ATENÇÃO PREVENTIVA E EDUCATIVA EM SAÚDE DO IDOSO: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues de Faria, Lina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Calábria, Luciana Karen, Lima Álvares da Silva, Clarice, Barbosa Albuquerque, Maria Cristina, Passos do Espírito Santo, Roberta, de Assis Cau, Stefany Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/52790
Resumo: O envelhecimento da população brasileira trouxe mudanças em seu perfil epidemiológico, como o aumento da ocorrência de doenças crônicas e incapacidades funcionais, além de maior demanda por serviços de saúde, representando um desafio para a Saúde Coletiva no conhecimento das suas especificidades. Nesse sentido, idosos do Programa de Assistência ao Idoso do SESC Minas, na cidade de Governador Valadares (MG), responderam a um questionário semiestruturado para variáveis socioeconômicas, condições de saúde e hábitos de vida a fim de se traçar um diagnóstico desta população e direcionar ações interdisciplinares educativas e preventivas como incentivo ao envelhecimento ativo. Os dados revelaram as principais doenças: hipertensão arterial (63,8%), osteoartrite (25,5%), cardiopatias (17%) e diabetes (10,6%). A polifarmácia foi identificada em 29,8% dos idosos, incluindo o uso de medicamentos alopáticos, fitoterápicos e plantas medicinais. Doze idosos (25,5%) relataram possuir lesões de pele, 72,3% informaram uso de próteses dentárias e 2,1% próteses ortopédicas. A maioria dos idosos classificou sua alimentação como saudável (85,1%), mas todos relataram algum tipo de perda funcional. Os resultados demonstram que o Programa Assistencial conta com idosos com o perfil de saúde semelhante ao da população idosa brasileira, com ampla ocorrência de doenças crônicas, edentulismo, incapacidades funcionais e elevado consumo de medicamentos. O presente estudo reforça a importância do trabalho interdisciplinar como subsídio para o desenvolvimento de intervenções mais sensíveis e eficazes, considerando a perspectiva do próprio indivíduo e suas necessidades.
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