O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Theisen, Margit Elena
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rosa, Roger dos Santos, Mueller, Marta Regina, Pastoriz, Liliane Dreyer da Silva, de Oliveira Martins, Bruno Luís, Sauter, Leonardo Thomaz, Mendes, Radharani Malheiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
DOI: 10.54909/sp.v2i1.88876
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88876
Resumo: Descreve-se a experiência de um projeto de extensão universitária aninhado no trabalho de conclusão de Mestrado Profissional denominado Tópicos sobre o Sistema de Único de Saúde (SUS) para alunos do Ensino Fundamental. Trabalhar com técnicas criativas e promover a utilização da ludicidade em processos pedagógicos com crianças, incluindo uma personagem indutora e promotora do estudo sobre o SUS, o “SUSinho”, pode facilitar o ensino no ambiente escolar (ALMEIDA et al., 2011; OLIVEIRA, 2010). O objetivo foi estimular a aprendizagem sobre o SUS para alunos do Ensino Fundamental, ocorreu de março a julho de 2018 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay, em Santa Cruz do Sul-RS. As práticas educativas foram organizadas para 133 alunos de 6 turmas do Ensino Fundamental (2 turmas de manhã e tarde do 3º ao 5º ano) com docente único por turma. As aulas foram ministradas por uma mestranda do PPG Ensino na Saúde/UFRGS e docentes da escola uma vez por semana (50 minutos por turma em 18 aulas), totalizando 108 horas/aulas. A intervenção em sala de aula ocorreu com utilização de recursos didáticos ludopedagógicos como jogos, história em quadrinhos, caça-palavras, enigma, vídeos, desenhos e canções. As atividades foram registradas em caderno de campo. As avaliações aconteceram de forma observacional, processual e contínua durante a execução do projeto, além das avaliações individuais (discente/docente) em planilha específica referente aos temas e conteúdos desenvolvidos, a serem considerados como Fácil, Médio ou Difícil. Desenvolveu-se uma personagem denominada “SUSinho”. Solicitou-se a alunos e docentes que escrevessem até três palavras (positivas e negativas - sugeridas e escritas no quadro) sobre o sentimento de interação e/ou afeição com a personagem. Foram avaliados os conhecimentos adquiridos em uma gincana (22 questões) que reuniu conjuntamente as turmas da manhã e as da tarde.
id UFRGS-32_5638c8e0f93fb0d180512cd106559abe
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/88876
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
spelling O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTALDescreve-se a experiência de um projeto de extensão universitária aninhado no trabalho de conclusão de Mestrado Profissional denominado Tópicos sobre o Sistema de Único de Saúde (SUS) para alunos do Ensino Fundamental. Trabalhar com técnicas criativas e promover a utilização da ludicidade em processos pedagógicos com crianças, incluindo uma personagem indutora e promotora do estudo sobre o SUS, o “SUSinho”, pode facilitar o ensino no ambiente escolar (ALMEIDA et al., 2011; OLIVEIRA, 2010). O objetivo foi estimular a aprendizagem sobre o SUS para alunos do Ensino Fundamental, ocorreu de março a julho de 2018 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay, em Santa Cruz do Sul-RS. As práticas educativas foram organizadas para 133 alunos de 6 turmas do Ensino Fundamental (2 turmas de manhã e tarde do 3º ao 5º ano) com docente único por turma. As aulas foram ministradas por uma mestranda do PPG Ensino na Saúde/UFRGS e docentes da escola uma vez por semana (50 minutos por turma em 18 aulas), totalizando 108 horas/aulas. A intervenção em sala de aula ocorreu com utilização de recursos didáticos ludopedagógicos como jogos, história em quadrinhos, caça-palavras, enigma, vídeos, desenhos e canções. As atividades foram registradas em caderno de campo. As avaliações aconteceram de forma observacional, processual e contínua durante a execução do projeto, além das avaliações individuais (discente/docente) em planilha específica referente aos temas e conteúdos desenvolvidos, a serem considerados como Fácil, Médio ou Difícil. Desenvolveu-se uma personagem denominada “SUSinho”. Solicitou-se a alunos e docentes que escrevessem até três palavras (positivas e negativas - sugeridas e escritas no quadro) sobre o sentimento de interação e/ou afeição com a personagem. Foram avaliados os conhecimentos adquiridos em uma gincana (22 questões) que reuniu conjuntamente as turmas da manhã e as da tarde.Editora da