EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
DOI: | 10.54909/sp.v5i2.118777 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118777 |
Resumo: | A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo de formação dos trabalhadores, de natureza participativa, que ocorre no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços, orientada para a melhoria da qualidade na integralidade e equidade no cuidado e acesso à saúde. Este ensaio discorre sobre a EPS como um dos fios que tecem o Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano. E, nesta direção, percorrendo os caminhos da Educação na política pública, das concepções de EPS e do dispositivo do Apoio como ativador de práticas, discute-se sua potência no SUS, ao produzir interferências no paradigma – ainda hegemônico – de medicalização da vida. Ainda, evidencia-se sua contribuição para a garantia do direito à saúde, ao considerar os saberes, em interlocução na produção do comum provisório, experimentando jeitos de ver, viver, sentir e tecer o SUS.Palavras-chave: Educação Permanente. Direito à Saúde. Profissionais de Saúde. Sistema Único de Saúde. |
id |
UFRGS-32_301f942135ea95cac33c43e8df672f0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/118777 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
spelling |
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDEA Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo de formação dos trabalhadores, de natureza participativa, que ocorre no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços, orientada para a melhoria da qualidade na integralidade e equidade no cuidado e acesso à saúde. Este ensaio discorre sobre a EPS como um dos fios que tecem o Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano. E, nesta direção, percorrendo os caminhos da Educação na política pública, das concepções de EPS e do dispositivo do Apoio como ativador de práticas, discute-se sua potência no SUS, ao produzir interferências no paradigma – ainda hegemônico – de medicalização da vida. Ainda, evidencia-se sua contribuição para a garantia do direito à saúde, ao considerar os saberes, em interlocução na produção do comum provisório, experimentando jeitos de ver, viver, sentir e tecer o SUS.Palavras-chave: Educação Permanente. Direito à Saúde. Profissionais de Saúde. Sistema Único de Saúde.Editora da UFRGS2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/11877710.54909/sp.v5i2.118777Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 71-80Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 71-80Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 71-802525-507X10.54909/sp.v5i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118777/65812Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessUbessi, Liamara DeniseMeneses, Michele Nevesda Silva, Larissa Dall’ AgnolCoimbra, Valéria Cristina ChristelloKantorski, Luciane PradoRocha, Cristianne Maria Famer2023-07-26T15:46:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/118777Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:46:57Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE |
title |
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Ubessi, Liamara Denise Ubessi, Liamara Denise |
title_short |
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE |
title_full |
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE |
title_sort |
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE |
author |
Ubessi, Liamara Denise |
author_facet |
Ubessi, Liamara Denise Ubessi, Liamara Denise Meneses, Michele Neves da Silva, Larissa Dall’ Agnol Coimbra, Valéria Cristina Christello Kantorski, Luciane Prado Rocha, Cristianne Maria Famer Meneses, Michele Neves da Silva, Larissa Dall’ Agnol Coimbra, Valéria Cristina Christello Kantorski, Luciane Prado Rocha, Cristianne Maria Famer |
author_role |
author |
author2 |
Meneses, Michele Neves da Silva, Larissa Dall’ Agnol Coimbra, Valéria Cristina Christello Kantorski, Luciane Prado Rocha, Cristianne Maria Famer |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ubessi, Liamara Denise Meneses, Michele Neves da Silva, Larissa Dall’ Agnol Coimbra, Valéria Cristina Christello Kantorski, Luciane Prado Rocha, Cristianne Maria Famer |
description |
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo de formação dos trabalhadores, de natureza participativa, que ocorre no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços, orientada para a melhoria da qualidade na integralidade e equidade no cuidado e acesso à saúde. Este ensaio discorre sobre a EPS como um dos fios que tecem o Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano. E, nesta direção, percorrendo os caminhos da Educação na política pública, das concepções de EPS e do dispositivo do Apoio como ativador de práticas, discute-se sua potência no SUS, ao produzir interferências no paradigma – ainda hegemônico – de medicalização da vida. Ainda, evidencia-se sua contribuição para a garantia do direito à saúde, ao considerar os saberes, em interlocução na produção do comum provisório, experimentando jeitos de ver, viver, sentir e tecer o SUS.Palavras-chave: Educação Permanente. Direito à Saúde. Profissionais de Saúde. Sistema Único de Saúde. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118777 10.54909/sp.v5i2.118777 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118777 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v5i2.118777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118777/65812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 71-80 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 71-80 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 71-80 2525-507X 10.54909/sp.v5i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1822219016572239872 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.54909/sp.v5i2.118777 |