O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
DOI: | 10.54909/sp.v2i1.88876 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88876 |
Resumo: | Descreve-se a experiência de um projeto de extensão universitária aninhado no trabalho de conclusão de Mestrado Profissional denominado Tópicos sobre o Sistema de Único de Saúde (SUS) para alunos do Ensino Fundamental. Trabalhar com técnicas criativas e promover a utilização da ludicidade em processos pedagógicos com crianças, incluindo uma personagem indutora e promotora do estudo sobre o SUS, o “SUSinho”, pode facilitar o ensino no ambiente escolar (ALMEIDA et al., 2011; OLIVEIRA, 2010). O objetivo foi estimular a aprendizagem sobre o SUS para alunos do Ensino Fundamental, ocorreu de março a julho de 2018 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay, em Santa Cruz do Sul-RS. As práticas educativas foram organizadas para 133 alunos de 6 turmas do Ensino Fundamental (2 turmas de manhã e tarde do 3º ao 5º ano) com docente único por turma. As aulas foram ministradas por uma mestranda do PPG Ensino na Saúde/UFRGS e docentes da escola uma vez por semana (50 minutos por turma em 18 aulas), totalizando 108 horas/aulas. A intervenção em sala de aula ocorreu com utilização de recursos didáticos ludopedagógicos como jogos, história em quadrinhos, caça-palavras, enigma, vídeos, desenhos e canções. As atividades foram registradas em caderno de campo. As avaliações aconteceram de forma observacional, processual e contínua durante a execução do projeto, além das avaliações individuais (discente/docente) em planilha específica referente aos temas e conteúdos desenvolvidos, a serem considerados como Fácil, Médio ou Difícil. Desenvolveu-se uma personagem denominada “SUSinho”. Solicitou-se a alunos e docentes que escrevessem até três palavras (positivas e negativas - sugeridas e escritas no quadro) sobre o sentimento de interação e/ou afeição com a personagem. Foram avaliados os conhecimentos adquiridos em uma gincana (22 questões) que reuniu conjuntamente as turmas da manhã e as da tarde. |
id |
UFRGS-32_5638c8e0f93fb0d180512cd106559abe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/88876 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
spelling |
O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTALDescreve-se a experiência de um projeto de extensão universitária aninhado no trabalho de conclusão de Mestrado Profissional denominado Tópicos sobre o Sistema de Único de Saúde (SUS) para alunos do Ensino Fundamental. Trabalhar com técnicas criativas e promover a utilização da ludicidade em processos pedagógicos com crianças, incluindo uma personagem indutora e promotora do estudo sobre o SUS, o “SUSinho”, pode facilitar o ensino no ambiente escolar (ALMEIDA et al., 2011; OLIVEIRA, 2010). O objetivo foi estimular a aprendizagem sobre o SUS para alunos do Ensino Fundamental, ocorreu de março a julho de 2018 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay, em Santa Cruz do Sul-RS. As práticas educativas foram organizadas para 133 alunos de 6 turmas do Ensino Fundamental (2 turmas de manhã e tarde do 3º ao 5º ano) com docente único por turma. As aulas foram ministradas por uma mestranda do PPG Ensino na Saúde/UFRGS e docentes da escola uma vez por semana (50 minutos por turma em 18 aulas), totalizando 108 horas/aulas. A intervenção em sala de aula ocorreu com utilização de recursos didáticos ludopedagógicos como jogos, história em quadrinhos, caça-palavras, enigma, vídeos, desenhos e canções. As atividades foram registradas em caderno de campo. As avaliações aconteceram de forma observacional, processual e contínua durante a execução do projeto, além das avaliações individuais (discente/docente) em planilha específica referente aos temas e conteúdos desenvolvidos, a serem considerados como Fácil, Médio ou Difícil. Desenvolveu-se uma personagem denominada “SUSinho”. Solicitou-se a alunos e docentes que escrevessem até três palavras (positivas e negativas - sugeridas e escritas no quadro) sobre o sentimento de interação e/ou afeição com a personagem. Foram avaliados os conhecimentos adquiridos em uma gincana (22 questões) que reuniu conjuntamente as turmas da manhã e as da tarde.Editora da UFRGS2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/8887610.54909/sp.v2i1.88876Saberes Plurais; Vol. 2 No. 1 (2018): Saberes Plur.; 