A INVENÇÃO DE SI E DO MUNDO: UMA INTRODUÇÃO DO TEMPO E DO COLETIVO NO ESTUDO DA COGNIÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/87728 |
Resumo: | Kastrup sustenta com esse trabalho que o ato de pensar não deve servir apenas à resolução ou resposta obediente aos nossos problemas e defende a tese de que a primeira coisa a ser inventada é o próprio problema. Kastrup revisa conceitualmente o tema ao trabalhar, principalmente, com o pensamento de Bergson, de Latour, Deleuze e Guattari, Simondon, Maturana e Varela para desenvolver o conceito de devir criativo da cognição. Ao considerar as colocações dos pensadores, que dão consistência à ideia de uma cognição para além do reconhecimento, Kastrup afirma que a invenção é a potência que a cognição tem de diferir de si mesma, de transpor seus próprios limites. |
id |
UFRGS-32_db87d34b2d8d0c3e99071f9ae5a5ede3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/87728 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
A INVENÇÃO DE SI E DO MUNDO: UMA INTRODUÇÃO DO TEMPO E DO COLETIVO NO ESTUDO DA COGNIÇÃOKastrup sustenta com esse trabalho que o ato de pensar não deve servir apenas à resolução ou resposta obediente aos nossos problemas e defende a tese de que a primeira coisa a ser inventada é o próprio problema. Kastrup revisa conceitualmente o tema ao trabalhar, principalmente, com o pensamento de Bergson, de Latour, Deleuze e Guattari, Simondon, Maturana e Varela para desenvolver o conceito de devir criativo da cognição. Ao considerar as colocações dos pensadores, que dão consistência à ideia de uma cognição para além do reconhecimento, Kastrup afirma que a invenção é a potência que a cognição tem de diferir de si mesma, de transpor seus próprios limites.Editora da UFRGS2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/8772810.54909/sp.v2i3.87728Saberes Plurais; Vol. 2 No. 3 (2018): Saberes Plur.; 165-167Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 3 (2018): Saberes Plur.; 165-167Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 3 (2018): Saberes Plur.; 165-1672525-507X10.54909/sp.v2i3reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/87728/51304Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFlores, Eliane Teixeira Leite2023-07-26T15:50:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/87728Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:50:06Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INVENÇÃO DE SI E DO MUNDO: UMA INTRODUÇÃO DO TEMPO E DO COLETIVO NO ESTUDO DA COGNIÇÃO |
title |
A INVENÇÃO DE SI E DO MUNDO: UMA INTRODUÇÃO DO TEMPO E DO COLETIVO NO ESTUDO DA COGNIÇÃO |
spellingShingle |
A INVENÇÃO DE SI E DO MUNDO: UMA INTRODUÇÃO DO TEMPO E DO COLETIVO NO ESTUDO DA COGNIÇÃO Flores, Eliane Teixeira Leite |
title_short |
A INVENÇÃO DE SI E DO MUNDO: UMA INTRODUÇÃO DO TEMPO E DO COLETIVO NO ESTUDO DA COGNIÇÃO |
title_full |
A INVENÇÃO DE SI E DO MUNDO: UMA INTRODUÇÃO DO TEMPO E DO COLETIVO NO ESTUDO DA COGNIÇÃO |
title_fullStr |
A INVENÇÃO DE SI E DO MUNDO: UMA INTRODUÇÃO DO TEMPO E DO COLETIVO NO ESTUDO DA COGNIÇÃO |
title_full_unstemmed |
A INVENÇÃO DE SI E DO MUNDO: UMA INTRODUÇÃO DO TEMPO E DO COLETIVO NO ESTUDO DA COGNIÇÃO |
title_sort |
A INVENÇÃO DE SI E DO MUNDO: UMA INTRODUÇÃO DO TEMPO E DO COLETIVO NO ESTUDO DA COGNIÇÃO |
author |
Flores, Eliane Teixeira Leite |
author_facet |
Flores, Eliane Teixeira Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Eliane Teixeira Leite |
description |
Kastrup sustenta com esse trabalho que o ato de pensar não deve servir apenas à resolução ou resposta obediente aos nossos problemas e defende a tese de que a primeira coisa a ser inventada é o próprio problema. Kastrup revisa conceitualmente o tema ao trabalhar, principalmente, com o pensamento de Bergson, de Latour, Deleuze e Guattari, Simondon, Maturana e Varela para desenvolver o conceito de devir criativo da cognição. Ao considerar as colocações dos pensadores, que dão consistência à ideia de uma cognição para além do reconhecimento, Kastrup afirma que a invenção é a potência que a cognição tem de diferir de si mesma, de transpor seus próprios limites. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/87728 10.54909/sp.v2i3.87728 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/87728 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v2i3.87728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/87728/51304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 2 No. 3 (2018): Saberes Plur.; 165-167 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 3 (2018): Saberes Plur.; 165-167 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 3 (2018): Saberes Plur.; 165-167 2525-507X 10.54909/sp.v2i3 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388521833037824 |