Processo de trabalho e agir profissional no cuidado em saúde bucal no Sistema Único de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha, Evelise Tarouco
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Warmling, Cristine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/64464
Resumo: Introdução: Apesar da formulação de estratégias para a qualificação dos profissionais que atuam no SUS e as mudanças curriculares ocorridas nos cursos de graduação em Odontologia questiona-se efetivas transformações nas práticas das equipes de saúde bucal em direção a um modelo de atenção em saúde pautado na integralidade do cuidado. Objetivos: Este estudo propõe-se a analisar como os processos de trabalho vivenciados pelas equipes de saúde bucal que atuam na rede municipal de saúde de Porto Alegre possibilitam a produção do cuidado em saúde bucal. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso com abordagem metodológica qualitativa. Os dados foram produzidos através da realização de quatro grupos focais com quatro equipes de saúde bucal da rede de Atenção Primária do município de Porto Alegre. O estudo também se valeu da observação participante da pesquisadora nos encontros de educação permanente das equipes de saúde bucal, no ano de 2013. Os dados foram analisados com a ajuda do programa de análise qualitativa Nvivo. A base referencial teórica de análise do estudo encontra-se em Schwartz (2007) e nos fundamentos epistemológicos da Análise do Discurso. Resultados: As equipes utilizam diferentes protocolos, renormalizando-os conforme demandas próprias ou de usuários que acessam ao serviço. Referem-se à demanda reprimida, contudo não observam que esta pode estar sendo produzida pelo modo como historicamente se oferta e se processa a produção do cuidado. Relações de trabalho qualificadas devem ser despertadas nos serviços de saúde. O redescobrimento do próprio trabalho pelo trabalhador passa pela compreensão de como ele se insere na atividade dos outros e na vida em sociedade. As equipes não compreendem a problematização dos seus processos de trabalho como um momento de educação permanente e comumente entendem os encontros de educação permanente enquanto espaços apenas normativos. Considerações finais: O estudo ampliou a compreensão sobre o agir profissional para a produção do cuidado em saúde bucal destacando que esse depende da construção de significados a partir do reconhecimento da prática profissional e da realidade das situações de trabalho.
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