AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Pedro Fonseca de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Teles, Mauro Fernandes, Duarte, Ana Cristina Santos, Vilela, Alba Benemérita Alves, Santos, André Souza dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109537
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre os processos de avaliação formativa à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin. Para isso, apresenta um histórico da avaliação formativa com a contribuição de autores como: Scriven (1967); Bloom et al. (1971); Allal (1986); Hadji (1990, 1992, 1994); Abrecht (1994); Brasil (1997); Barreira, Boavida e Araújo (2006). Além disso, discute-se sobre práticas docentes, vantagens e benefícios da avaliação formativa, num processo que envolve alunos, professores e educação. Por fim, desponta-se a contribuição de Edgar Morin e sua Teoria da Complexidade para descrever aspectos que envolvem a avaliação formativa.Palavras-chave: Aprendizagem. Avaliação Formativa. Complexidade. Educação.
id UFRGS-32_1fa4903a7ea53113e245813b06247616
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/109537
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXOO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre os processos de avaliação formativa à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin. Para isso, apresenta um histórico da avaliação formativa com a contribuição de autores como: Scriven (1967); Bloom et al. (1971); Allal (1986); Hadji (1990, 1992, 1994); Abrecht (1994); Brasil (1997); Barreira, Boavida e Araújo (2006). Além disso, discute-se sobre práticas docentes, vantagens e benefícios da avaliação formativa, num processo que envolve alunos, professores e educação. Por fim, desponta-se a contribuição de Edgar Morin e sua Teoria da Complexidade para descrever aspectos que envolvem a avaliação formativa.Palavras-chave: Aprendizagem. Avaliação Formativa. Complexidade. Educação.Editora da UFRGS2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10953710.54909/sp.v5i1.109537Saberes Plurais; Vol. 5 No. 1 (2021): Saberes Plur.; 61-71Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Saberes Plur.; 61-71Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 1 (2021): Saberes Plur.; 61-712525-507X10.54909/sp.v5i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109537/63399Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Pedro Fonseca deTeles, Mauro FernandesDuarte, Ana Cristina SantosVilela, Alba Benemérita AlvesSantos, André Souza dos2023-07-26T15:47:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/109537Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:47:21Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
title AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
spellingShingle AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
Vasconcelos, Pedro Fonseca de
title_short AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
title_full AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
title_fullStr AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
title_sort AVALIAÇÃO FORMATIVA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
author Vasconcelos, Pedro Fonseca de
author_facet Vasconcelos, Pedro Fonseca de
Teles, Mauro Fernandes
Duarte, Ana Cristina Santos
Vilela, Alba Benemérita Alves
Santos, André Souza dos
author_role author
author2 Teles, Mauro Fernandes
Duarte, Ana Cristina Santos
Vilela, Alba Benemérita Alves
Santos, André Souza dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Pedro Fonseca de
Teles, Mauro Fernandes
Duarte, Ana Cristina Santos
Vilela, Alba Benemérita Alves
Santos, André Souza dos
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre os processos de avaliação formativa à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin. Para isso, apresenta um histórico da avaliação formativa com a contribuição de autores como: Scriven (1967); Bloom et al. (1971); Allal (1986); Hadji (1990, 1992, 1994); Abrecht (1994); Brasil (1997); Barreira, Boavida e Araújo (2006). Além disso, discute-se sobre práticas docentes, vantagens e benefícios da avaliação formativa, num processo que envolve alunos, professores e educação. Por fim, desponta-se a contribuição de Edgar Morin e sua Teoria da Complexidade para descrever aspectos que envolvem a avaliação formativa.Palavras-chave: Aprendizagem. Avaliação Formativa. Complexidade. Educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109537
10.54909/sp.v5i1.109537
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109537
identifier_str_mv 10.54909/sp.v5i1.109537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109537/63399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 5 No. 1 (2021): Saberes Plur.; 61-71
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Saberes Plur.; 61-71
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 1 (2021): Saberes Plur.; 61-71
2525-507X
10.54909/sp.v5i1
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388522299654144