14-15Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Saberes Plur.; 14-15Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 1 (2018): Saberes Plur.; 14-152525-507X10.54909/sp.v2i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88876/51246Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTheisen, Margit ElenaRosa, Roger dos SantosMueller, Marta ReginaPastoriz, Liliane Dreyer da Silvade Oliveira Martins, Bruno LuísSauter, Leonardo ThomazMendes, Radharani Malheiros2023-07-26T15:49:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/88876Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:49:45Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL Theisen, Margit Elena Theisen, Margit Elena |
title_short |
O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
O “SUSINHO” – PERSONAGEM PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SOBRE O SUS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Theisen, Margit Elena |
author_facet |
Theisen, Margit Elena Theisen, Margit Elena Rosa, Roger dos Santos Mueller, Marta Regina Pastoriz, Liliane Dreyer da Silva de Oliveira Martins, Bruno Luís Sauter, Leonardo Thomaz Mendes, Radharani Malheiros Rosa, Roger dos Santos Mueller, Marta Regina Pastoriz, Liliane Dreyer da Silva de Oliveira Martins, Bruno Luís Sauter, Leonardo Thomaz Mendes, Radharani Malheiros |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Roger dos Santos Mueller, Marta Regina Pastoriz, Liliane Dreyer da Silva de Oliveira Martins, Bruno Luís Sauter, Leonardo Thomaz Mendes, Radharani Malheiros |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Theisen, Margit Elena Rosa, Roger dos Santos Mueller, Marta Regina Pastoriz, Liliane Dreyer da Silva de Oliveira Martins, Bruno Luís Sauter, Leonardo Thomaz Mendes, Radharani Malheiros |
description |
Descreve-se a experiência de um projeto de extensão universitária aninhado no trabalho de conclusão de Mestrado Profissional denominado Tópicos sobre o Sistema de Único de Saúde (SUS) para alunos do Ensino Fundamental. Trabalhar com técnicas criativas e promover a utilização da ludicidade em processos pedagógicos com crianças, incluindo uma personagem indutora e promotora do estudo sobre o SUS, o “SUSinho”, pode facilitar o ensino no ambiente escolar (ALMEIDA et al., 2011; OLIVEIRA, 2010). O objetivo foi estimular a aprendizagem sobre o SUS para alunos do Ensino Fundamental, ocorreu de março a julho de 2018 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay, em Santa Cruz do Sul-RS. As práticas educativas foram organizadas para 133 alunos de 6 turmas do Ensino Fundamental (2 turmas de manhã e tarde do 3º ao 5º ano) com docente único por turma. As aulas foram ministradas por uma mestranda do PPG Ensino na Saúde/UFRGS e docentes da escola uma vez por semana (50 minutos por turma em 18 aulas), totalizando 108 horas/aulas. A intervenção em sala de aula ocorreu com utilização de recursos didáticos ludopedagógicos como jogos, história em quadrinhos, caça-palavras, enigma, vídeos, desenhos e canções. As atividades foram registradas em caderno de campo. As avaliações aconteceram de forma observacional, processual e contínua durante a execução do projeto, além das avaliações individuais (discente/docente) em planilha específica referente aos temas e conteúdos desenvolvidos, a serem considerados como Fácil, Médio ou Difícil. Desenvolveu-se uma personagem denominada “SUSinho”. Solicitou-se a alunos e docentes que escrevessem até três palavras (positivas e negativas - sugeridas e escritas no quadro) sobre o sentimento de interação e/ou afeição com a personagem. Foram avaliados os conhecimentos adquiridos em uma gincana (22 questões) que reuniu conjuntamente as turmas da manhã e as da tarde. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88876 10.54909/sp.v2i1.88876 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88876 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v2i1.88876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88876/51246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 2 No. 1 (2018): Saberes Plur.; 14-15 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Saberes Plur.; 14-15 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 1 (2018): Saberes Plur.; 14-15 2525-507X 10.54909/sp.v2i1 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1822219016475770880 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.54909/sp.v2i1.88876 |