados, a pesquisa de campo objetivou a percepção prática dos conteúdos estudados, confirmando diversos aspectos e possibilitando a complementação do trabalho pela observação próxima da realidade abordada. Constata-se a grande importância de investimento nas crianças, valendo-se de suas principais privações para formulação de políticas públicas que contemplem suas necessidades, além de ganhar relevância o esforço em direção ao crescimento pró-pobre, e a consideração do capital humano como um ativo. Evidencia-se uma relação direta entre a infância e a vida adulta, reforçando a necessidade de atenção às crianças para o rompimento do possível círculo vicioso da pobreza.Departing from a theoretical review of different approaches about poverty over time and from an empirical research, this paper aims to study the issue of poverty, focusing on its impacts on children from the capability deprivation’s perspective. Therefore, it presents how multidimensional poverty affects children and the importance of its study as a stand-alone subject, taking into account that an individual born inserted in such reality has limited chances to achieve better life conditions. This analysis considers the significance of the intergenerational transmission of poverty, and discusses the main deprivations which impact on children development. After a literature review on the subject, an empirical research was conducted with children between 10 and 12 years old, from a school located in a vulnerable area of the city of Venâncio Aires. In order to contextualize it, a brief analysis of secondary data referring to Brazil and the city was presented. Through interviews and standard questionnaires, the field research targeted at understanding the studied contents in the real world, endorsing many theoretical perceptions and allowing the enrichment of the research through close observation of the studied reality. The importance of investing in children is verified, taking their main deprivations into account to elaborate public policies which contemplate their needs. Also, pro-poor growth and human capital gain relevance in the socioeconomic scenario. A direct relation between childhood and adulthood reinforces the need to focus the attention on children, to break the possible vicious circle of poverty.application/pdfporEconomiaPobrezaCriançasChild povertyMultidimensional povertyDeprivationsPobreza infantil : o perigo de um círculo viciosoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935150.pdf000935150.pdfTexto completoapplication/pdf735016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152940/1/000935150.pdfe54b8966b17e7afc2cca5d8e4b757be9MD51TEXT000935150.pdf.txt000935150.pdf.txtExtracted Texttext/plain192702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152940/2/000935150.pdf.txtf081aa81d2713adfceea2c9e0975a88bMD5210183/1529402020-08-14 03:40:22.070689oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152940Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-14T06:40:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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