REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diaz, Bianca Menna Ruiz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Warmling, Cristine Maria, Bardwaldt, Caroline Konzgen, Pires, Fabiana Schneider
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98148
Resumo: Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre a Rede de Atenção e Ensino da Gerência Distrital Centro, que se originou do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 8 representantes da Atenção Básica, do CEO Santa Marta e estudantes. Houve também uma roda de conversa com 18 participantes. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que na rede de saúde bucal da gerência distrital Centro de Porto Alegre, a integração ensino-serviço tem produzido o trabalho vivo de forma criativa, promotora do entrelaçamento de novas conexões entre os atores das equipes da atenção primária e especializada, e entre as equipes e a comunidade, a quem direciona novos olhares. Os sujeitos desta integração promovem contatos, cooperação e complementaridade nos itinerários da atenção, aumentam a capacidade de intervenção na rede e ampliam as possibilidades de gerar espaços para a educação transformadora, dirigidas à atuação no território, ainda que de forma incipiente neste momento. Como plano de produção de novas formas de pensar e existir no trabalho, a integração ensino-saúde transforma as práticas de cuidado e ativa processos de subjetivação singulares e coletivos, que catalisam o modo de funcionamento da rede, contribuindo na qualificação do cuidado em saúde.
id UFRGS-32_31bcd43c245f023be5c4164f47a763d7
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/98148
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RSEste número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre a Rede de Atenção e Ensino da Gerência Distrital Centro, que se originou do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 8 representantes da Atenção Básica, do CEO Santa Marta e estudantes. Houve também uma roda de conversa com 18 participantes. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que na rede de saúde bucal da gerência distrital Centro de Porto Alegre, a integração ensino-serviço tem produzido o trabalho vivo de forma criativa, promotora do entrelaçamento de novas conexões entre os atores das equipes da atenção primária e especializada, e entre as equipes e a comunidade, a quem direciona novos olhares. Os sujeitos desta integração promovem contatos, cooperação e complementaridade nos itinerários da atenção, aumentam a capacidade de intervenção na rede e ampliam as possibilidades de gerar espaços para a educação transformadora, dirigidas à atuação no território, ainda que de forma incipiente neste momento. Como plano de produção de novas formas de pensar e existir no trabalho, a integração ensino-saúde transforma as práticas de cuidado e ativa processos de subjetivação singulares e coletivos, que catalisam o modo de funcionamento da rede, contribuindo na qualificação do cuidado em saúde.Editora da UFRGS2019-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/9814810.54909/sp.v3i2.98148Saberes Plurais; Vol. 3 No. 2 (2019): Saberes Plur.; 96-100Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Saberes Plur.; 96-100Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 3 n. 2 (2019): Saberes Plur.; 96-1002525-507X10.54909/sp.v3i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98148/55448Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiaz, Bianca Menna RuizWarmling, Cristine MariaBardwaldt, Caroline KonzgenPires, Fabiana Schneider2023-07-26T15:49:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/98148Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:49Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS
title REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS
spellingShingle REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS
Diaz, Bianca Menna Ruiz
title_short REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS
title_full REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS
title_fullStr REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS
title_full_unstemmed REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS
title_sort REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA CENTRO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS
author Diaz, Bianca Menna Ruiz
author_facet Diaz, Bianca Menna Ruiz
Warmling, Cristine Maria
Bardwaldt, Caroline Konzgen
Pires, Fabiana Schneider
author_role author
author2 Warmling, Cristine Maria
Bardwaldt, Caroline Konzgen
Pires, Fabiana Schneider
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diaz, Bianca Menna Ruiz
Warmling, Cristine Maria
Bardwaldt, Caroline Konzgen
Pires, Fabiana Schneider
description Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre a Rede de Atenção e Ensino da Gerência Distrital Centro, que se originou do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 8 representantes da Atenção Básica, do CEO Santa Marta e estudantes. Houve também uma roda de conversa com 18 participantes. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que na rede de saúde bucal da gerência distrital Centro de Porto Alegre, a integração ensino-serviço tem produzido o trabalho vivo de forma criativa, promotora do entrelaçamento de novas conexões entre os atores das equipes da atenção primária e especializada, e entre as equipes e a comunidade, a quem direciona novos olhares. Os sujeitos desta integração promovem contatos, cooperação e complementaridade nos itinerários da atenção, aumentam a capacidade de intervenção na rede e ampliam as possibilidades de gerar espaços para a educação transformadora, dirigidas à atuação no território, ainda que de forma incipiente neste momento. Como plano de produção de novas formas de pensar e existir no trabalho, a integração ensino-saúde transforma as práticas de cuidado e ativa processos de subjetivação singulares e coletivos, que catalisam o modo de funcionamento da rede, contribuindo na qualificação do cuidado em saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98148
10.54909/sp.v3i2.98148
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98148
identifier_str_mv 10.54909/sp.v3i2.98148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98148/55448
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 3 No. 2 (2019): Saberes Plur.; 96-100
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Saberes Plur.; 96-100
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 3 n. 2 (2019): Saberes Plur.; 96-100
2525-507X
10.54909/sp.v3i2
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388521930555392