EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ubessi, Liamara Denise
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Meneses, Michele Neves, da Silva, Larissa Dall’ Agnol, Coimbra, Valéria Cristina Christello, Kantorski, Luciane Prado, Rocha, Cristianne Maria Famer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
DOI: 10.54909/sp.v5i2.118777
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118777
Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo de formação dos trabalhadores, de natureza participativa, que ocorre no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços, orientada para a melhoria da qualidade na integralidade e equidade no cuidado e acesso à saúde. Este ensaio discorre sobre a EPS como um dos fios que tecem o Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano. E, nesta direção, percorrendo os caminhos da Educação na política pública, das concepções de EPS e do dispositivo do Apoio como ativador de práticas, discute-se sua potência no SUS, ao produzir interferências no paradigma – ainda hegemônico – de medicalização da vida. Ainda, evidencia-se sua contribuição para a garantia do direito à saúde, ao considerar os saberes, em interlocução na produção do comum provisório, experimentando jeitos de ver, viver, sentir e tecer o SUS.Palavras-chave: Educação Permanente. Direito à Saúde. Profissionais de Saúde. Sistema Único de Saúde.
id UFRGS-32_301f942135ea95cac33c43e8df672f0b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/118777
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
spelling EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDEA Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo de formação dos trabalhadores, de natureza participativa, que ocorre no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços, orientada para a melhoria da qualidade na integralidade e equidade no cuidado e acesso à saúde. Este ensaio discorre sobre a EPS como um dos fios que tecem o Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano. E, nesta direção, percorrendo os caminhos da Educação na política pública, das concepções de EPS e do dispositivo do Apoio como ativador de práticas, discute-se sua potência no SUS, ao produzir interferências no paradigma – ainda hegemônico – de medicalização da vida. Ainda, evidencia-se sua contribuição para a garantia do direito à saúde, ao considerar os saberes, em interlocução na produção do comum provisório, experimentando jeitos de ver, viver, sentir e tecer o SUS.Palavras-chave: Educação Permanente. Direito à Saúde. Profissionais de Saúde. Sistema Único de Saúde.Editora da UFRGS2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/11877710.54909/sp.v5i2.118777Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 71-80Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 71-80Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 71-802525-507X10.54909/sp.v5i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118777/65812Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessUbessi, Liamara DeniseMeneses, Michele Nevesda Silva, Larissa Dall’ AgnolCoimbra, Valéria Cristina ChristelloKantorski, Luciane PradoRocha, Cristianne Maria Famer2023-07-26T15:46:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/118777Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:46:57Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
title EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
spellingShingle EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Ubessi, Liamara Denise
Ubessi, Liamara Denise
title_short EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
title_full EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
title_fullStr EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
title_sort EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
author Ubessi, Liamara Denise
author_facet Ubessi, Liamara Denise
Ubessi, Liamara Denise
Meneses, Michele Neves
da Silva, Larissa Dall’ Agnol
Coimbra, Valéria Cristina Christello
Kantorski, Luciane Prado
Rocha, Cristianne Maria Famer
Meneses, Michele Neves
da Silva, Larissa Dall’ Agnol
Coimbra, Valéria Cristina Christello
Kantorski, Luciane Prado
Rocha, Cristianne Maria Famer
author_role author
author2 Meneses, Michele Neves
da Silva, Larissa Dall’ Agnol
Coimbra, Valéria Cristina Christello
Kantorski, Luciane Prado
Rocha, Cristianne Maria Famer
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ubessi, Liamara Denise
Meneses, Michele Neves
da Silva, Larissa Dall’ Agnol
Coimbra, Valéria Cristina Christello
Kantorski, Luciane Prado
Rocha, Cristianne Maria Famer
description A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo de formação dos trabalhadores, de natureza participativa, que ocorre no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços, orientada para a melhoria da qualidade na integralidade e equidade no cuidado e acesso à saúde. Este ensaio discorre sobre a EPS como um dos fios que tecem o Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano. E, nesta direção, percorrendo os caminhos da Educação na política pública, das concepções de EPS e do dispositivo do Apoio como ativador de práticas, discute-se sua potência no SUS, ao produzir interferências no paradigma – ainda hegemônico – de medicalização da vida. Ainda, evidencia-se sua contribuição para a garantia do direito à saúde, ao considerar os saberes, em interlocução na produção do comum provisório, experimentando jeitos de ver, viver, sentir e tecer o SUS.Palavras-chave: Educação Permanente. Direito à Saúde. Profissionais de Saúde. Sistema Único de Saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118777
10.54909/sp.v5i2.118777
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118777
identifier_str_mv 10.54909/sp.v5i2.118777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118777/65812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 71-80
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 71-80
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 71-80
2525-507X
10.54909/sp.v5i2
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1822219016572239872
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.54909/sp.v5i2.118777