AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/113325 |
Resumo: | A avaliação interna de cursos de graduação é necessária à gestão educacional e deve ser discutida e construída de forma coletiva e contínua. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar o processo de avaliação das condições estruturais, da gestão pedagógica e a relação ensino-aprendizagem em uma instituição de ensino pública. Trata-se de estudo exploratório, quantitativo, de seguimento longitudinal prospectivo nos anos de 2018 e 2019. Foram convidados a responder a um questionário online, assíncrono, 60 professores e 102 alunos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Participaram, no ano de 2018, 80 alunos e 22 professores e em 2019, 40 alunos e 20 professores. Identificou-se que há deficiências estruturais como ruídos externos às salas de aula, iluminação inadequada, ventilação insuficiente, mobiliários inadequados, equipamentos audiovisuais e de informática nem sempre disponíveis; utilizam a biblioteca, que tem espaços adequados, mas os livros são insuficientes e utilizam o seu sistema on-line; no processo ensino-aprendizagem, destaca-se o planejamento docente e o cumprimento das funções docentes; merecem atenção a avaliação e os métodos de ensino, assim como a relação professor-aluno; os alunos, nem sempre cumpriam horários e utilizavam celular durante as aulas. Ter objetivos claros sobre o que ensinar, planejar e empregar bons métodos de ensino podem favorecer a definição dos instrumentos de avaliação e, por conseguinte melhorar a aprendizagem, fim único que se deve desejar como professor.Palavras-chave: Educação Superior. Currículo. Avaliação. Enfermagem. |
id |
UFRGS-32_b72406c334b17a05f0dd0a89f97b3218 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/113325 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMA avaliação interna de cursos de graduação é necessária à gestão educacional e deve ser discutida e construída de forma coletiva e contínua. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar o processo de avaliação das condições estruturais, da gestão pedagógica e a relação ensino-aprendizagem em uma instituição de ensino pública. Trata-se de estudo exploratório, quantitativo, de seguimento longitudinal prospectivo nos anos de 2018 e 2019. Foram convidados a responder a um questionário online, assíncrono, 60 professores e 102 alunos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Participaram, no ano de 2018, 80 alunos e 22 professores e em 2019, 40 alunos e 20 professores. Identificou-se que há deficiências estruturais como ruídos externos às salas de aula, iluminação inadequada, ventilação insuficiente, mobiliários inadequados, equipamentos audiovisuais e de informática nem sempre disponíveis; utilizam a biblioteca, que tem espaços adequados, mas os livros são insuficientes e utilizam o seu sistema on-line; no processo ensino-aprendizagem, destaca-se o planejamento docente e o cumprimento das funções docentes; merecem atenção a avaliação e os métodos de ensino, assim como a relação professor-aluno; os alunos, nem sempre cumpriam horários e utilizavam celular durante as aulas. Ter objetivos claros sobre o que ensinar, planejar e empregar bons métodos de ensino podem favorecer a definição dos instrumentos de avaliação e, por conseguinte melhorar a aprendizagem, fim único que se deve desejar como professor.Palavras-chave: Educação Superior. Currículo. Avaliação. Enfermagem.Editora da UFRGS2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/11332510.54909/sp.v5i2.113325Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 95-114Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 95-114Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 95-1142525-507X10.54909/sp.v5i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/113325/65803Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Alessandra Crystian Engles dosMachineski, Gicelle GalvanBarhart, Jéssica Borges LúcioTonini, Nelsi SaleteRodrigues, Rosa MariaConterno, Solange de Fátima Reis2023-07-26T15:46:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/113325Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:46:57Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title |
AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Reis, Alessandra Crystian Engles dos |
title_short |
AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_full |
AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_sort |
AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
author |
Reis, Alessandra Crystian Engles dos |
author_facet |
Reis, Alessandra Crystian Engles dos Machineski, Gicelle Galvan Barhart, Jéssica Borges Lúcio Tonini, Nelsi Salete Rodrigues, Rosa Maria Conterno, Solange de Fátima Reis |
author_role |
author |
author2 |
Machineski, Gicelle Galvan Barhart, Jéssica Borges Lúcio Tonini, Nelsi Salete Rodrigues, Rosa Maria Conterno, Solange de Fátima Reis |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Alessandra Crystian Engles dos Machineski, Gicelle Galvan Barhart, Jéssica Borges Lúcio Tonini, Nelsi Salete Rodrigues, Rosa Maria Conterno, Solange de Fátima Reis |
description |
A avaliação interna de cursos de graduação é necessária à gestão educacional e deve ser discutida e construída de forma coletiva e contínua. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar o processo de avaliação das condições estruturais, da gestão pedagógica e a relação ensino-aprendizagem em uma instituição de ensino pública. Trata-se de estudo exploratório, quantitativo, de seguimento longitudinal prospectivo nos anos de 2018 e 2019. Foram convidados a responder a um questionário online, assíncrono, 60 professores e 102 alunos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Participaram, no ano de 2018, 80 alunos e 22 professores e em 2019, 40 alunos e 20 professores. Identificou-se que há deficiências estruturais como ruídos externos às salas de aula, iluminação inadequada, ventilação insuficiente, mobiliários inadequados, equipamentos audiovisuais e de informática nem sempre disponíveis; utilizam a biblioteca, que tem espaços adequados, mas os livros são insuficientes e utilizam o seu sistema on-line; no processo ensino-aprendizagem, destaca-se o planejamento docente e o cumprimento das funções docentes; merecem atenção a avaliação e os métodos de ensino, assim como a relação professor-aluno; os alunos, nem sempre cumpriam horários e utilizavam celular durante as aulas. Ter objetivos claros sobre o que ensinar, planejar e empregar bons métodos de ensino podem favorecer a definição dos instrumentos de avaliação e, por conseguinte melhorar a aprendizagem, fim único que se deve desejar como professor.Palavras-chave: Educação Superior. Currículo. Avaliação. Enfermagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/113325 10.54909/sp.v5i2.113325 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/113325 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v5i2.113325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/113325/65803 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 95-114 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 95-114 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 95-114 2525-507X 10.54909/sp.v5i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522320625664 |