UFRGS2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/8887610.54909/sp.v2i1.88876Saberes Plurais; Vol. 2 No. 1 (2018): Saberes Plur.; 14-15Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Saberes Plur.; 14-15Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 1 (2018): Saberes Plur.; 14-152525-507X10.54909/sp.v2i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88876/51246Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTheisen, Margit ElenaRosa, Roger dos SantosMueller, Marta ReginaPastoriz, Liliane Dreyer da Silvade Oliveira Martins, Bruno LuísSauter, Leonardo ThomazMendes, Radharani Malheiros2023-07-26T15:49:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/88876Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:49:45Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL
O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Theisen, Margit Elena
Theisen, Margit Elena
title_short O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL
O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL
O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Theisen, Margit Elena
author_facet Theisen, Margit Elena
Theisen, Margit Elena
Rosa, Roger dos Santos
Mueller, Marta Regina
Pastoriz, Liliane Dreyer da Silva
de Oliveira Martins, Bruno Luís
Sauter, Leonardo Thomaz
Mendes, Radharani Malheiros
Rosa, Roger dos Santos
Mueller, Marta Regina
Pastoriz, Liliane Dreyer da Silva
de Oliveira Martins, Bruno Luís
Sauter, Leonardo Thomaz
Mendes, Radharani Malheiros
author_role author
author2 Rosa, Roger dos Santos
Mueller, Marta Regina
Pastoriz, Liliane Dreyer da Silva
de Oliveira Martins, Bruno Luís
Sauter, Leonardo Thomaz
Mendes, Radharani Malheiros
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Theisen, Margit Elena
Rosa, Roger dos Santos
Mueller, Marta Regina
Pastoriz, Liliane Dreyer da Silva
de Oliveira Martins, Bruno Luís
Sauter, Leonardo Thomaz
Mendes, Radharani Malheiros
description Descreve-se a experiência de um projeto de extensão universitária aninhado no trabalho de conclusão de Mestrado Profissional denominado Tópicos sobre o Sistema de Único de Saúde (SUS) para alunos do Ensino Fundamental. Trabalhar com técnicas criativas e promover a utilização da ludicidade em processos pedagógicos com crianças, incluindo uma personagem indutora e promotora do estudo sobre o SUS, o “SUSinho”, pode facilitar o ensino no ambiente escolar (ALMEIDA et al., 2011; OLIVEIRA, 2010). O objetivo foi estimular a aprendizagem sobre o SUS para alunos do Ensino Fundamental, ocorreu de março a julho de 2018 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay, em Santa Cruz do Sul-RS. As práticas educativas foram organizadas para 133 alunos de 6 turmas do Ensino Fundamental (2 turmas de manhã e tarde do 3º ao 5º ano) com docente único por turma. As aulas foram ministradas por uma mestranda do PPG Ensino na Saúde/UFRGS e docentes da escola uma vez por semana (50 minutos por turma em 18 aulas), totalizando 108 horas/aulas. A intervenção em sala de aula ocorreu com utilização de recursos didáticos ludopedagógicos como jogos, história em quadrinhos, caça-palavras, enigma, vídeos, desenhos e canções. As atividades foram registradas em caderno de campo. As avaliações aconteceram de forma observacional, processual e contínua durante a execução do projeto, além das avaliações individuais (discente/docente) em planilha específica referente aos temas e conteúdos desenvolvidos, a serem considerados como Fácil, Médio ou Difícil. Desenvolveu-se uma personagem denominada “SUSinho”. Solicitou-se a alunos e docentes que escrevessem até três palavras (positivas e negativas - sugeridas e escritas no quadro) sobre o sentimento de interação e/ou afeição com a personagem. Foram avaliados os conhecimentos adquiridos em uma gincana (22 questões) que reuniu conjuntamente as turmas da manhã e as da tarde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88876
10.54909/sp.v2i1.88876
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88876
identifier_str_mv 10.54909/sp.v2i1.88876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88876/51246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 2 No. 1 (2018): Saberes Plur.; 14-15
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Saberes Plur.; 14-15
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 1 (2018): Saberes Plur.; 14-15
2525-507X
10.54909/sp.v2i1
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1822219016475770880
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.54909/sp.v2i1.88876