LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/107796 |
Resumo: | Este relato de experiência tem o objetivo de descrever as ações informativas frente ao coronavírus na perspectiva da Literacia para a Saúde (LS). As ações relatadas foram realizadas por seis enfermeiros e um assistente social, com usuários de um Centro de Saúde, em Belo Horizonte, nos meses de março e abril de 2020. Utilizou-se a relação dialógica participativa e compartilhada através de conversas e folhetos escritos e ilustrativos. A equipe se comunicou com os usuários tendo a concepção da Literacia para a Saúde e sua relação fundamental na educação e gestão da saúde como suporte. As ações fomentaram a capacidade, habilidade e competência das pessoas em acessar, compreender, avaliar e aplicar informações em saúde. Destaca-se que os usuários informados passaram a utilizar os serviços de saúde, quando necessário, com responsabilidade, assim como também houve adesão significativa às mudanças dos fluxos institucionais. Constata-se que as orientações com embasamento teórico que utilizam a comunicação em saúde dialógica, participativa, respeitosa e em linguagem adequada à população atendida, permitem ampliar a literacia para a saúde e, consequentemente, a gestão da saúde, sobretudo em tempos de pandemia.Palavras-chave: Letramento em Saúde. Comunicação em Saúde. Betacoronavirus. Infecções por Coronavirus. |
id |
UFRGS-32_1406c6e1dcfb3a864fbe7114c9603170 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/107796 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIAEste relato de experiência tem o objetivo de descrever as ações informativas frente ao coronavírus na perspectiva da Literacia para a Saúde (LS). As ações relatadas foram realizadas por seis enfermeiros e um assistente social, com usuários de um Centro de Saúde, em Belo Horizonte, nos meses de março e abril de 2020. Utilizou-se a relação dialógica participativa e compartilhada através de conversas e folhetos escritos e ilustrativos. A equipe se comunicou com os usuários tendo a concepção da Literacia para a Saúde e sua relação fundamental na educação e gestão da saúde como suporte. As ações fomentaram a capacidade, habilidade e competência das pessoas em acessar, compreender, avaliar e aplicar informações em saúde. Destaca-se que os usuários informados passaram a utilizar os serviços de saúde, quando necessário, com responsabilidade, assim como também houve adesão significativa às mudanças dos fluxos institucionais. Constata-se que as orientações com embasamento teórico que utilizam a comunicação em saúde dialógica, participativa, respeitosa e em linguagem adequada à população atendida, permitem ampliar a literacia para a saúde e, consequentemente, a gestão da saúde, sobretudo em tempos de pandemia.Palavras-chave: Letramento em Saúde. Comunicação em Saúde. Betacoronavirus. Infecções por Coronavirus.Editora da UFRGS2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10779610.54909/sp.v4i2.107796Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 37-48Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 37-48Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 37-482525-507X10.54909/sp.v4i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/107796/59998Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Terezinha Nunes daMoreira, Kéllen Campos CastroMartins, Rosane Aparecida de SousaFarinelli, Marta Regina2023-07-26T15:48:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/107796Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:08Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA Silva, Terezinha Nunes da |
title_short |
LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
Silva, Terezinha Nunes da |
author_facet |
Silva, Terezinha Nunes da Moreira, Kéllen Campos Castro Martins, Rosane Aparecida de Sousa Farinelli, Marta Regina |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Kéllen Campos Castro Martins, Rosane Aparecida de Sousa Farinelli, Marta Regina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Terezinha Nunes da Moreira, Kéllen Campos Castro Martins, Rosane Aparecida de Sousa Farinelli, Marta Regina |
description |
Este relato de experiência tem o objetivo de descrever as ações informativas frente ao coronavírus na perspectiva da Literacia para a Saúde (LS). As ações relatadas foram realizadas por seis enfermeiros e um assistente social, com usuários de um Centro de Saúde, em Belo Horizonte, nos meses de março e abril de 2020. Utilizou-se a relação dialógica participativa e compartilhada através de conversas e folhetos escritos e ilustrativos. A equipe se comunicou com os usuários tendo a concepção da Literacia para a Saúde e sua relação fundamental na educação e gestão da saúde como suporte. As ações fomentaram a capacidade, habilidade e competência das pessoas em acessar, compreender, avaliar e aplicar informações em saúde. Destaca-se que os usuários informados passaram a utilizar os serviços de saúde, quando necessário, com responsabilidade, assim como também houve adesão significativa às mudanças dos fluxos institucionais. Constata-se que as orientações com embasamento teórico que utilizam a comunicação em saúde dialógica, participativa, respeitosa e em linguagem adequada à população atendida, permitem ampliar a literacia para a saúde e, consequentemente, a gestão da saúde, sobretudo em tempos de pandemia.Palavras-chave: Letramento em Saúde. Comunicação em Saúde. Betacoronavirus. Infecções por Coronavirus. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/107796 10.54909/sp.v4i2.107796 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/107796 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v4i2.107796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/107796/59998 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 37-48 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 37-48 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 37-48 2525-507X 10.54909/sp.v4i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522278682624 |