LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Terezinha Nunes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira, Kéllen Campos Castro, Martins, Rosane Aparecida de Sousa, Farinelli, Marta Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/107796
Resumo: Este relato de experiência tem o objetivo de descrever as ações informativas frente ao coronavírus na perspectiva da Literacia para a Saúde (LS). As ações relatadas foram realizadas por seis enfermeiros e um assistente social, com usuários de um Centro de Saúde, em Belo Horizonte, nos meses de março e abril de 2020. Utilizou-se a relação dialógica participativa e compartilhada através de conversas e folhetos escritos e ilustrativos. A equipe se comunicou com os usuários tendo a concepção da Literacia para a Saúde e sua relação fundamental na educação e gestão da saúde como suporte. As ações fomentaram a capacidade, habilidade e competência das pessoas em acessar, compreender, avaliar e aplicar informações em saúde. Destaca-se que os usuários informados passaram a utilizar os serviços de saúde, quando necessário, com responsabilidade, assim como também houve adesão significativa às mudanças dos fluxos institucionais. Constata-se que as orientações com embasamento teórico que utilizam a comunicação em saúde dialógica, participativa, respeitosa e em linguagem adequada à população atendida, permitem ampliar a literacia para a saúde e, consequentemente, a gestão da saúde, sobretudo em tempos de pandemia.Palavras-chave: Letramento em Saúde. Comunicação em Saúde. Betacoronavirus. Infecções por Coronavirus.
id UFRGS-32_1406c6e1dcfb3a864fbe7114c9603170
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/107796
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIAEste relato de experiência tem o objetivo de descrever as ações informativas frente ao coronavírus na perspectiva da Literacia para a Saúde (LS). As ações relatadas foram realizadas por seis enfermeiros e um assistente social, com usuários de um Centro de Saúde, em Belo Horizonte, nos meses de março e abril de 2020. Utilizou-se a relação dialógica participativa e compartilhada através de conversas e folhetos escritos e ilustrativos. A equipe se comunicou com os usuários tendo a concepção da Literacia para a Saúde e sua relação fundamental na educação e gestão da saúde como suporte. As ações fomentaram a capacidade, habilidade e competência das pessoas em acessar, compreender, avaliar e aplicar informações em saúde. Destaca-se que os usuários informados passaram a utilizar os serviços de saúde, quando necessário, com responsabilidade, assim como também houve adesão significativa às mudanças dos fluxos institucionais. Constata-se que as orientações com embasamento teórico que utilizam a comunicação em saúde dialógica, participativa, respeitosa e em linguagem adequada à população atendida, permitem ampliar a literacia para a saúde e, consequentemente, a gestão da saúde, sobretudo em tempos de pandemia.Palavras-chave: Letramento em Saúde. Comunicação em Saúde. Betacoronavirus. Infecções por Coronavirus.Editora da UFRGS2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10779610.54909/sp.v4i2.107796Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 37-48Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 37-48Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 37-482525-507X10.54909/sp.v4i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/107796/59998Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Terezinha Nunes daMoreira, Kéllen Campos CastroMartins, Rosane Aparecida de SousaFarinelli, Marta Regina2023-07-26T15:48:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/107796Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:08Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Silva, Terezinha Nunes da
title_short LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Silva, Terezinha Nunes da
author_facet Silva, Terezinha Nunes da
Moreira, Kéllen Campos Castro
Martins, Rosane Aparecida de Sousa
Farinelli, Marta Regina
author_role author
author2 Moreira, Kéllen Campos Castro
Martins, Rosane Aparecida de Sousa
Farinelli, Marta Regina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Terezinha Nunes da
Moreira, Kéllen Campos Castro
Martins, Rosane Aparecida de Sousa
Farinelli, Marta Regina
description Este relato de experiência tem o objetivo de descrever as ações informativas frente ao coronavírus na perspectiva da Literacia para a Saúde (LS). As ações relatadas foram realizadas por seis enfermeiros e um assistente social, com usuários de um Centro de Saúde, em Belo Horizonte, nos meses de março e abril de 2020. Utilizou-se a relação dialógica participativa e compartilhada através de conversas e folhetos escritos e ilustrativos. A equipe se comunicou com os usuários tendo a concepção da Literacia para a Saúde e sua relação fundamental na educação e gestão da saúde como suporte. As ações fomentaram a capacidade, habilidade e competência das pessoas em acessar, compreender, avaliar e aplicar informações em saúde. Destaca-se que os usuários informados passaram a utilizar os serviços de saúde, quando necessário, com responsabilidade, assim como também houve adesão significativa às mudanças dos fluxos institucionais. Constata-se que as orientações com embasamento teórico que utilizam a comunicação em saúde dialógica, participativa, respeitosa e em linguagem adequada à população atendida, permitem ampliar a literacia para a saúde e, consequentemente, a gestão da saúde, sobretudo em tempos de pandemia.Palavras-chave: Letramento em Saúde. Comunicação em Saúde. Betacoronavirus. Infecções por Coronavirus.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/107796
10.54909/sp.v4i2.107796
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/107796
identifier_str_mv 10.54909/sp.v4i2.107796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/107796/59998
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 37-48
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 37-48
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 37-48
2525-507X
10.54909/sp.v4i2
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388522278682624