SAÚDE BUCAL NA PUERICULTURA: RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA VOLTADA A ENFERMEIROS E MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/104886 |
Resumo: | Objetivou-se analisar se a realização de uma atividade educativa sobre o tema saúde bucal na primeira infância incrementou os conhecimentos, as atitudes e as práticas em saúde bucal na puericultura de enfermeiros e médicos, contratados e residentes do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC-GHC). Um estudo do tipo antes e depois com abordagem quantitativa analítica foi realizado com médicos e enfermeiros do SSC-GHC, localizado no município de Porto Alegre/RS. Foi aplicado questionário fechado, com 32 questões de escolha simples, para avaliar conhecimentos, práticas e atitudes (CAP) em saúde bucal na puericultura de enfermeiros e médicos, antes e após uma atividade educativa com a duração de uma hora. A amostra intencional foi composta por 27 enfermeiros e 47 médicos na primeira etapa e por 14 enfermeiros e 19 médicos na segunda etapa. Os dados foram tabulados e analisados com auxílio do software SPSS através do teste Qui-quadrado de McNemar, ao nível de significância estatística de p<0,05. Os resultados mostraram que apenas as questões sobre conhecimentos profissionais em saúde bucal na primeira infância, quando analisadas em bloco, para os médicos, apresentaram diferença estatisticamente significativa antes e depois da atividade educativa. Para as atitudes e práticas profissionais, não houve diferença estatisticamente significativa antes e depois da atividade educativa, sugerindo que o método utilizado não foi adequado para o objetivo proposto. Uma atividade educativa pontual sobre cuidado em saúde bucal na primeira infância não foi capaz de modificar significativamente conhecimentos, práticas e atitudes de médicos e enfermeiros nas consultas de puericultura no contexto da Atenção Primária à Saúde. |
id |
UFRGS-32_03ecbd09b5de234501e337de7cb1f41f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/104886 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
SAÚDE BUCAL NA PUERICULTURA: RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA VOLTADA A ENFERMEIROS E MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDEObjetivou-se analisar se a realização de uma atividade educativa sobre o tema saúde bucal na primeira infância incrementou os conhecimentos, as atitudes e as práticas em saúde bucal na puericultura de enfermeiros e médicos, contratados e residentes do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC-GHC). Um estudo do tipo antes e depois com abordagem quantitativa analítica foi realizado com médicos e enfermeiros do SSC-GHC, localizado no município de Porto Alegre/RS. Foi aplicado questionário fechado, com 32 questões de escolha simples, para avaliar conhecimentos, práticas e atitudes (CAP) em saúde bucal na puericultura de enfermeiros e médicos, antes e após uma atividade educativa com a duração de uma hora. A amostra intencional foi composta por 27 enfermeiros e 47 médicos na primeira etapa e por 14 enfermeiros e 19 médicos na segunda etapa. Os dados foram tabulados e analisados com auxílio do software SPSS através do teste Qui-quadrado de McNemar, ao nível de significância estatística de p<0,05. Os resultados mostraram que apenas as questões sobre conhecimentos profissionais em saúde bucal na primeira infância, quando analisadas em bloco, para os médicos, apresentaram diferença estatisticamente significativa antes e depois da atividade educativa. Para as atitudes e práticas profissionais, não houve diferença estatisticamente significativa antes e depois da atividade educativa, sugerindo que o método utilizado não foi adequado para o objetivo proposto. Uma atividade educativa pontual sobre cuidado em saúde bucal na primeira infância não foi capaz de modificar significativamente conhecimentos, práticas e atitudes de médicos e enfermeiros nas consultas de puericultura no contexto da Atenção Primária à Saúde.Editora da UFRGS2020-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10488610.54909/sp.v4i1.104886Saberes Plurais; Vol. 4 No. 1 (2020): Saberes Plur.; 99-112Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2020): Saberes Plur.; 99-112Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 1 (2020): Saberes Plur.; 99-1122525-507X10.54909/sp.v4i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/104886/57917Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Mariana Loch dosFaustino-Silva, Daniel Demétrio2023-07-26T15:48:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/104886Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:42Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SAÚDE BUCAL NA PUERICULTURA: RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA VOLTADA A ENFERMEIROS E MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE |
title |
SAÚDE BUCAL NA PUERICULTURA: RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA VOLTADA A ENFERMEIROS E MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE |
spellingShingle |
SAÚDE BUCAL NA PUERICULTURA: RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA VOLTADA A ENFERMEIROS E MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Reis, Mariana Loch dos |
title_short |
SAÚDE BUCAL NA PUERICULTURA: RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA VOLTADA A ENFERMEIROS E MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE |
title_full |
SAÚDE BUCAL NA PUERICULTURA: RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA VOLTADA A ENFERMEIROS E MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE |
title_fullStr |
SAÚDE BUCAL NA PUERICULTURA: RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA VOLTADA A ENFERMEIROS E MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE |
title_full_unstemmed |
SAÚDE BUCAL NA PUERICULTURA: RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA VOLTADA A ENFERMEIROS E MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE |
title_sort |
SAÚDE BUCAL NA PUERICULTURA: RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA VOLTADA A ENFERMEIROS E MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE |
author |
Reis, Mariana Loch dos |
author_facet |
Reis, Mariana Loch dos Faustino-Silva, Daniel Demétrio |
author_role |
author |
author2 |
Faustino-Silva, Daniel Demétrio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Mariana Loch dos Faustino-Silva, Daniel Demétrio |
description |
Objetivou-se analisar se a realização de uma atividade educativa sobre o tema saúde bucal na primeira infância incrementou os conhecimentos, as atitudes e as práticas em saúde bucal na puericultura de enfermeiros e médicos, contratados e residentes do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC-GHC). Um estudo do tipo antes e depois com abordagem quantitativa analítica foi realizado com médicos e enfermeiros do SSC-GHC, localizado no município de Porto Alegre/RS. Foi aplicado questionário fechado, com 32 questões de escolha simples, para avaliar conhecimentos, práticas e atitudes (CAP) em saúde bucal na puericultura de enfermeiros e médicos, antes e após uma atividade educativa com a duração de uma hora. A amostra intencional foi composta por 27 enfermeiros e 47 médicos na primeira etapa e por 14 enfermeiros e 19 médicos na segunda etapa. Os dados foram tabulados e analisados com auxílio do software SPSS através do teste Qui-quadrado de McNemar, ao nível de significância estatística de p<0,05. Os resultados mostraram que apenas as questões sobre conhecimentos profissionais em saúde bucal na primeira infância, quando analisadas em bloco, para os médicos, apresentaram diferença estatisticamente significativa antes e depois da atividade educativa. Para as atitudes e práticas profissionais, não houve diferença estatisticamente significativa antes e depois da atividade educativa, sugerindo que o método utilizado não foi adequado para o objetivo proposto. Uma atividade educativa pontual sobre cuidado em saúde bucal na primeira infância não foi capaz de modificar significativamente conhecimentos, práticas e atitudes de médicos e enfermeiros nas consultas de puericultura no contexto da Atenção Primária à Saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/104886 10.54909/sp.v4i1.104886 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/104886 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v4i1.104886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/104886/57917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 4 No. 1 (2020): Saberes Plur.; 99-112 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2020): Saberes Plur.; 99-112 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 1 (2020): Saberes Plur.; 99-112 2525-507X 10.54909/sp.v4i1 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388521944186880 |