O agir profissional de equipes de saúde e a atenção a gestantes no Sistema Único de Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63715 |
Resumo: | O estudo propõe-se a analisar o agir em competência de equipes de saúde dafamília na produção do cuidado de gestantes atendidas no Sistema Único de Saúde(SUS) de uma região de saúde no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de umestudo de caso do tipo único e integrado com múltiplas unidades de análise.Utilizou-se abordagem metodológica predominantemente qualitativa. Os dadosforam produzidos por meio da realização de sete grupos focais em sete equipes desaúde da família com saúde bucal de seis municípios da região analisada. Todas asequipes do estudo passaram pela avaliação no primeiro ciclo do Programa deMelhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ) no ano de 2012. Foram ouvidos 22trabalhadores da atenção básica ─ 7 médicos, 7 enfermeiras e 8 cirurgiões-dentistas. O estudo valeu-se também dos dados secundários produzidos naavaliação do PMAQ. A base referencial teórica de produção e análise dos dadosencontra-se fundamentada na ergologia, especialmente no agir em competênciadescrito por Schwartz (2010). A condução do grupo focal ocorreu com a ajuda deum instrumento de pesquisa baseado nos ingredientes do agir em competência naprodução do cuidado das equipes de saúde entrevistadas. Os dados produzidospelo estudo foram analisados com a ajuda do programa de análise qualitativa NVivo.Os resultados encontrados demonstram que a convivência das equipes de saúde dafamília com médicos especialistas de maneira não integrada conduzem a livredemanda, ao atendimento médico-centrado, a priorização de exames eprocedimentos, afeta o uso dos protocolos e torna a estratégia de saúde da famíliacoadjuvante no cuidado. Verificou-se a presença de concepções de saúde e doençacom discurso prescritivo a respeito da individualidade e autonomia das mulheres.Quanto a realidade observou-se que a alta rotatividade, precariedade de vínculosempregatícios e sobrecarga de trabalho dificultam inovações e o trabalho emequipe. Foram relatadas dificuldades na manutenção das reuniões de equipes einsuficiência de mecanismos de planejamento e decisão no âmbito local. Conclui-seque contradições encontradas entre dados quantitativos provenientes da avaliaçãodo PMAQ com resultados qualitativos produzidos pelos grupos focais, levam aconstatação da importância de realização de estudos que produzam acomplementaridade de perspectivas quantitativas e qualitativas. |
id |
UFRGS-32_68ae6959480ee9a168099179cbec17dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/63715 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
O agir profissional de equipes de saúde e a atenção a gestantes no Sistema Único de SaúdeO estudo propõe-se a analisar o agir em competência de equipes de saúde dafamília na produção do cuidado de gestantes atendidas no Sistema Único de Saúde(SUS) de uma região de saúde no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de umestudo de caso do tipo único e integrado com múltiplas unidades de análise.Utilizou-se abordagem metodológica predominantemente qualitativa. Os dadosforam produzidos por meio da realização de sete grupos focais em sete equipes desaúde da família com saúde bucal de seis municípios da região analisada. Todas asequipes do estudo passaram pela avaliação no primeiro ciclo do Programa deMelhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ) no ano de 2012. Foram ouvidos 22trabalhadores da atenção básica ─ 7 médicos, 7 enfermeiras e 8 cirurgiões-dentistas. O estudo valeu-se também dos dados secundários produzidos naavaliação do PMAQ. A base referencial teórica de produção e análise dos dadosencontra-se fundamentada na ergologia, especialmente no agir em competênciadescrito por Schwartz (2010). A condução do grupo focal ocorreu com a ajuda deum instrumento de pesquisa baseado nos ingredientes do agir em competência naprodução do cuidado das equipes de saúde entrevistadas. Os dados produzidospelo estudo foram analisados com a ajuda do programa de análise qualitativa NVivo.Os resultados encontrados demonstram que a convivência das equipes de saúde dafamília com médicos especialistas de maneira não integrada conduzem a livredemanda, ao atendimento médico-centrado, a priorização de exames eprocedimentos, afeta o uso dos protocolos e torna a estratégia de saúde da famíliacoadjuvante no cuidado. Verificou-se a presença de concepções de saúde e doençacom discurso prescritivo a respeito da individualidade e autonomia das mulheres.Quanto a realidade observou-se que a alta rotatividade, precariedade de vínculosempregatícios e sobrecarga de trabalho dificultam inovações e o trabalho emequipe. Foram relatadas dificuldades na manutenção das reuniões de equipes einsuficiência de mecanismos de planejamento e decisão no âmbito local. Conclui-seque contradições encontradas entre dados quantitativos provenientes da avaliaçãodo PMAQ com resultados qualitativos produzidos pelos grupos focais, levam aconstatação da importância de realização de estudos que produzam acomplementaridade de perspectivas quantitativas e qualitativas.Editora da UFRGS2018-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/6371510.54909/sp.v1i1.63715Saberes Plurais; Vol. 1 No. 1 (2016): Saberes Plur.Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Saberes Plur.Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 1 n. 1 (2016): Saberes Plur.2525-507X10.54909/sp.v1i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63715/38672Copyright (c) 2016 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Janice CastilhosCeriotti, Ramona Fernanda ToassiWarmling, Cristine Maria2023-07-26T15:50:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/63715Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:50:52Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O agir profissional de equipes de saúde e a atenção a gestantes no Sistema Único de Saúde |
title |
O agir profissional de equipes de saúde e a atenção a gestantes no Sistema Único de Saúde |
spellingShingle |
O agir profissional de equipes de saúde e a atenção a gestantes no Sistema Único de Saúde Gomes, Janice Castilhos |
title_short |
O agir profissional de equipes de saúde e a atenção a gestantes no Sistema Único de Saúde |
title_full |
O agir profissional de equipes de saúde e a atenção a gestantes no Sistema Único de Saúde |
title_fullStr |
O agir profissional de equipes de saúde e a atenção a gestantes no Sistema Único de Saúde |
title_full_unstemmed |
O agir profissional de equipes de saúde e a atenção a gestantes no Sistema Único de Saúde |
title_sort |
O agir profissional de equipes de saúde e a atenção a gestantes no Sistema Único de Saúde |
author |
Gomes, Janice Castilhos |
author_facet |
Gomes, Janice Castilhos Ceriotti, Ramona Fernanda Toassi Warmling, Cristine Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ceriotti, Ramona Fernanda Toassi Warmling, Cristine Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Janice Castilhos Ceriotti, Ramona Fernanda Toassi Warmling, Cristine Maria |
description |
O estudo propõe-se a analisar o agir em competência de equipes de saúde dafamília na produção do cuidado de gestantes atendidas no Sistema Único de Saúde(SUS) de uma região de saúde no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de umestudo de caso do tipo único e integrado com múltiplas unidades de análise.Utilizou-se abordagem metodológica predominantemente qualitativa. Os dadosforam produzidos por meio da realização de sete grupos focais em sete equipes desaúde da família com saúde bucal de seis municípios da região analisada. Todas asequipes do estudo passaram pela avaliação no primeiro ciclo do Programa deMelhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ) no ano de 2012. Foram ouvidos 22trabalhadores da atenção básica ─ 7 médicos, 7 enfermeiras e 8 cirurgiões-dentistas. O estudo valeu-se também dos dados secundários produzidos naavaliação do PMAQ. A base referencial teórica de produção e análise dos dadosencontra-se fundamentada na ergologia, especialmente no agir em competênciadescrito por Schwartz (2010). A condução do grupo focal ocorreu com a ajuda deum instrumento de pesquisa baseado nos ingredientes do agir em competência naprodução do cuidado das equipes de saúde entrevistadas. Os dados produzidospelo estudo foram analisados com a ajuda do programa de análise qualitativa NVivo.Os resultados encontrados demonstram que a convivência das equipes de saúde dafamília com médicos especialistas de maneira não integrada conduzem a livredemanda, ao atendimento médico-centrado, a priorização de exames eprocedimentos, afeta o uso dos protocolos e torna a estratégia de saúde da famíliacoadjuvante no cuidado. Verificou-se a presença de concepções de saúde e doençacom discurso prescritivo a respeito da individualidade e autonomia das mulheres.Quanto a realidade observou-se que a alta rotatividade, precariedade de vínculosempregatícios e sobrecarga de trabalho dificultam inovações e o trabalho emequipe. Foram relatadas dificuldades na manutenção das reuniões de equipes einsuficiência de mecanismos de planejamento e decisão no âmbito local. Conclui-seque contradições encontradas entre dados quantitativos provenientes da avaliaçãodo PMAQ com resultados qualitativos produzidos pelos grupos focais, levam aconstatação da importância de realização de estudos que produzam acomplementaridade de perspectivas quantitativas e qualitativas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63715 10.54909/sp.v1i1.63715 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63715 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v1i1.63715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63715/38672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 1 No. 1 (2016): Saberes Plur. Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Saberes Plur. Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 1 n. 1 (2016): Saberes Plur. 2525-507X 10.54909/sp.v1i1 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388521781657600 |