USO DE MEDICAMENTOS EM IDOSOS QUE RESIDEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Adriana Valéria da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Noronha, Ceci Vilar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/19815
Resumo: A demanda pela institucionalização vem crescendo e o perfil do idoso que procura o asilo no Brasil vem se modificando, sendo necessário saber sobre o cenário atual. Assim, questionamos: de que maneira é realizada a administração de medicamentos a idosos nas instituições de longa permanência? A metodologia consistiu em entrevistas com idosos que residem em um asilo situado em Salvador-Bahia, aliada à observação sistemática neste local. A análise do material empírico se deu a partir das categorias fundamentadas nas falas dos idosos com ênfase na temática das medicações, a qual constitui o interesse central deste estudo. Os resultados indicam que a administração direta da medicação usada pelos idosos é uma tarefa realizada pelos cuidadores. No entanto, devido às possibilidades de ocorrer trocas relacionadas à dosagem da medicação e/ou ao idoso que deveria recebê-la, verificou-se que a instituição ainda deveria avançar para planejar e programar melhor a administração dos medicamentos, superando improvisações e atuando de modo a não causar efeitos iatrogênicos. Concluímos ressaltando a importância de que nas instituições de longa permanência (ILP) sejam realizados estudos sobre a eficácia de medicamentos em idosos e que a capacitação do corpo técnico no que toca à administração da medicação seja continuada, evitando os erros e os abusos terapêuticos observados pelas pesquisadoras e percebidos pelos próprios idosos. 
id UFRGS-4_0ffe4dd513496235e974b0d1a20d92d0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/19815
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling USO DE MEDICAMENTOS EM IDOSOS QUE RESIDEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIAcuidadorescuidadosidososmedicaçãoinstituições de longa permanência.Uso de medicações em idososA demanda pela institucionalização vem crescendo e o perfil do idoso que procura o asilo no Brasil vem se modificando, sendo necessário saber sobre o cenário atual. Assim, questionamos: de que maneira é realizada a administração de medicamentos a idosos nas instituições de longa permanência? A metodologia consistiu em entrevistas com idosos que residem em um asilo situado em Salvador-Bahia, aliada à observação sistemática neste local. A análise do material empírico se deu a partir das categorias fundamentadas nas falas dos idosos com ênfase na temática das medicações, a qual constitui o interesse central deste estudo. Os resultados indicam que a administração direta da medicação usada pelos idosos é uma tarefa realizada pelos cuidadores. No entanto, devido às possibilidades de ocorrer trocas relacionadas à dosagem da medicação e/ou ao idoso que deveria recebê-la, verificou-se que a instituição ainda deveria avançar para planejar e programar melhor a administração dos medicamentos, superando improvisações e atuando de modo a não causar efeitos iatrogênicos. Concluímos ressaltando a importância de que nas instituições de longa permanência (ILP) sejam realizados estudos sobre a eficácia de medicamentos em idosos e que a capacitação do corpo técnico no que toca à administração da medicação seja continuada, evitando os erros e os abusos terapêuticos observados pelas pesquisadoras e percebidos pelos próprios idosos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/1981510.22456/2316-2171.19815Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 18 n. 1 (2013)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/19815/26994Freitas, Adriana Valéria da SilvaNoronha, Ceci Vilarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:51:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/19815Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:51:59Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE MEDICAMENTOS EM IDOSOS QUE RESIDEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
title USO DE MEDICAMENTOS EM IDOSOS QUE RESIDEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
spellingShingle USO DE MEDICAMENTOS EM IDOSOS QUE RESIDEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
Freitas, Adriana Valéria da Silva
cuidadores
cuidados
idosos
medicação
instituições de longa permanência.
Uso de medicações em idosos
title_short USO DE MEDICAMENTOS EM IDOSOS QUE RESIDEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
title_full USO DE MEDICAMENTOS EM IDOSOS QUE RESIDEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
title_fullStr USO DE MEDICAMENTOS EM IDOSOS QUE RESIDEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
title_full_unstemmed USO DE MEDICAMENTOS EM IDOSOS QUE RESIDEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
title_sort USO DE MEDICAMENTOS EM IDOSOS QUE RESIDEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
author Freitas, Adriana Valéria da Silva
author_facet Freitas, Adriana Valéria da Silva
Noronha, Ceci Vilar
author_role author
author2 Noronha, Ceci Vilar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Adriana Valéria da Silva
Noronha, Ceci Vilar
dc.subject.por.fl_str_mv cuidadores
cuidados
idosos
medicação
instituições de longa permanência.
Uso de medicações em idosos
topic cuidadores
cuidados
idosos
medicação
instituições de longa permanência.
Uso de medicações em idosos
description A demanda pela institucionalização vem crescendo e o perfil do idoso que procura o asilo no Brasil vem se modificando, sendo necessário saber sobre o cenário atual. Assim, questionamos: de que maneira é realizada a administração de medicamentos a idosos nas instituições de longa permanência? A metodologia consistiu em entrevistas com idosos que residem em um asilo situado em Salvador-Bahia, aliada à observação sistemática neste local. A análise do material empírico se deu a partir das categorias fundamentadas nas falas dos idosos com ênfase na temática das medicações, a qual constitui o interesse central deste estudo. Os resultados indicam que a administração direta da medicação usada pelos idosos é uma tarefa realizada pelos cuidadores. No entanto, devido às possibilidades de ocorrer trocas relacionadas à dosagem da medicação e/ou ao idoso que deveria recebê-la, verificou-se que a instituição ainda deveria avançar para planejar e programar melhor a administração dos medicamentos, superando improvisações e atuando de modo a não causar efeitos iatrogênicos. Concluímos ressaltando a importância de que nas instituições de longa permanência (ILP) sejam realizados estudos sobre a eficácia de medicamentos em idosos e que a capacitação do corpo técnico no que toca à administração da medicação seja continuada, evitando os erros e os abusos terapêuticos observados pelas pesquisadoras e percebidos pelos próprios idosos. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/19815
10.22456/2316-2171.19815
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/19815
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.19815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/19815/26994
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 18 n. 1 (2013)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766092724305920