RAZÕES DA FELICIDADE NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dametto, Jarbas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: FRIZON, DIONE MARIA SETTI, ZANCANARO, MILENA PAULA, OLIVEIRA, TALIA CASTILHOS DE, Pichler, Nadir Antonio, Scortegagna, Helenice de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/87613
Resumo: Objetivo: identificar as razões da felicidade na percepção de pessoas idosas. Métodos:  é uma pesquisa exploratória e descritiva, qualitativa, realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, por conveniência, com 19 pessoas idosas, de ambos os gêneros, não institucionalizadas, nas suas residências, em 2017 e 2018, em dois estados da região Sul do Brasil. Resultados: o que emergiu das falas das pessoas idosas desdobrou-se em duas categorias que se entrelaçam e se complementam: Hierarquia das razões da felicidade e Felicidade e convivência. Conclusões: os resultados da pesquisa indicam que os participantes conceberam as razões da felicidade como subjetiva, mutável, motivacional, intrínseca, pautada nos valores da consciência, no cuidado de si, tese corroborada pelas éticas teleológicas antigas e revisitadas atualmente, considerando as estranhezas históricas, por filósofos franceses como Pierre Hadot, Luc Ferry e Frédéric Lenoir. A convivência familiar e a participação em grupos de convivência de idosos, seguido de amizades, trabalho, vida digna e paz, apareceram como promotores da felicidade, da saúde, da qualidade de vida, da realização de uma vida feliz mais sólida, mas jamais totalmente realizável. 
id UFRGS-4_0d3801e3641cc47f4231cf85bd210222
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/87613
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling RAZÕES DA FELICIDADE NA PERCEPÇÃO DE IDOSOSRazõesFelicidadePessoas idosasFamíliaGrupo de convivência de idosos.FelicidadeObjetivo: identificar as razões da felicidade na percepção de pessoas idosas. Métodos:  é uma pesquisa exploratória e descritiva, qualitativa, realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, por conveniência, com 19 pessoas idosas, de ambos os gêneros, não institucionalizadas, nas suas residências, em 2017 e 2018, em dois estados da região Sul do Brasil. Resultados: o que emergiu das falas das pessoas idosas desdobrou-se em duas categorias que se entrelaçam e se complementam: Hierarquia das razões da felicidade e Felicidade e convivência. Conclusões: os resultados da pesquisa indicam que os participantes conceberam as razões da felicidade como subjetiva, mutável, motivacional, intrínseca, pautada nos valores da consciência, no cuidado de si, tese corroborada pelas éticas teleológicas antigas e revisitadas atualmente, considerando as estranhezas históricas, por filósofos franceses como Pierre Hadot, Luc Ferry e Frédéric Lenoir. A convivência familiar e a participação em grupos de convivência de idosos, seguido de amizades, trabalho, vida digna e paz, apareceram como promotores da felicidade, da saúde, da qualidade de vida, da realização de uma vida feliz mais sólida, mas jamais totalmente realizável. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresGerontologiaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/8761310.22456/2316-2171.87613Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 28 (2023)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/87613/89060Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDametto, JarbasFRIZON, DIONE MARIA SETTIZANCANARO, MILENA PAULAOLIVEIRA, TALIA CASTILHOS DEPichler, Nadir AntonioScortegagna, Helenice de Moura2024-01-02T01:42:38Zoai:seer.ufrgs.br:article/87613Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2024-01-02T01:42:38Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv RAZÕES DA FELICIDADE NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS
title RAZÕES DA FELICIDADE NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS
spellingShingle RAZÕES DA FELICIDADE NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS
Dametto, Jarbas
Razões
Felicidade
Pessoas idosas
Família
Grupo de convivência de idosos.
Felicidade
title_short RAZÕES DA FELICIDADE NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS
title_full RAZÕES DA FELICIDADE NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS
title_fullStr RAZÕES DA FELICIDADE NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS
title_full_unstemmed RAZÕES DA FELICIDADE NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS
title_sort RAZÕES DA FELICIDADE NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS
author Dametto, Jarbas
author_facet Dametto, Jarbas
FRIZON, DIONE MARIA SETTI
ZANCANARO, MILENA PAULA
OLIVEIRA, TALIA CASTILHOS DE
Pichler, Nadir Antonio
Scortegagna, Helenice de Moura
author_role author
author2 FRIZON, DIONE MARIA SETTI
ZANCANARO, MILENA PAULA
OLIVEIRA, TALIA CASTILHOS DE
Pichler, Nadir Antonio
Scortegagna, Helenice de Moura
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dametto, Jarbas
FRIZON, DIONE MARIA SETTI
ZANCANARO, MILENA PAULA
OLIVEIRA, TALIA CASTILHOS DE
Pichler, Nadir Antonio
Scortegagna, Helenice de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Razões
Felicidade
Pessoas idosas
Família
Grupo de convivência de idosos.
Felicidade
topic Razões
Felicidade
Pessoas idosas
Família
Grupo de convivência de idosos.
Felicidade
description Objetivo: identificar as razões da felicidade na percepção de pessoas idosas. Métodos:  é uma pesquisa exploratória e descritiva, qualitativa, realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, por conveniência, com 19 pessoas idosas, de ambos os gêneros, não institucionalizadas, nas suas residências, em 2017 e 2018, em dois estados da região Sul do Brasil. Resultados: o que emergiu das falas das pessoas idosas desdobrou-se em duas categorias que se entrelaçam e se complementam: Hierarquia das razões da felicidade e Felicidade e convivência. Conclusões: os resultados da pesquisa indicam que os participantes conceberam as razões da felicidade como subjetiva, mutável, motivacional, intrínseca, pautada nos valores da consciência, no cuidado de si, tese corroborada pelas éticas teleológicas antigas e revisitadas atualmente, considerando as estranhezas históricas, por filósofos franceses como Pierre Hadot, Luc Ferry e Frédéric Lenoir. A convivência familiar e a participação em grupos de convivência de idosos, seguido de amizades, trabalho, vida digna e paz, apareceram como promotores da felicidade, da saúde, da qualidade de vida, da realização de uma vida feliz mais sólida, mas jamais totalmente realizável. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Gerontologia
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/87613
10.22456/2316-2171.87613
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/87613
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.87613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/87613/89060
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 28 (2023)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766094933655552