INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sabrina Lacerda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Machado, Carmen Lucia Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88879
Resumo: O presente trabalho é um dos produtos oriundos da dissertação de mestrado intitulada Inserções da urgência e emergência no cotidiano das pessoas: uma história de vida. O vídeo compila imagens da minha trajetória profissional como socorrista do SAMU cansada de encontrar crianças engasgadas sem vida e mães desesperadas. Ou, idosos com fraturas de fêmur durante as madrugadas, porque suas casas estão cheias de tapetes e dormem sem nenhuma luz de apoio para enxergar nas caminhadas até o banheiro. Então pendurei o macacão e embarquei numa viagem sem volta para o universo da educação. Mas não num movimento tradicional, verticalizado. Mas, sim horizontal, onde os processos de ensino e aprendizagem fluem como mares que vão e vem. As imagens que compõem o vídeo são uma pequena parcela das atividades de ensino na saúde que realizei. Nessas ações descobri que não consigo separar o fazer educação do fazer enfermagem e num evento uma professora de dança me denominou Educandeira, aceitei o termo. Pois é o que sou uma educadora enfermeira. Sendo assim, espero que esse vídeo sensibilize outros enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos entre outros profissionais da saúde que dentro dos seus cotidianos extrapolam a assistência e embarque na educação. Num processo comprometido ensinar e aprender. Sempre com o cuidado de garantir a dignidade humana.
id UFRGS-32_32f1af5fe1ce4b38fd81e532bebfefbe
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/88879
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDAO presente trabalho é um dos produtos oriundos da dissertação de mestrado intitulada Inserções da urgência e emergência no cotidiano das pessoas: uma história de vida. O vídeo compila imagens da minha trajetória profissional como socorrista do SAMU cansada de encontrar crianças engasgadas sem vida e mães desesperadas. Ou, idosos com fraturas de fêmur durante as madrugadas, porque suas casas estão cheias de tapetes e dormem sem nenhuma luz de apoio para enxergar nas caminhadas até o banheiro. Então pendurei o macacão e embarquei numa viagem sem volta para o universo da educação. Mas não num movimento tradicional, verticalizado. Mas, sim horizontal, onde os processos de ensino e aprendizagem fluem como mares que vão e vem. As imagens que compõem o vídeo são uma pequena parcela das atividades de ensino na saúde que realizei. Nessas ações descobri que não consigo separar o fazer educação do fazer enfermagem e num evento uma professora de dança me denominou Educandeira, aceitei o termo. Pois é o que sou uma educadora enfermeira. Sendo assim, espero que esse vídeo sensibilize outros enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos entre outros profissionais da saúde que dentro dos seus cotidianos extrapolam a assistência e embarque na educação. Num processo comprometido ensinar e aprender. Sempre com o cuidado de garantir a dignidade humana.Editora da UFRGS2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/8887910.54909/sp.v2i1.88879Saberes Plurais; Vol. 2 No. 1 (2018): Saberes Plur.; 17-17Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Saberes Plur.; 17-17Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 1 (2018): Saberes Plur.; 17-172525-507X10.54909/sp.v2i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88879/51261Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sabrina LacerdaMachado, Carmen Lucia Bezerra2023-07-26T15:49:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/88879Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:49:45Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA
title INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA
spellingShingle INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA
Silva, Sabrina Lacerda
title_short INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA
title_full INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA
title_fullStr INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA
title_full_unstemmed INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA
title_sort INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA
author Silva, Sabrina Lacerda
author_facet Silva, Sabrina Lacerda
Machado, Carmen Lucia Bezerra
author_role author
author2 Machado, Carmen Lucia Bezerra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sabrina Lacerda
Machado, Carmen Lucia Bezerra
description O presente trabalho é um dos produtos oriundos da dissertação de mestrado intitulada Inserções da urgência e emergência no cotidiano das pessoas: uma história de vida. O vídeo compila imagens da minha trajetória profissional como socorrista do SAMU cansada de encontrar crianças engasgadas sem vida e mães desesperadas. Ou, idosos com fraturas de fêmur durante as madrugadas, porque suas casas estão cheias de tapetes e dormem sem nenhuma luz de apoio para enxergar nas caminhadas até o banheiro. Então pendurei o macacão e embarquei numa viagem sem volta para o universo da educação. Mas não num movimento tradicional, verticalizado. Mas, sim horizontal, onde os processos de ensino e aprendizagem fluem como mares que vão e vem. As imagens que compõem o vídeo são uma pequena parcela das atividades de ensino na saúde que realizei. Nessas ações descobri que não consigo separar o fazer educação do fazer enfermagem e num evento uma professora de dança me denominou Educandeira, aceitei o termo. Pois é o que sou uma educadora enfermeira. Sendo assim, espero que esse vídeo sensibilize outros enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos entre outros profissionais da saúde que dentro dos seus cotidianos extrapolam a assistência e embarque na educação. Num processo comprometido ensinar e aprender. Sempre com o cuidado de garantir a dignidade humana.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88879
10.54909/sp.v2i1.88879
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88879
identifier_str_mv 10.54909/sp.v2i1.88879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88879/51261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 2 No. 1 (2018): Saberes Plur.; 17-17
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Saberes Plur.; 17-17
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 1 (2018): Saberes Plur.; 17-17
2525-507X
10.54909/sp.v2i1
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388521858203648