EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108759 |
Resumo: | A extensão universitária viabiliza um retorno do ensino acadêmico para a comunidade externa. O projeto Radiologia na Comunidade promove esse contato e permite a conscientização por meio da educação em saúde quanto ao câncer de mama e à osteoporose. Este ensaio tem como objetivo evidenciar as potencialidades e limites da Extensão Universitária durante a pandemia de Covid-19 por meio da experiência do Projeto Radiologia na Comunidade. Trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvimento da ação de extensão, se constitui como uma pesquisa-ação de natureza educativa. O projeto foi desenvolvido na disciplina Extensão II, entre os meses de março e setembro de 2020, pelos discentes da quinta fase do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. A organização da atividade foi dividida em três momentos: produção de um curso livre na modalidade de Ensino a Distância em um ambiente virtual de aprendizagem; um livro digital; e também a criação de uma conta na rede social (Instagram). Todas as ações tiveram como objetivo promover a educação em saúde. Os discentes foram organizados em grupos com atribuições específicas. Entre as potencialidades do projeto, citam- se a ampliação do público alcançado, a flexibilidade na execução da proposta e as novas experiências vivenciadas pelos estudantes com o uso de tecnologias. Em relação aos limites, mencionam-se o ambiente virtual de aprendizagem pela dificuldade de acesso e o uso da tecnologia, bem como a falta de motivação com o uso dessa ferramenta e a privação da integração social. Por meio do pensamento criativo e da realidade imposta, o projeto reinventou-se e executou um novo modo de fazer extensão universitária, reafirmando que a comunidade não é apenas aquela que está próxima de nós fisicamente, a nossa comunidade é o mundo.Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição. Educação em Saúde. Assistência Integral à Saúde. Isolamento Social. |
id |
UFRGS-32_bf9c4ed8f1253651691218ed3588cf68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/108759 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMA extensão universitária viabiliza um retorno do ensino acadêmico para a comunidade externa. O projeto Radiologia na Comunidade promove esse contato e permite a conscientização por meio da educação em saúde quanto ao câncer de mama e à osteoporose. Este ensaio tem como objetivo evidenciar as potencialidades e limites da Extensão Universitária durante a pandemia de Covid-19 por meio da experiência do Projeto Radiologia na Comunidade. Trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvimento da ação de extensão, se constitui como uma pesquisa-ação de natureza educativa. O projeto foi desenvolvido na disciplina Extensão II, entre os meses de março e setembro de 2020, pelos discentes da quinta fase do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. A organização da atividade foi dividida em três momentos: produção de um curso livre na modalidade de Ensino a Distância em um ambiente virtual de aprendizagem; um livro digital; e também a criação de uma conta na rede social (Instagram). Todas as ações tiveram como objetivo promover a educação em saúde. Os discentes foram organizados em grupos com atribuições específicas. Entre as potencialidades do projeto, citam- se a ampliação do público alcançado, a flexibilidade na execução da proposta e as novas experiências vivenciadas pelos estudantes com o uso de tecnologias. Em relação aos limites, mencionam-se o ambiente virtual de aprendizagem pela dificuldade de acesso e o uso da tecnologia, bem como a falta de motivação com o uso dessa ferramenta e a privação da integração social. Por meio do pensamento criativo e da realidade imposta, o projeto reinventou-se e executou um novo modo de fazer extensão universitária, reafirmando que a comunidade não é apenas aquela que está próxima de nós fisicamente, a nossa comunidade é o mundo.Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição. Educação em Saúde. Assistência Integral à Saúde. Isolamento Social.Editora da UFRGS2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10875910.54909/sp.v4i2.108759Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 49-60Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 49-60Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 49-602525-507X10.54909/sp.v4i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108759/60000Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Juliana Almeida Coelho deSilva, Charlene daAlves, Marina Luna de SouzaMachado, Isabelle de SouzaLaurindo, MilenaFin, Ana Paula Chaise2023-07-26T15:48:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/108759Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:08Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Melo, Juliana Almeida Coelho de |
title_short |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title_full |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
author |
Melo, Juliana Almeida Coelho de |
author_facet |
Melo, Juliana Almeida Coelho de Silva, Charlene da Alves, Marina Luna de Souza Machado, Isabelle de Souza Laurindo, Milena Fin, Ana Paula Chaise |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Charlene da Alves, Marina Luna de Souza Machado, Isabelle de Souza Laurindo, Milena Fin, Ana Paula Chaise |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Juliana Almeida Coelho de Silva, Charlene da Alves, Marina Luna de Souza Machado, Isabelle de Souza Laurindo, Milena Fin, Ana Paula Chaise |
description |
A extensão universitária viabiliza um retorno do ensino acadêmico para a comunidade externa. O projeto Radiologia na Comunidade promove esse contato e permite a conscientização por meio da educação em saúde quanto ao câncer de mama e à osteoporose. Este ensaio tem como objetivo evidenciar as potencialidades e limites da Extensão Universitária durante a pandemia de Covid-19 por meio da experiência do Projeto Radiologia na Comunidade. Trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvimento da ação de extensão, se constitui como uma pesquisa-ação de natureza educativa. O projeto foi desenvolvido na disciplina Extensão II, entre os meses de março e setembro de 2020, pelos discentes da quinta fase do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. A organização da atividade foi dividida em três momentos: produção de um curso livre na modalidade de Ensino a Distância em um ambiente virtual de aprendizagem; um livro digital; e também a criação de uma conta na rede social (Instagram). Todas as ações tiveram como objetivo promover a educação em saúde. Os discentes foram organizados em grupos com atribuições específicas. Entre as potencialidades do projeto, citam- se a ampliação do público alcançado, a flexibilidade na execução da proposta e as novas experiências vivenciadas pelos estudantes com o uso de tecnologias. Em relação aos limites, mencionam-se o ambiente virtual de aprendizagem pela dificuldade de acesso e o uso da tecnologia, bem como a falta de motivação com o uso dessa ferramenta e a privação da integração social. Por meio do pensamento criativo e da realidade imposta, o projeto reinventou-se e executou um novo modo de fazer extensão universitária, reafirmando que a comunidade não é apenas aquela que está próxima de nós fisicamente, a nossa comunidade é o mundo.Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição. Educação em Saúde. Assistência Integral à Saúde. Isolamento Social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108759 10.54909/sp.v4i2.108759 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108759 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v4i2.108759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108759/60000 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 49-60 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 49-60 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 49-60 2525-507X 10.54909/sp.v4i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522282876928 |