AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109537 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre os processos de avaliação formativa à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin. Para isso, apresenta um histórico da avaliação formativa com a contribuição de autores como: Scriven (1967); Bloom et al. (1971); Allal (1986); Hadji (1990, 1992, 1994); Abrecht (1994); Brasil (1997); Barreira, Boavida e Araújo (2006). Além disso, discute-se sobre práticas docentes, vantagens e benefícios da avaliação formativa, num processo que envolve alunos, professores e educação. Por fim, desponta-se a contribuição de Edgar Morin e sua Teoria da Complexidade para descrever aspectos que envolvem a avaliação formativa.Palavras-chave: Aprendizagem. Avaliação Formativa. Complexidade. Educação. |
id |
UFRGS-32_1fa4903a7ea53113e245813b06247616 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/109537 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXOO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre os processos de avaliação formativa à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin. Para isso, apresenta um histórico da avaliação formativa com a contribuição de autores como: Scriven (1967); Bloom et al. (1971); Allal (1986); Hadji (1990, 1992, 1994); Abrecht (1994); Brasil (1997); Barreira, Boavida e Araújo (2006). Além disso, discute-se sobre práticas docentes, vantagens e benefícios da avaliação formativa, num processo que envolve alunos, professores e educação. Por fim, desponta-se a contribuição de Edgar Morin e sua Teoria da Complexidade para descrever aspectos que envolvem a avaliação formativa.Palavras-chave: Aprendizagem. Avaliação Formativa. Complexidade. Educação.Editora da UFRGS2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10953710.54909/sp.v5i1.109537Saberes Plurais; Vol. 5 No. 1 (2021): Saberes Plur.; 61-71Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Saberes Plur.; 61-71Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 1 (2021): Saberes Plur.; 61-712525-507X10.54909/sp.v5i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109537/63399Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Pedro Fonseca deTeles, Mauro FernandesDuarte, Ana Cristina SantosVilela, Alba Benemérita AlvesSantos, André Souza dos2023-07-26T15:47:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/109537Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:47:21Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO |
title |
AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO Vasconcelos, Pedro Fonseca de |
title_short |
AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO |
title_full |
AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO |
title_sort |
AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO |
author |
Vasconcelos, Pedro Fonseca de |
author_facet |
Vasconcelos, Pedro Fonseca de Teles, Mauro Fernandes Duarte, Ana Cristina Santos Vilela, Alba Benemérita Alves Santos, André Souza dos |
author_role |
author |
author2 |
Teles, Mauro Fernandes Duarte, Ana Cristina Santos Vilela, Alba Benemérita Alves Santos, André Souza dos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Pedro Fonseca de Teles, Mauro Fernandes Duarte, Ana Cristina Santos Vilela, Alba Benemérita Alves Santos, André Souza dos |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre os processos de avaliação formativa à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin. Para isso, apresenta um histórico da avaliação formativa com a contribuição de autores como: Scriven (1967); Bloom et al. (1971); Allal (1986); Hadji (1990, 1992, 1994); Abrecht (1994); Brasil (1997); Barreira, Boavida e Araújo (2006). Além disso, discute-se sobre práticas docentes, vantagens e benefícios da avaliação formativa, num processo que envolve alunos, professores e educação. Por fim, desponta-se a contribuição de Edgar Morin e sua Teoria da Complexidade para descrever aspectos que envolvem a avaliação formativa.Palavras-chave: Aprendizagem. Avaliação Formativa. Complexidade. Educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109537 10.54909/sp.v5i1.109537 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109537 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v5i1.109537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109537/63399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 5 No. 1 (2021): Saberes Plur.; 61-71 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Saberes Plur.; 61-71 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 1 (2021): Saberes Plur.; 61-71 2525-507X 10.54909/sp.v5i1 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522299654144 |