FATORES INFLUENTES NO ESTILO DE VIDA E NA SAÚDE DOS IDOSOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Podmelle, Rubenyta Martins
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zimmermann, Rogério Dubosselard
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/74679
Resumo: O envelhecimento da população é uma realidade e diversos são os fatores que influenciam na saúde dos indivíduos que estão envelhecendo, como o estilo de vida, sendo um dos pontos mais importantes para se apresentar uma boa saúde. Verificado o envelhecimento populacional no Brasil e a grande influência do estilo de vida na saúde do idoso, foi realizada uma Revisão Integrativa no intuito de identificar quais os fatores que influenciam o estilo de vida dos idosos brasileiros e quais as consequências para sua saúde de acordo com a produção científica nacional. Foram selecionados 39 trabalhos publicados entre 2006 e 2016, nos idiomas inglês e português, advindos do portal de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), a partir da combinação dos descritores “envelhecimento”, “idoso” e “estilo de vida”. Verificou-se que inatividade física, tabagismo, presença de DCNT, alimentação inadequada, dislipidemia, consumo excessivo de álcool, obesidade, hipercolesterolemia, alterações na glicemia, resistência à insulina e o avanço da idade foram os fatores de risco relacionados ao estilo de vida que mais influenciaram negativamente a saúde do idoso. A autoavaliação negativa da saúde foi prevalente entre idosos fumantes, sedentários, com três ou mais DCNT, que fazem uso de cinco medicamentos ou mais e que não consumiam frutas e verduras. Conclui-se, então, que os idosos brasileiros apresentam estilo de vida inadequado devido a diferentes fatores, culminando em baixas condições de saúde e autoavaliações negativas da saúde, o que necessita urgentemente de atenção.
id UFRGS-4_11edc09ed2314e5bd1c97f5c5cf872f9
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/74679
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling FATORES INFLUENTES NO ESTILO DE VIDA E NA SAÚDE DOS IDOSOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVASaúde do IdosoEstilo de vidaFatores de riscoEstilo de vida dos idososO envelhecimento da população é uma realidade e diversos são os fatores que influenciam na saúde dos indivíduos que estão envelhecendo, como o estilo de vida, sendo um dos pontos mais importantes para se apresentar uma boa saúde. Verificado o envelhecimento populacional no Brasil e a grande influência do estilo de vida na saúde do idoso, foi realizada uma Revisão Integrativa no intuito de identificar quais os fatores que influenciam o estilo de vida dos idosos brasileiros e quais as consequências para sua saúde de acordo com a produção científica nacional. Foram selecionados 39 trabalhos publicados entre 2006 e 2016, nos idiomas inglês e português, advindos do portal de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), a partir da combinação dos descritores “envelhecimento”, “idoso” e “estilo de vida”. Verificou-se que inatividade física, tabagismo, presença de DCNT, alimentação inadequada, dislipidemia, consumo excessivo de álcool, obesidade, hipercolesterolemia, alterações na glicemia, resistência à insulina e o avanço da idade foram os fatores de risco relacionados ao estilo de vida que mais influenciaram negativamente a saúde do idoso. A autoavaliação negativa da saúde foi prevalente entre idosos fumantes, sedentários, com três ou mais DCNT, que fazem uso de cinco medicamentos ou mais e que não consumiam frutas e verduras. Conclui-se, então, que os idosos brasileiros apresentam estilo de vida inadequado devido a diferentes fatores, culminando em baixas condições de saúde e autoavaliações negativas da saúde, o que necessita urgentemente de atenção.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresGerontologiaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/7467910.22456/2316-2171.74679Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 23 n. 1 (2018)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/74679/51075Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPodmelle, Rubenyta MartinsZimmermann, Rogério Dubosselard2021-01-06T17:57:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/74679Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:57:06Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES INFLUENTES NO ESTILO DE VIDA E NA SAÚDE DOS IDOSOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title FATORES INFLUENTES NO ESTILO DE VIDA E NA SAÚDE DOS IDOSOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
spellingShingle FATORES INFLUENTES NO ESTILO DE VIDA E NA SAÚDE DOS IDOSOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Podmelle, Rubenyta Martins
Saúde do Idoso
Estilo de vida
Fatores de risco
Estilo de vida dos idosos
title_short FATORES INFLUENTES NO ESTILO DE VIDA E NA SAÚDE DOS IDOSOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full FATORES INFLUENTES NO ESTILO DE VIDA E NA SAÚDE DOS IDOSOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_fullStr FATORES INFLUENTES NO ESTILO DE VIDA E NA SAÚDE DOS IDOSOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full_unstemmed FATORES INFLUENTES NO ESTILO DE VIDA E NA SAÚDE DOS IDOSOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_sort FATORES INFLUENTES NO ESTILO DE VIDA E NA SAÚDE DOS IDOSOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
author Podmelle, Rubenyta Martins
author_facet Podmelle, Rubenyta Martins
Zimmermann, Rogério Dubosselard
author_role author
author2 Zimmermann, Rogério Dubosselard
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Podmelle, Rubenyta Martins
Zimmermann, Rogério Dubosselard
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde do Idoso
Estilo de vida
Fatores de risco
Estilo de vida dos idosos
topic Saúde do Idoso
Estilo de vida
Fatores de risco
Estilo de vida dos idosos
description O envelhecimento da população é uma realidade e diversos são os fatores que influenciam na saúde dos indivíduos que estão envelhecendo, como o estilo de vida, sendo um dos pontos mais importantes para se apresentar uma boa saúde. Verificado o envelhecimento populacional no Brasil e a grande influência do estilo de vida na saúde do idoso, foi realizada uma Revisão Integrativa no intuito de identificar quais os fatores que influenciam o estilo de vida dos idosos brasileiros e quais as consequências para sua saúde de acordo com a produção científica nacional. Foram selecionados 39 trabalhos publicados entre 2006 e 2016, nos idiomas inglês e português, advindos do portal de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), a partir da combinação dos descritores “envelhecimento”, “idoso” e “estilo de vida”. Verificou-se que inatividade física, tabagismo, presença de DCNT, alimentação inadequada, dislipidemia, consumo excessivo de álcool, obesidade, hipercolesterolemia, alterações na glicemia, resistência à insulina e o avanço da idade foram os fatores de risco relacionados ao estilo de vida que mais influenciaram negativamente a saúde do idoso. A autoavaliação negativa da saúde foi prevalente entre idosos fumantes, sedentários, com três ou mais DCNT, que fazem uso de cinco medicamentos ou mais e que não consumiam frutas e verduras. Conclui-se, então, que os idosos brasileiros apresentam estilo de vida inadequado devido a diferentes fatores, culminando em baixas condições de saúde e autoavaliações negativas da saúde, o que necessita urgentemente de atenção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Gerontologia
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/74679
10.22456/2316-2171.74679
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/74679
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.74679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/74679/51075
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 23 n. 1 (2018)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766094798389248