UM ENSAIO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA SAÚDE: A INTERAÇÃO COM TERRITÓRIOS COMPLEXOS COMO DISPOSITIVO
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/119022 |
Resumo: | As mudanças contemporâneas no mundo do trabalho em saúde e a atualização das concepções pedagógicas no ensino universitário apontam a necessidade do desenvolvimento de capacidades profissionais em cenários de aprendizagem prática profundamente articulados com os ambientes em que o trabalho se realiza. Este ensaio teórico se ocupou da reflexão sobre a orientação do paradigma atual de integração ensino e sistemas locais de saúde, em particular a articulação teoria e prática a partir de formulações da educação, do ensino, da filosofia e da saúde coletiva. As diretrizes atuais incluem a transposição dos cenários disciplinares próprios da ciência e da tecnologia na modernidade para cenários de maior complexidade, implicando a superação da linearidade do pensamento próprio do naturalismo do período precedente, para o que é denominado de inteligência do trabalho na saúde, na clínica e na gestão. O paradigma de integração ensino e sistemas locais de saúde desafia o pensamento para as inovações necessárias à aprendizagem significativa, que articula o local e o global e expande as capacidades profissionais. A relação de transversalidade teoria e prática se aproxima da proposta da educação permanente em saúde, como aprendizagem compartilhada no cotidiano. As aproximações com o território precisam incluir o reconhecimento da complexidade da produção de saúde, atualizar a base epistêmica das iniciativas de mudança e, ao mesmo tempo, absorver inovações pedagógicas e desenvolver o próprio campo de saberes e práticas, fazendo avançar a formação e a ciência que a embasa.Palavras-chave: Ensino na saúde. Educação permanente em saúde. Trabalho em saúde. Trabalho docente. Aprendizagem situada. |
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UM ENSAIO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA SAÚDE: A INTERAÇÃO COM TERRITÓRIOS COMPLEXOS COMO DISPOSITIVOAs mudanças contemporâneas no mundo do trabalho em saúde e a atualização das concepções pedagógicas no ensino universitário apontam a necessidade do desenvolvimento de capacidades profissionais em cenários de aprendizagem prática profundamente articulados com os ambientes em que o trabalho se realiza. Este ensaio teórico se ocupou da reflexão sobre a orientação do paradigma atual de integração ensino e sistemas locais de saúde, em particular a articulação teoria e prática a partir de formulações da educação, do ensino, da filosofia e da saúde coletiva. As diretrizes atuais incluem a transposição dos cenários disciplinares próprios da ciência e da tecnologia na modernidade para cenários de maior complexidade, implicando a superação da linearidade do pensamento próprio do naturalismo do período precedente, para o que é denominado de inteligência do trabalho na saúde, na clínica e na gestão. O paradigma de integração ensino e sistemas locais de saúde desafia o pensamento para as inovações necessárias à aprendizagem significativa, que articula o local e o global e expande as capacidades profissionais. A relação de transversalidade teoria e prática se aproxima da proposta da educação permanente em saúde, como aprendizagem compartilhada no cotidiano. As aproximações com o território precisam incluir o reconhecimento da complexidade da produção de saúde, atualizar a base epistêmica das iniciativas de mudança e, ao mesmo tempo, absorver inovações pedagógicas e desenvolver o próprio campo de saberes e práticas, fazendo avançar a formação e a ciência que a embasa.Palavras-chave: Ensino na saúde. Educação permanente em saúde. Trabalho em saúde. Trabalho docente. Aprendizagem situada.Editora da UFRGS2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/11902210.54909/sp.v5i2.119022Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 81-94Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 81-94Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 81-942525-507X10.54909/sp.v5i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/119022/65813Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerla, Alcindo Antônio2024-06-24T18:25:04Zoai:seer.ufrgs.br:article/119022Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2024-06-24T18:25:04Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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