PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/106510 |
Resumo: | Com as mudanças epidemiológicas e transformações no sistema de saúde no Brasil foram estabelecidas novas responsabilidades e outros deveres do fisioterapeuta, o que envolve uma práxis ampliada e contextualizada. Este estudo buscou conhecer a percepção de acadêmicos de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) sobre a importância da educação em saúde (ES) na atuação do fisioterapeuta. É um estudo exploratório descritivo, qualitativo, desenvolvido por meio de uma entrevista semiestruturada que utilizou análise de conteúdo. Participaram 15 acadêmicos, 87% mulheres e 13% homens, com média de idade de 23,13 anos. O estudo apontou carência de apropriação dos acadêmicos quanto ao papel da ES. A ES foi vista como transmissão de conhecimentos centrada em orientações específicas relacionadas à postura e ao movimento. Os estudantes associaram a ES a práticas coletivas e à atenção primária, estabelecendo poucas relações com o âmbito individual e a atenção secundária e terciária. Alguns remeteram seu aprendizado a projetos de extensão ou ao estágio na comunidade. Os que se encontravam mais no início do curso, e que tiveram a oportunidade de experienciar a prática da ES já no começo da graduação, referiram melhor aproveitamento e maior importância com relação aos que estavam no intermédio ou no estágio final. Sendo assim, evidenciou-se a necessidade de se investir de maneira transversal no aprofundamento da temática ES na formação dos acadêmicos, para que se possa ampliar e aprimorar seu olhar, promovendo uma aprendizagem significativa e a valorização da ES.Palavras-chave: Educação em saúde. Fisioterapia. Formação profissional em saúde. |
id |
UFRGS-32_f9a5df0bac71b6dd66c25f568e4304a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/106510 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDECom as mudanças epidemiológicas e transformações no sistema de saúde no Brasil foram estabelecidas novas responsabilidades e outros deveres do fisioterapeuta, o que envolve uma práxis ampliada e contextualizada. Este estudo buscou conhecer a percepção de acadêmicos de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) sobre a importância da educação em saúde (ES) na atuação do fisioterapeuta. É um estudo exploratório descritivo, qualitativo, desenvolvido por meio de uma entrevista semiestruturada que utilizou análise de conteúdo. Participaram 15 acadêmicos, 87% mulheres e 13% homens, com média de idade de 23,13 anos. O estudo apontou carência de apropriação dos acadêmicos quanto ao papel da ES. A ES foi vista como transmissão de conhecimentos centrada em orientações específicas relacionadas à postura e ao movimento. Os estudantes associaram a ES a práticas coletivas e à atenção primária, estabelecendo poucas relações com o âmbito individual e a atenção secundária e terciária. Alguns remeteram seu aprendizado a projetos de extensão ou ao estágio na comunidade. Os que se encontravam mais no início do curso, e que tiveram a oportunidade de experienciar a prática da ES já no começo da graduação, referiram melhor aproveitamento e maior importância com relação aos que estavam no intermédio ou no estágio final. Sendo assim, evidenciou-se a necessidade de se investir de maneira transversal no aprofundamento da temática ES na formação dos acadêmicos, para que se possa ampliar e aprimorar seu olhar, promovendo uma aprendizagem significativa e a valorização da ES.Palavras-chave: Educação em saúde. Fisioterapia. Formação profissional em saúde.Editora da UFRGS2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10651010.54909/sp.v4i2.106510Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 94-110Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 94-110Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 94-1102525-507X10.54909/sp.v4i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/106510/60007Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLessing, Rafaela KochMoraes, Marielly de2023-07-26T15:48:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/106510Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:08Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
title |
PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE Lessing, Rafaela Koch |
title_short |
PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
title_full |
PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
title_sort |
PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
author |
Lessing, Rafaela Koch |
author_facet |
Lessing, Rafaela Koch Moraes, Marielly de |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Marielly de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lessing, Rafaela Koch Moraes, Marielly de |
description |
Com as mudanças epidemiológicas e transformações no sistema de saúde no Brasil foram estabelecidas novas responsabilidades e outros deveres do fisioterapeuta, o que envolve uma práxis ampliada e contextualizada. Este estudo buscou conhecer a percepção de acadêmicos de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) sobre a importância da educação em saúde (ES) na atuação do fisioterapeuta. É um estudo exploratório descritivo, qualitativo, desenvolvido por meio de uma entrevista semiestruturada que utilizou análise de conteúdo. Participaram 15 acadêmicos, 87% mulheres e 13% homens, com média de idade de 23,13 anos. O estudo apontou carência de apropriação dos acadêmicos quanto ao papel da ES. A ES foi vista como transmissão de conhecimentos centrada em orientações específicas relacionadas à postura e ao movimento. Os estudantes associaram a ES a práticas coletivas e à atenção primária, estabelecendo poucas relações com o âmbito individual e a atenção secundária e terciária. Alguns remeteram seu aprendizado a projetos de extensão ou ao estágio na comunidade. Os que se encontravam mais no início do curso, e que tiveram a oportunidade de experienciar a prática da ES já no começo da graduação, referiram melhor aproveitamento e maior importância com relação aos que estavam no intermédio ou no estágio final. Sendo assim, evidenciou-se a necessidade de se investir de maneira transversal no aprofundamento da temática ES na formação dos acadêmicos, para que se possa ampliar e aprimorar seu olhar, promovendo uma aprendizagem significativa e a valorização da ES.Palavras-chave: Educação em saúde. Fisioterapia. Formação profissional em saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/106510 10.54909/sp.v4i2.106510 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/106510 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v4i2.106510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/106510/60007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 94-110 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 94-110 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 94-110 2525-507X 10.54909/sp.v4i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522272391168 |