REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98148 |
Resumo: | Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre a Rede de Atenção e Ensino da Gerência Distrital Centro, que se originou do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 8 representantes da Atenção Básica, do CEO Santa Marta e estudantes. Houve também uma roda de conversa com 18 participantes. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que na rede de saúde bucal da gerência distrital Centro de Porto Alegre, a integração ensino-serviço tem produzido o trabalho vivo de forma criativa, promotora do entrelaçamento de novas conexões entre os atores das equipes da atenção primária e especializada, e entre as equipes e a comunidade, a quem direciona novos olhares. Os sujeitos desta integração promovem contatos, cooperação e complementaridade nos itinerários da atenção, aumentam a capacidade de intervenção na rede e ampliam as possibilidades de gerar espaços para a educação transformadora, dirigidas à atuação no território, ainda que de forma incipiente neste momento. Como plano de produção de novas formas de pensar e existir no trabalho, a integração ensino-saúde transforma as práticas de cuidado e ativa processos de subjetivação singulares e coletivos, que catalisam o modo de funcionamento da rede, contribuindo na qualificação do cuidado em saúde. |
id |
UFRGS-32_31bcd43c245f023be5c4164f47a763d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/98148 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RSEste número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre a Rede de Atenção e Ensino da Gerência Distrital Centro, que se originou do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 8 representantes da Atenção Básica, do CEO Santa Marta e estudantes. Houve também uma roda de conversa com 18 participantes. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que na rede de saúde bucal da gerência distrital Centro de Porto Alegre, a integração ensino-serviço tem produzido o trabalho vivo de forma criativa, promotora do entrelaçamento de novas conexões entre os atores das equipes da atenção primária e especializada, e entre as equipes e a comunidade, a quem direciona novos olhares. Os sujeitos desta integração promovem contatos, cooperação e complementaridade nos itinerários da atenção, aumentam a capacidade de intervenção na rede e ampliam as possibilidades de gerar espaços para a educação transformadora, dirigidas à atuação no território, ainda que de forma incipiente neste momento. Como plano de produção de novas formas de pensar e existir no trabalho, a integração ensino-saúde transforma as práticas de cuidado e ativa processos de subjetivação singulares e coletivos, que catalisam o modo de funcionamento da rede, contribuindo na qualificação do cuidado em saúde.Editora da UFRGS2019-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/9814810.54909/sp.v3i2.98148Saberes Plurais; Vol. 3 No. 2 (2019): Saberes Plur.; 96-100Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Saberes Plur.; 96-100Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 3 n. 2 (2019): Saberes Plur.; 96-1002525-507X10.54909/sp.v3i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98148/55448Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiaz, Bianca Menna RuizWarmling, Cristine MariaBardwaldt, Caroline KonzgenPires, Fabiana Schneider2023-07-26T15:49:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/98148Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:49Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS |
title |
REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS |
spellingShingle |
REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS Diaz, Bianca Menna Ruiz |
title_short |
REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS |
title_full |
REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS |
title_fullStr |
REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS |
title_full_unstemmed |
REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS |
title_sort |
REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS |
author |
Diaz, Bianca Menna Ruiz |
author_facet |
Diaz, Bianca Menna Ruiz Warmling, Cristine Maria Bardwaldt, Caroline Konzgen Pires, Fabiana Schneider |
author_role |
author |
author2 |
Warmling, Cristine Maria Bardwaldt, Caroline Konzgen Pires, Fabiana Schneider |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diaz, Bianca Menna Ruiz Warmling, Cristine Maria Bardwaldt, Caroline Konzgen Pires, Fabiana Schneider |
description |
Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre a Rede de Atenção e Ensino da Gerência Distrital Centro, que se originou do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 8 representantes da Atenção Básica, do CEO Santa Marta e estudantes. Houve também uma roda de conversa com 18 participantes. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que na rede de saúde bucal da gerência distrital Centro de Porto Alegre, a integração ensino-serviço tem produzido o trabalho vivo de forma criativa, promotora do entrelaçamento de novas conexões entre os atores das equipes da atenção primária e especializada, e entre as equipes e a comunidade, a quem direciona novos olhares. Os sujeitos desta integração promovem contatos, cooperação e complementaridade nos itinerários da atenção, aumentam a capacidade de intervenção na rede e ampliam as possibilidades de gerar espaços para a educação transformadora, dirigidas à atuação no território, ainda que de forma incipiente neste momento. Como plano de produção de novas formas de pensar e existir no trabalho, a integração ensino-saúde transforma as práticas de cuidado e ativa processos de subjetivação singulares e coletivos, que catalisam o modo de funcionamento da rede, contribuindo na qualificação do cuidado em saúde. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98148 10.54909/sp.v3i2.98148 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98148 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v3i2.98148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98148/55448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 3 No. 2 (2019): Saberes Plur.; 96-100 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Saberes Plur.; 96-100 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 3 n. 2 (2019): Saberes Plur.; 96-100 2525-507X 10.54909/sp.v3i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388521930555392 |