INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88879 |
Resumo: | O presente trabalho é um dos produtos oriundos da dissertação de mestrado intitulada Inserções da urgência e emergência no cotidiano das pessoas: uma história de vida. O vídeo compila imagens da minha trajetória profissional como socorrista do SAMU cansada de encontrar crianças engasgadas sem vida e mães desesperadas. Ou, idosos com fraturas de fêmur durante as madrugadas, porque suas casas estão cheias de tapetes e dormem sem nenhuma luz de apoio para enxergar nas caminhadas até o banheiro. Então pendurei o macacão e embarquei numa viagem sem volta para o universo da educação. Mas não num movimento tradicional, verticalizado. Mas, sim horizontal, onde os processos de ensino e aprendizagem fluem como mares que vão e vem. As imagens que compõem o vídeo são uma pequena parcela das atividades de ensino na saúde que realizei. Nessas ações descobri que não consigo separar o fazer educação do fazer enfermagem e num evento uma professora de dança me denominou Educandeira, aceitei o termo. Pois é o que sou uma educadora enfermeira. Sendo assim, espero que esse vídeo sensibilize outros enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos entre outros profissionais da saúde que dentro dos seus cotidianos extrapolam a assistência e embarque na educação. Num processo comprometido ensinar e aprender. Sempre com o cuidado de garantir a dignidade humana. |
id |
UFRGS-32_32f1af5fe1ce4b38fd81e532bebfefbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/88879 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDAO presente trabalho é um dos produtos oriundos da dissertação de mestrado intitulada Inserções da urgência e emergência no cotidiano das pessoas: uma história de vida. O vídeo compila imagens da minha trajetória profissional como socorrista do SAMU cansada de encontrar crianças engasgadas sem vida e mães desesperadas. Ou, idosos com fraturas de fêmur durante as madrugadas, porque suas casas estão cheias de tapetes e dormem sem nenhuma luz de apoio para enxergar nas caminhadas até o banheiro. Então pendurei o macacão e embarquei numa viagem sem volta para o universo da educação. Mas não num movimento tradicional, verticalizado. Mas, sim horizontal, onde os processos de ensino e aprendizagem fluem como mares que vão e vem. As imagens que compõem o vídeo são uma pequena parcela das atividades de ensino na saúde que realizei. Nessas ações descobri que não consigo separar o fazer educação do fazer enfermagem e num evento uma professora de dança me denominou Educandeira, aceitei o termo. Pois é o que sou uma educadora enfermeira. Sendo assim, espero que esse vídeo sensibilize outros enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos entre outros profissionais da saúde que dentro dos seus cotidianos extrapolam a assistência e embarque na educação. Num processo comprometido ensinar e aprender. Sempre com o cuidado de garantir a dignidade humana.Editora da UFRGS2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/8887910.54909/sp.v2i1.88879Saberes Plurais; Vol. 2 No. 1 (2018): Saberes Plur.; 17-17Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Saberes Plur.; 17-17Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 1 (2018): Saberes Plur.; 17-172525-507X10.54909/sp.v2i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88879/51261Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sabrina LacerdaMachado, Carmen Lucia Bezerra2023-07-26T15:49:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/88879Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:49:45Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA |
title |
INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA |
spellingShingle |
INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA Silva, Sabrina Lacerda |
title_short |
INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA |
title_full |
INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA |
title_fullStr |
INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA |
title_full_unstemmed |
INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA |
title_sort |
INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA |
author |
Silva, Sabrina Lacerda |
author_facet |
Silva, Sabrina Lacerda Machado, Carmen Lucia Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Carmen Lucia Bezerra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sabrina Lacerda Machado, Carmen Lucia Bezerra |
description |
O presente trabalho é um dos produtos oriundos da dissertação de mestrado intitulada Inserções da urgência e emergência no cotidiano das pessoas: uma história de vida. O vídeo compila imagens da minha trajetória profissional como socorrista do SAMU cansada de encontrar crianças engasgadas sem vida e mães desesperadas. Ou, idosos com fraturas de fêmur durante as madrugadas, porque suas casas estão cheias de tapetes e dormem sem nenhuma luz de apoio para enxergar nas caminhadas até o banheiro. Então pendurei o macacão e embarquei numa viagem sem volta para o universo da educação. Mas não num movimento tradicional, verticalizado. Mas, sim horizontal, onde os processos de ensino e aprendizagem fluem como mares que vão e vem. As imagens que compõem o vídeo são uma pequena parcela das atividades de ensino na saúde que realizei. Nessas ações descobri que não consigo separar o fazer educação do fazer enfermagem e num evento uma professora de dança me denominou Educandeira, aceitei o termo. Pois é o que sou uma educadora enfermeira. Sendo assim, espero que esse vídeo sensibilize outros enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos entre outros profissionais da saúde que dentro dos seus cotidianos extrapolam a assistência e embarque na educação. Num processo comprometido ensinar e aprender. Sempre com o cuidado de garantir a dignidade humana. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88879 10.54909/sp.v2i1.88879 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88879 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v2i1.88879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88879/51261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 2 No. 1 (2018): Saberes Plur.; 17-17 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Saberes Plur.; 17-17 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 1 (2018): Saberes Plur.; 17-17 2525-507X 10.54909/sp.v2i1 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388521858203648 |