ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/50486 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo verificar os aspectos pedagógicos mais relevantes de uma aula de exercícios físicos para a adoção e a permanência em programas de atividades físicas na percepção de idosas longevas. Esta é uma pesquisa descritiva qualitativa realizada de 2010 a 2011. Utilizou-se a técnica de grupo focal com 69 idosas longevas do sexo feminino participantes de grupos de convivência de Florianópolis, SC. Aplicaram-se a entrevista semiestruturada e o Questionário Internacional de Atividade Física. As longevas perceberam duas categorias relevantes: a) a atuação profissional (capacitação profissional para trabalhar com idosos, boa relação pessoal e saber motivar) e b) a metodologia das aulas (intensidade, duração, frequência e complexidade dos exercícios físicos; avaliar e controlar os resultados obtidos; e local e horário das atividades). Para promover Educação Física para as longevas, o professor requer conhecimento e treinamento específico para garantir que a metodologia adequada será aplicada, considerando as necessidades e aptidão física das longevas, influenciando essa população a adotar e permanecer nos programas de atividades físicas. |
id |
UFRGS-4_09136b9f055e9fe65a063c72d9c87c8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/50486 |
network_acronym_str |
UFRGS-4 |
network_name_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVASLongevidade. Aspectos Pedagógicos. Programas. Exercício Físico.O estudo teve como objetivo verificar os aspectos pedagógicos mais relevantes de uma aula de exercícios físicos para a adoção e a permanência em programas de atividades físicas na percepção de idosas longevas. Esta é uma pesquisa descritiva qualitativa realizada de 2010 a 2011. Utilizou-se a técnica de grupo focal com 69 idosas longevas do sexo feminino participantes de grupos de convivência de Florianópolis, SC. Aplicaram-se a entrevista semiestruturada e o Questionário Internacional de Atividade Física. As longevas perceberam duas categorias relevantes: a) a atuação profissional (capacitação profissional para trabalhar com idosos, boa relação pessoal e saber motivar) e b) a metodologia das aulas (intensidade, duração, frequência e complexidade dos exercícios físicos; avaliar e controlar os resultados obtidos; e local e horário das atividades). Para promover Educação Física para as longevas, o professor requer conhecimento e treinamento específico para garantir que a metodologia adequada será aplicada, considerando as necessidades e aptidão física das longevas, influenciando essa população a adotar e permanecer nos programas de atividades físicas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/5048610.22456/2316-2171.50486Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 21 n. 1 (2016)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/50486/40712Copyright (c) 2017 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Marize AmorimMarchesan, MoaneKrug, Rodrigo de RossoMazo, Giovana Zarpellon2021-01-06T17:55:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/50486Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:55:45Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS |
title |
ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS |
spellingShingle |
ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS Lopes, Marize Amorim Longevidade. Aspectos Pedagógicos. Programas. Exercício Físico. |
title_short |
ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS |
title_full |
ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS |
title_fullStr |
ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS |
title_full_unstemmed |
ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS |
title_sort |
ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS |
author |
Lopes, Marize Amorim |
author_facet |
Lopes, Marize Amorim Marchesan, Moane Krug, Rodrigo de Rosso Mazo, Giovana Zarpellon |
author_role |
author |
author2 |
Marchesan, Moane Krug, Rodrigo de Rosso Mazo, Giovana Zarpellon |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Marize Amorim Marchesan, Moane Krug, Rodrigo de Rosso Mazo, Giovana Zarpellon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Longevidade. Aspectos Pedagógicos. Programas. Exercício Físico. |
topic |
Longevidade. Aspectos Pedagógicos. Programas. Exercício Físico. |
description |
O estudo teve como objetivo verificar os aspectos pedagógicos mais relevantes de uma aula de exercícios físicos para a adoção e a permanência em programas de atividades físicas na percepção de idosas longevas. Esta é uma pesquisa descritiva qualitativa realizada de 2010 a 2011. Utilizou-se a técnica de grupo focal com 69 idosas longevas do sexo feminino participantes de grupos de convivência de Florianópolis, SC. Aplicaram-se a entrevista semiestruturada e o Questionário Internacional de Atividade Física. As longevas perceberam duas categorias relevantes: a) a atuação profissional (capacitação profissional para trabalhar com idosos, boa relação pessoal e saber motivar) e b) a metodologia das aulas (intensidade, duração, frequência e complexidade dos exercícios físicos; avaliar e controlar os resultados obtidos; e local e horário das atividades). Para promover Educação Física para as longevas, o professor requer conhecimento e treinamento específico para garantir que a metodologia adequada será aplicada, considerando as necessidades e aptidão física das longevas, influenciando essa população a adotar e permanecer nos programas de atividades físicas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/50486 10.22456/2316-2171.50486 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/50486 |
identifier_str_mv |
10.22456/2316-2171.50486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/50486/40712 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 21 n. 1 (2016) 2316-2171 1517-2473 reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
collection |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com |
_version_ |
1799766094009860096 |