EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Juliana Almeida Coelho de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Charlene da, Alves, Marina Luna de Souza, Machado, Isabelle de Souza, Laurindo, Milena, Fin, Ana Paula Chaise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108759
Resumo: A extensão universitária viabiliza um retorno do ensino acadêmico para a comunidade externa. O projeto Radiologia na Comunidade promove esse contato e permite a conscientização por meio da educação em saúde quanto ao câncer de mama e à osteoporose. Este ensaio tem como objetivo evidenciar as potencialidades e limites da Extensão Universitária durante a pandemia de Covid-19 por meio da experiência do Projeto Radiologia na Comunidade. Trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvimento da ação de extensão, se constitui como uma pesquisa-ação de natureza educativa. O projeto foi desenvolvido na disciplina Extensão II, entre os meses de março e setembro de 2020, pelos discentes da quinta fase do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. A organização da atividade foi dividida em três momentos: produção de um curso livre na modalidade de Ensino a Distância em um ambiente virtual de aprendizagem; um livro digital; e também a criação de uma conta na rede social (Instagram). Todas as ações tiveram como objetivo promover a educação em saúde. Os discentes foram organizados em grupos com atribuições específicas. Entre as potencialidades do projeto, citam- se a ampliação do público alcançado, a flexibilidade na execução da proposta e as novas experiências vivenciadas pelos estudantes com o uso de tecnologias. Em relação aos limites, mencionam-se o ambiente virtual de aprendizagem pela dificuldade de acesso e o uso da tecnologia, bem como a falta de motivação com o uso dessa ferramenta e a privação da integração social. Por meio do pensamento criativo e da realidade imposta, o projeto reinventou-se e executou um novo modo de fazer extensão universitária, reafirmando que a comunidade não é apenas aquela que está próxima de nós fisicamente, a nossa comunidade é o mundo.Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição. Educação em Saúde. Assistência Integral à Saúde. Isolamento Social.
id UFRGS-32_bf9c4ed8f1253651691218ed3588cf68
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/108759
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMA extensão universitária viabiliza um retorno do ensino acadêmico para a comunidade externa. O projeto Radiologia na Comunidade promove esse contato e permite a conscientização por meio da educação em saúde quanto ao câncer de mama e à osteoporose. Este ensaio tem como objetivo evidenciar as potencialidades e limites da Extensão Universitária durante a pandemia de Covid-19 por meio da experiência do Projeto Radiologia na Comunidade. Trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvimento da ação de extensão, se constitui como uma pesquisa-ação de natureza educativa. O projeto foi desenvolvido na disciplina Extensão II, entre os meses de março e setembro de 2020, pelos discentes da quinta fase do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. A organização da atividade foi dividida em três momentos: produção de um curso livre na modalidade de Ensino a Distância em um ambiente virtual de aprendizagem; um livro digital; e também a criação de uma conta na rede social (Instagram). Todas as ações tiveram como objetivo promover a educação em saúde. Os discentes foram organizados em grupos com atribuições específicas. Entre as potencialidades do projeto, citam- se a ampliação do público alcançado, a flexibilidade na execução da proposta e as novas experiências vivenciadas pelos estudantes com o uso de tecnologias. Em relação aos limites, mencionam-se o ambiente virtual de aprendizagem pela dificuldade de acesso e o uso da tecnologia, bem como a falta de motivação com o uso dessa ferramenta e a privação da integração social. Por meio do pensamento criativo e da realidade imposta, o projeto reinventou-se e executou um novo modo de fazer extensão universitária, reafirmando que a comunidade não é apenas aquela que está próxima de nós fisicamente, a nossa comunidade é o mundo.Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição. Educação em Saúde. Assistência Integral à Saúde. Isolamento Social.Editora da UFRGS2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10875910.54909/sp.v4i2.108759Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 49-60Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 49-60Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 49-602525-507X10.54909/sp.v4i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108759/60000Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Juliana Almeida Coelho deSilva, Charlene daAlves, Marina Luna de SouzaMachado, Isabelle de SouzaLaurindo, MilenaFin, Ana Paula Chaise2023-07-26T15:48:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/108759Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:08Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
spellingShingle EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Melo, Juliana Almeida Coelho de
title_short EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_full EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_fullStr EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_sort EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: PROJETO RADIOLOGIA NA COMUNIDADE, O USO DA REDE SOCIAL E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
author Melo, Juliana Almeida Coelho de
author_facet Melo, Juliana Almeida Coelho de
Silva, Charlene da
Alves, Marina Luna de Souza
Machado, Isabelle de Souza
Laurindo, Milena
Fin, Ana Paula Chaise
author_role author
author2 Silva, Charlene da
Alves, Marina Luna de Souza
Machado, Isabelle de Souza
Laurindo, Milena
Fin, Ana Paula Chaise
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Juliana Almeida Coelho de
Silva, Charlene da
Alves, Marina Luna de Souza
Machado, Isabelle de Souza
Laurindo, Milena
Fin, Ana Paula Chaise
description A extensão universitária viabiliza um retorno do ensino acadêmico para a comunidade externa. O projeto Radiologia na Comunidade promove esse contato e permite a conscientização por meio da educação em saúde quanto ao câncer de mama e à osteoporose. Este ensaio tem como objetivo evidenciar as potencialidades e limites da Extensão Universitária durante a pandemia de Covid-19 por meio da experiência do Projeto Radiologia na Comunidade. Trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvimento da ação de extensão, se constitui como uma pesquisa-ação de natureza educativa. O projeto foi desenvolvido na disciplina Extensão II, entre os meses de março e setembro de 2020, pelos discentes da quinta fase do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. A organização da atividade foi dividida em três momentos: produção de um curso livre na modalidade de Ensino a Distância em um ambiente virtual de aprendizagem; um livro digital; e também a criação de uma conta na rede social (Instagram). Todas as ações tiveram como objetivo promover a educação em saúde. Os discentes foram organizados em grupos com atribuições específicas. Entre as potencialidades do projeto, citam- se a ampliação do público alcançado, a flexibilidade na execução da proposta e as novas experiências vivenciadas pelos estudantes com o uso de tecnologias. Em relação aos limites, mencionam-se o ambiente virtual de aprendizagem pela dificuldade de acesso e o uso da tecnologia, bem como a falta de motivação com o uso dessa ferramenta e a privação da integração social. Por meio do pensamento criativo e da realidade imposta, o projeto reinventou-se e executou um novo modo de fazer extensão universitária, reafirmando que a comunidade não é apenas aquela que está próxima de nós fisicamente, a nossa comunidade é o mundo.Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição. Educação em Saúde. Assistência Integral à Saúde. Isolamento Social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108759
10.54909/sp.v4i2.108759
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108759
identifier_str_mv 10.54909/sp.v4i2.108759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108759/60000
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 49-60
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 49-60
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 49-60
2525-507X
10.54909/sp.v4i2
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388522282876928