Interfaces entre academia e mercado : o olhar de egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Leonardo dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272626
Resumo: Este trabalho propõe refletir sobre as interfaces entre academia e mercado de trabalho no âmbito das Relações Públicas, da perspectiva de egressos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e através da seguinte pergunta: como as competências acadêmicas do currículo do curso de Relações Públicas da UFRGS são assimiladas e aplicadas em contexto laboral por egressos do curso, a partir do currículo acadêmico instituído? Para responder o questionamento, o objetivo definido foi identificar como os egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS, ingressantes a partir do segundo semestre letivo de 2017, assimilam, relacionam e aplicam as competências acadêmicas do curso no exercício profissional, após a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) no novo Projeto Pedagógico. As bases teóricas do presente estudo se suportaram no percurso científico de autores como Waldemar Kunsch (2009), Moura (2009; 2015), Oliveira (2009) e Ferrari (2009; 2015a; 2015b; 2017), observando o resgate do histórico da profissão, do ensino de Relações Públicas e interfaces entre academia e mercado. Este trabalho se ancorou em três metodologias de pesquisa distintas: em um primeiro momento, usou pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2005) para amealhar, organizar e transpor fontes em produção acadêmica que fundamenta esta monografia. Em um segundo momento, foi empregada a técnica de entrevista de profundidade (DUARTE, 2005), ao entrevistar seis egressas do curso de Relações Públicas da UFRGS, as quais cursaram integralmente o currículo instituído em 2017. Por fim, a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) buscou a sistematização das informações coletadas, com o objetivo de convertê-las em perspectiva crítica, em concordância com os objetivos deste trabalho. Ao concluir a análise, compreendo que as habilidades mais presentes na atuação profissional dos egressos de Relações Públicas das UFRGS se associam diretamente às competências propostas pelo curso. Fatores preponderantes entre os egressos foram a falta de articulação da teoria ministrada no curso com a prática, bem como a carência de uma abordagem voltada ao contexto digital da atualidade.
id UFRGS-2_ffec797b87dffdb24a5db5a09eb1ab7c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272626
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Leonardo dos SantosAlves, Denise Avancini2024-03-01T04:57:16Z2023http://hdl.handle.net/10183/272626001195530Este trabalho propõe refletir sobre as interfaces entre academia e mercado de trabalho no âmbito das Relações Públicas, da perspectiva de egressos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e através da seguinte pergunta: como as competências acadêmicas do currículo do curso de Relações Públicas da UFRGS são assimiladas e aplicadas em contexto laboral por egressos do curso, a partir do currículo acadêmico instituído? Para responder o questionamento, o objetivo definido foi identificar como os egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS, ingressantes a partir do segundo semestre letivo de 2017, assimilam, relacionam e aplicam as competências acadêmicas do curso no exercício profissional, após a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) no novo Projeto Pedagógico. As bases teóricas do presente estudo se suportaram no percurso científico de autores como Waldemar Kunsch (2009), Moura (2009; 2015), Oliveira (2009) e Ferrari (2009; 2015a; 2015b; 2017), observando o resgate do histórico da profissão, do ensino de Relações Públicas e interfaces entre academia e mercado. Este trabalho se ancorou em três metodologias de pesquisa distintas: em um primeiro momento, usou pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2005) para amealhar, organizar e transpor fontes em produção acadêmica que fundamenta esta monografia. Em um segundo momento, foi empregada a técnica de entrevista de profundidade (DUARTE, 2005), ao entrevistar seis egressas do curso de Relações Públicas da UFRGS, as quais cursaram integralmente o currículo instituído em 2017. Por fim, a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) buscou a sistematização das informações coletadas, com o objetivo de convertê-las em perspectiva crítica, em concordância com os objetivos deste trabalho. Ao concluir a análise, compreendo que as habilidades mais presentes na atuação profissional dos egressos de Relações Públicas das UFRGS se associam diretamente às competências propostas pelo curso. Fatores preponderantes entre os egressos foram a falta de articulação da teoria ministrada no curso com a prática, bem como a carência de uma abordagem voltada ao contexto digital da atualidade.This paper proposes to reflect about the interfaces between academia and labor market within the scope of public relations, from the perspective of graduates from the course of Public Relations in the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS, in its portuguese acronym) and through the following question: how the academic competencies in the syllabus of the course of Public Relations at UFRGS are assimilated and applied in labor context by graduates of this course, from the instituted academic syllabus? To answer this question, the main objective was to identify how the graduates in Public Relations at UFRGS, joining from the second academic semester of 2017, assimilate, relate and apply the course’s academic competencies in professional practice, after the implementation of the National Curricular Guidelines to conceive the new Pedagogical Project. The theoretical framework in this study has been supported by the scientific route of researchers such as Waldemar Kunsch (2009), Moura (2009; 2015), Oliveira (2009) and Ferrari (2009; 2015a; 2015b; 2017), highlighting the historical review of the profession, the education in Public Relations and interfaces between academia and labor market. This paper has used three distinct types of methodology: at first, bibliographical research (STUMPF, 2005) was used to aggregate, organize and transpose sources to the academic production that substantiates this paper. In a second moment, in-depth interviewing (DUARTE, 2005) was employed to interview six graduates in Public Relations at UFRGS, as they attended it entirely within the instituted academic syllabus in 2017. Lastly, content analysis (BARDIN, 2016) sought systematization of the collected information, with the objective of converting it in critical perspective, in compliance with the named objectives of this paper. Upon concluding the analysis, I understand that the most evident abilities in the professional performance of the graduates in Public Relations at UFRGS are directly associated with the proposed competencies by the course. Preponderant factors amongst the graduates were the lack of articulation between the course’s theory and actual practice, as also the lack of an approach concerning the digital context nowadays.application/pdfporRelações públicasMercado de trabalhoPublic relationsNational curricular guidelinesAcademiaLabor marketCompetenciesInterfaces entre academia e mercado : o olhar de egressos do curso de Relações Públicas da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195530.pdf.txt001195530.pdf.txtExtracted Texttext/plain200221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272626/2/001195530.pdf.txt3f3f4679a551ee0f559b23cb17429c6aMD52ORIGINAL001195530.pdfTexto completoapplication/pdf575113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272626/1/001195530.pdfda13445a27086eca8c4ebd3b87ef0b9aMD5110183/2726262024-05-14 06:30:36.674846oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-14T09:30:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interfaces entre academia e mercado : o olhar de egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS
title Interfaces entre academia e mercado : o olhar de egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS
spellingShingle Interfaces entre academia e mercado : o olhar de egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS
Rodrigues, Leonardo dos Santos
Relações públicas
Mercado de trabalho
Public relations
National curricular guidelines
Academia
Labor market
Competencies
title_short Interfaces entre academia e mercado : o olhar de egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS
title_full Interfaces entre academia e mercado : o olhar de egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS
title_fullStr Interfaces entre academia e mercado : o olhar de egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS
title_full_unstemmed Interfaces entre academia e mercado : o olhar de egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS
title_sort Interfaces entre academia e mercado : o olhar de egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS
author Rodrigues, Leonardo dos Santos
author_facet Rodrigues, Leonardo dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Leonardo dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Denise Avancini
contributor_str_mv Alves, Denise Avancini
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Mercado de trabalho
topic Relações públicas
Mercado de trabalho
Public relations
National curricular guidelines
Academia
Labor market
Competencies
dc.subject.eng.fl_str_mv Public relations
National curricular guidelines
Academia
Labor market
Competencies
description Este trabalho propõe refletir sobre as interfaces entre academia e mercado de trabalho no âmbito das Relações Públicas, da perspectiva de egressos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e através da seguinte pergunta: como as competências acadêmicas do currículo do curso de Relações Públicas da UFRGS são assimiladas e aplicadas em contexto laboral por egressos do curso, a partir do currículo acadêmico instituído? Para responder o questionamento, o objetivo definido foi identificar como os egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS, ingressantes a partir do segundo semestre letivo de 2017, assimilam, relacionam e aplicam as competências acadêmicas do curso no exercício profissional, após a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) no novo Projeto Pedagógico. As bases teóricas do presente estudo se suportaram no percurso científico de autores como Waldemar Kunsch (2009), Moura (2009; 2015), Oliveira (2009) e Ferrari (2009; 2015a; 2015b; 2017), observando o resgate do histórico da profissão, do ensino de Relações Públicas e interfaces entre academia e mercado. Este trabalho se ancorou em três metodologias de pesquisa distintas: em um primeiro momento, usou pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2005) para amealhar, organizar e transpor fontes em produção acadêmica que fundamenta esta monografia. Em um segundo momento, foi empregada a técnica de entrevista de profundidade (DUARTE, 2005), ao entrevistar seis egressas do curso de Relações Públicas da UFRGS, as quais cursaram integralmente o currículo instituído em 2017. Por fim, a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) buscou a sistematização das informações coletadas, com o objetivo de convertê-las em perspectiva crítica, em concordância com os objetivos deste trabalho. Ao concluir a análise, compreendo que as habilidades mais presentes na atuação profissional dos egressos de Relações Públicas das UFRGS se associam diretamente às competências propostas pelo curso. Fatores preponderantes entre os egressos foram a falta de articulação da teoria ministrada no curso com a prática, bem como a carência de uma abordagem voltada ao contexto digital da atualidade.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-01T04:57:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272626
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195530
url http://hdl.handle.net/10183/272626
identifier_str_mv 001195530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272626/2/001195530.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272626/1/001195530.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f3f4679a551ee0f559b23cb17429c6a
da13445a27086eca8c4ebd3b87ef0b9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447359711084544