ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marize Amorim
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marchesan, Moane, Krug, Rodrigo de Rosso, Mazo, Giovana Zarpellon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/50486
Resumo: O estudo teve como objetivo verificar os aspectos pedagógicos mais relevantes de uma aula de exercícios físicos para a adoção e a permanência em programas de atividades físicas na percepção de idosas longevas. Esta é uma pesquisa descritiva qualitativa realizada de 2010 a 2011. Utilizou-se a técnica de grupo focal com 69 idosas longevas do sexo feminino participantes de grupos de convivência de Florianópolis, SC. Aplicaram-se a entrevista semiestruturada e o Questionário Internacional de Atividade Física. As longevas perceberam duas categorias relevantes: a) a atuação profissional (capacitação profissional para trabalhar com idosos, boa relação pessoal e saber motivar) e b) a metodologia das aulas (intensidade, duração, frequência e complexidade dos exercícios físicos; avaliar e controlar os resultados obtidos; e local e horário das atividades). Para promover Educação Física para as longevas, o professor requer conhecimento e treinamento específico para garantir que a metodologia adequada será aplicada, considerando as necessidades e aptidão física das longevas, influenciando essa população a adotar e permanecer nos programas de atividades físicas.
id UFRGS-4_09136b9f055e9fe65a063c72d9c87c8a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/50486
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVASLongevidade. Aspectos Pedagógicos. Programas. Exercício Físico.O estudo teve como objetivo verificar os aspectos pedagógicos mais relevantes de uma aula de exercícios físicos para a adoção e a permanência em programas de atividades físicas na percepção de idosas longevas. Esta é uma pesquisa descritiva qualitativa realizada de 2010 a 2011. Utilizou-se a técnica de grupo focal com 69 idosas longevas do sexo feminino participantes de grupos de convivência de Florianópolis, SC. Aplicaram-se a entrevista semiestruturada e o Questionário Internacional de Atividade Física. As longevas perceberam duas categorias relevantes: a) a atuação profissional (capacitação profissional para trabalhar com idosos, boa relação pessoal e saber motivar) e b) a metodologia das aulas (intensidade, duração, frequência e complexidade dos exercícios físicos; avaliar e controlar os resultados obtidos; e local e horário das atividades). Para promover Educação Física para as longevas, o professor requer conhecimento e treinamento específico para garantir que a metodologia adequada será aplicada, considerando as necessidades e aptidão física das longevas, influenciando essa população a adotar e permanecer nos programas de atividades físicas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/5048610.22456/2316-2171.50486Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 21 n. 1 (2016)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/50486/40712Copyright (c) 2017 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Marize AmorimMarchesan, MoaneKrug, Rodrigo de RossoMazo, Giovana Zarpellon2021-01-06T17:55:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/50486Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:55:45Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS
title ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS
spellingShingle ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS
Lopes, Marize Amorim
Longevidade. Aspectos Pedagógicos. Programas. Exercício Físico.
title_short ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS
title_full ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS
title_fullStr ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS
title_full_unstemmed ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS
title_sort ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS
author Lopes, Marize Amorim
author_facet Lopes, Marize Amorim
Marchesan, Moane
Krug, Rodrigo de Rosso
Mazo, Giovana Zarpellon
author_role author
author2 Marchesan, Moane
Krug, Rodrigo de Rosso
Mazo, Giovana Zarpellon
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marize Amorim
Marchesan, Moane
Krug, Rodrigo de Rosso
Mazo, Giovana Zarpellon
dc.subject.por.fl_str_mv Longevidade. Aspectos Pedagógicos. Programas. Exercício Físico.
topic Longevidade. Aspectos Pedagógicos. Programas. Exercício Físico.
description O estudo teve como objetivo verificar os aspectos pedagógicos mais relevantes de uma aula de exercícios físicos para a adoção e a permanência em programas de atividades físicas na percepção de idosas longevas. Esta é uma pesquisa descritiva qualitativa realizada de 2010 a 2011. Utilizou-se a técnica de grupo focal com 69 idosas longevas do sexo feminino participantes de grupos de convivência de Florianópolis, SC. Aplicaram-se a entrevista semiestruturada e o Questionário Internacional de Atividade Física. As longevas perceberam duas categorias relevantes: a) a atuação profissional (capacitação profissional para trabalhar com idosos, boa relação pessoal e saber motivar) e b) a metodologia das aulas (intensidade, duração, frequência e complexidade dos exercícios físicos; avaliar e controlar os resultados obtidos; e local e horário das atividades). Para promover Educação Física para as longevas, o professor requer conhecimento e treinamento específico para garantir que a metodologia adequada será aplicada, considerando as necessidades e aptidão física das longevas, influenciando essa população a adotar e permanecer nos programas de atividades físicas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/50486
10.22456/2316-2171.50486
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/50486
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.50486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/50486/40712
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 21 n. 1 (2016)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766094009860096