ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118574 |
Resumo: | A pandemia de COVID-19, bem como as medidas massivas adotadas para seu combate, exigiu uma reorganização abrupta dos serviços de saúde, com vistas a darem continuidade às ações desenvolvidas e atenderem às novas demandas de cuidado da população. Este relato materializa a experiência acerca das ações desenvolvidas por estagiários de Psicologia conjuntamente com a equipe multidisciplinar de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil da região metropolitana de Porto Alegre (RS), no contexto da pandemia, no ano de 2020. As ações são apresentadas em três eixos: material informativo direcionado a famílias de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, grupo online com adolescentes e telemonitoramento dos usuários. Dentre as potencialidades das ações, destacam-se o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, a promoção de cuidado psicossocial a crianças e adolescentes e o desenvolvimento de competências dos estudantes no campo da saúde mental infantojuvenil e de suas famílias, em cenário adverso. Em relação aos limites, a falta de familiaridade com as tecnologias, bem como a restrição da integração social decorrente do distanciamento social, foram barreiras encontradas no processo de aprendizagem dos estudantes. Quanto aos usuários beneficiados com as ações desenvolvidas, evidenciou-se a dificuldade de acesso a recursos tecnológicos de qualidade que oportunizassem maior interação e engajamento nas ações desenvolvidas.Palavras-chave: Assistência à Saúde Mental. Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. Covid-19. Educação em Saúde. Relações Comunidade-Instituição. |
id |
UFRGS-32_01059ae7bfafff941d38878b3453084d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/118574 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADEA pandemia de COVID-19, bem como as medidas massivas adotadas para seu combate, exigiu uma reorganização abrupta dos serviços de saúde, com vistas a darem continuidade às ações desenvolvidas e atenderem às novas demandas de cuidado da população. Este relato materializa a experiência acerca das ações desenvolvidas por estagiários de Psicologia conjuntamente com a equipe multidisciplinar de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil da região metropolitana de Porto Alegre (RS), no contexto da pandemia, no ano de 2020. As ações são apresentadas em três eixos: material informativo direcionado a famílias de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, grupo online com adolescentes e telemonitoramento dos usuários. Dentre as potencialidades das ações, destacam-se o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, a promoção de cuidado psicossocial a crianças e adolescentes e o desenvolvimento de competências dos estudantes no campo da saúde mental infantojuvenil e de suas famílias, em cenário adverso. Em relação aos limites, a falta de familiaridade com as tecnologias, bem como a restrição da integração social decorrente do distanciamento social, foram barreiras encontradas no processo de aprendizagem dos estudantes. Quanto aos usuários beneficiados com as ações desenvolvidas, evidenciou-se a dificuldade de acesso a recursos tecnológicos de qualidade que oportunizassem maior interação e engajamento nas ações desenvolvidas.Palavras-chave: Assistência à Saúde Mental. Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. Covid-19. Educação em Saúde. Relações Comunidade-Instituição.Editora da UFRGS2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/11857410.54909/sp.v5i2.118574Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 51-62Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 51-62Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 51-622525-507X10.54909/sp.v5i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118574/65810Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMüller, Ana CláudiaBerwaldt, Daiane SchellinSaraiva, Vanessa Kraskin2023-07-26T15:46:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/118574Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:46:57Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE |
title |
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE |
spellingShingle |
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE Müller, Ana Cláudia |
title_short |
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE |
title_full |
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE |
title_fullStr |
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE |
title_full_unstemmed |
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE |
title_sort |
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE |
author |
Müller, Ana Cláudia |
author_facet |
Müller, Ana Cláudia Berwaldt, Daiane Schellin Saraiva, Vanessa Kraskin |
author_role |
author |
author2 |
Berwaldt, Daiane Schellin Saraiva, Vanessa Kraskin |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Müller, Ana Cláudia Berwaldt, Daiane Schellin Saraiva, Vanessa Kraskin |
description |
A pandemia de COVID-19, bem como as medidas massivas adotadas para seu combate, exigiu uma reorganização abrupta dos serviços de saúde, com vistas a darem continuidade às ações desenvolvidas e atenderem às novas demandas de cuidado da população. Este relato materializa a experiência acerca das ações desenvolvidas por estagiários de Psicologia conjuntamente com a equipe multidisciplinar de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil da região metropolitana de Porto Alegre (RS), no contexto da pandemia, no ano de 2020. As ações são apresentadas em três eixos: material informativo direcionado a famílias de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, grupo online com adolescentes e telemonitoramento dos usuários. Dentre as potencialidades das ações, destacam-se o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, a promoção de cuidado psicossocial a crianças e adolescentes e o desenvolvimento de competências dos estudantes no campo da saúde mental infantojuvenil e de suas famílias, em cenário adverso. Em relação aos limites, a falta de familiaridade com as tecnologias, bem como a restrição da integração social decorrente do distanciamento social, foram barreiras encontradas no processo de aprendizagem dos estudantes. Quanto aos usuários beneficiados com as ações desenvolvidas, evidenciou-se a dificuldade de acesso a recursos tecnológicos de qualidade que oportunizassem maior interação e engajamento nas ações desenvolvidas.Palavras-chave: Assistência à Saúde Mental. Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. Covid-19. Educação em Saúde. Relações Comunidade-Instituição. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118574 10.54909/sp.v5i2.118574 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118574 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v5i2.118574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118574/65810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 51-62 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 51-62 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 51-62 2525-507X 10.54909/sp.v5i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522340548608 |