REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL NORTE/EIXO-BALTAZAR, EM PORTO ALEGRE/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barwaldt, Caroline Konzgen
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pires, Fabiana Schneider, Diaz, Bianca Menna Ruiz, Warmling, Cristine Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98009
Resumo: Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre a Rede de Atenção e Ensino da Saúde Bucal na Gerência Norte/Eixo-Baltazar do município de Porto Alegre/RS. Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se apresentar relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de saúde bucal. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Na Gerência Norte/Eixo-Baltazar foram realizados um grupo focal (8 pessoas: 1 gestor, 3 cirurgiões-dentistas, 1 técnico em saúde bucal, 1 auxiliar em saúde bucal, 2 estudantes) e uma roda de conversa (22 pessoas: 10 cirurgiões-dentistas e 12 auxiliares em saúde bucal). A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde, demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.
id UFRGS-32_749cdf9a086c889449f2bf8d866ce635
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/98009
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL NORTE/EIXO-BALTAZAR, EM PORTO ALEGRE/RSEste número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre a Rede de Atenção e Ensino da Saúde Bucal na Gerência Norte/Eixo-Baltazar do município de Porto Alegre/RS. Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se apresentar relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de saúde bucal. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Na Gerência Norte/Eixo-Baltazar foram realizados um grupo focal (8 pessoas: 1 gestor, 3 cirurgiões-dentistas, 1 técnico em saúde bucal, 1 auxiliar em saúde bucal, 2 estudantes) e uma roda de conversa (22 pessoas: 10 cirurgiões-dentistas e 12 auxiliares em saúde bucal). A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde, demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.Editora da UFRGS2019-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/9800910.54909/sp.v3i2.98009Saberes Plurais; Vol. 3 No. 2 (2019): Saberes Plur.; 74-78Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Saberes Plur.; 74-78Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 3 n. 2 (2019): Saberes Plur.; 74-782525-507X10.54909/sp.v3i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98009/55443Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarwaldt, Caroline KonzgenPires, Fabiana SchneiderDiaz, Bianca Menna RuizWarmling, Cristine Maria2023-07-26T15:49:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/98009Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:49Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL NORTE/EIXO-BALTAZAR, EM PORTO ALEGRE/RS
title REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL NORTE/EIXO-BALTAZAR, EM PORTO ALEGRE/RS
spellingShingle REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL NORTE/EIXO-BALTAZAR, EM PORTO ALEGRE/RS
Barwaldt, Caroline Konzgen
title_short REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL NORTE/EIXO-BALTAZAR, EM PORTO ALEGRE/RS
title_full REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL NORTE/EIXO-BALTAZAR, EM PORTO ALEGRE/RS
title_fullStr REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL NORTE/EIXO-BALTAZAR, EM PORTO ALEGRE/RS
title_full_unstemmed REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL NORTE/EIXO-BALTAZAR, EM PORTO ALEGRE/RS
title_sort REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL NORTE/EIXO-BALTAZAR, EM PORTO ALEGRE/RS
author Barwaldt, Caroline Konzgen
author_facet Barwaldt, Caroline Konzgen
Pires, Fabiana Schneider
Diaz, Bianca Menna Ruiz
Warmling, Cristine Maria
author_role author
author2 Pires, Fabiana Schneider
Diaz, Bianca Menna Ruiz
Warmling, Cristine Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barwaldt, Caroline Konzgen
Pires, Fabiana Schneider
Diaz, Bianca Menna Ruiz
Warmling, Cristine Maria
description Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre a Rede de Atenção e Ensino da Saúde Bucal na Gerência Norte/Eixo-Baltazar do município de Porto Alegre/RS. Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se apresentar relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de saúde bucal. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Na Gerência Norte/Eixo-Baltazar foram realizados um grupo focal (8 pessoas: 1 gestor, 3 cirurgiões-dentistas, 1 técnico em saúde bucal, 1 auxiliar em saúde bucal, 2 estudantes) e uma roda de conversa (22 pessoas: 10 cirurgiões-dentistas e 12 auxiliares em saúde bucal). A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde, demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98009
10.54909/sp.v3i2.98009
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98009
identifier_str_mv 10.54909/sp.v3i2.98009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98009/55443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 3 No. 2 (2019): Saberes Plur.; 74-78
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Saberes Plur.; 74-78
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 3 n. 2 (2019): Saberes Plur.; 74-78
2525-507X
10.54909/sp.v3i2
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388521924263936