ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/126656 |
Resumo: | Objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura acerca de quais são as estratégias educativas utilizadas na capacitação de cuidadores de idosos. Método: Revisão integrativa da literatura, realizada nos portais de pesquisa BVS, PUBMED e Portal Capes contemplando as bases de dados LILACS, BDENF, IBECS, BBO, INDEXPSI, CUMED, PAHO-IRIS, MEDLINE e CINAHL; a busca foi realizada sem restrição de período de publicação, e foi utilizado cruzamento dos descritores utilizando-se da lógica booleana. Resultados: foram encontradas 195 publicações. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão restaram 2 artigos da BDENF, 1 da CUMED, 5 da LILACS e 1 MEDLINE, somando 9 artigos que constituíram a amostra final desta revisão. As informações foram agrupadas em três categorias: 1) Estratégias educativas baseadas em grupos de discussão, 2) Modelo expositivo e 3) Estratégias complementares. Discussão: No modelo expositivo, embora o ganho de conhecimento dos cuidadores pareça significativo, não há mudanças evidenciadas na prática, enquanto os grupos de discussão proporcionam ambiente de aprendizado para mudança significativa de comportamento, a longo prazo, a partir do pensamento crítico. Quando possível, o desenvolvimento do material educativo pelos próprios cuidadores proporciona maior interesse e aumento do aprendizado. Conclusão: Diversas táticas parecem contribuir com a aquisição de conhecimento, mas individualmente, podem não ter o efeito desejado de aplicação prática e mudança de comportamento real. O grupo de discussão foi a estratégia que parece proporcionar aprendizado mais duradouro, com mudanças comportamentais a longo prazo. Propõe-se a somatória de estratégias educativas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos cuidadores. |
id |
UFRGS-4_1fe9e1f5298baa1378486ac041eed1c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/126656 |
network_acronym_str |
UFRGS-4 |
network_name_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVAObjetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura acerca de quais são as estratégias educativas utilizadas na capacitação de cuidadores de idosos. Método: Revisão integrativa da literatura, realizada nos portais de pesquisa BVS, PUBMED e Portal Capes contemplando as bases de dados LILACS, BDENF, IBECS, BBO, INDEXPSI, CUMED, PAHO-IRIS, MEDLINE e CINAHL; a busca foi realizada sem restrição de período de publicação, e foi utilizado cruzamento dos descritores utilizando-se da lógica booleana. Resultados: foram encontradas 195 publicações. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão restaram 2 artigos da BDENF, 1 da CUMED, 5 da LILACS e 1 MEDLINE, somando 9 artigos que constituíram a amostra final desta revisão. As informações foram agrupadas em três categorias: 1) Estratégias educativas baseadas em grupos de discussão, 2) Modelo expositivo e 3) Estratégias complementares. Discussão: No modelo expositivo, embora o ganho de conhecimento dos cuidadores pareça significativo, não há mudanças evidenciadas na prática, enquanto os grupos de discussão proporcionam ambiente de aprendizado para mudança significativa de comportamento, a longo prazo, a partir do pensamento crítico. Quando possível, o desenvolvimento do material educativo pelos próprios cuidadores proporciona maior interesse e aumento do aprendizado. Conclusão: Diversas táticas parecem contribuir com a aquisição de conhecimento, mas individualmente, podem não ter o efeito desejado de aplicação prática e mudança de comportamento real. O grupo de discussão foi a estratégia que parece proporcionar aprendizado mais duradouro, com mudanças comportamentais a longo prazo. Propõe-se a somatória de estratégias educativas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos cuidadores.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/12665610.22456/2316-2171.126656Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 28 (2023)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/126656/89073Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Juliana de Souza LimaMaria da Silva, SilmarYovana Quispe Mendonza, IsabelToledo de Menconça, EricaLima Chaves, NaiaraLuana de Paula, Deborade Jesus Sacramento, AntonietaDaiane dos Santos, AmorimOliveira, Raphaelle2024-01-02T01:42:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/126656Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2024-01-02T01:42:21Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title |
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Coutinho, Juliana de Souza Lima |
title_short |
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full |
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_sort |
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
author |
Coutinho, Juliana de Souza Lima |
author_facet |
Coutinho, Juliana de Souza Lima Maria da Silva, Silmar Yovana Quispe Mendonza, Isabel Toledo de Menconça, Erica Lima Chaves, Naiara Luana de Paula, Debora de Jesus Sacramento, Antonieta Daiane dos Santos, Amorim Oliveira, Raphaelle |
author_role |
author |
author2 |
Maria da Silva, Silmar Yovana Quispe Mendonza, Isabel Toledo de Menconça, Erica Lima Chaves, Naiara Luana de Paula, Debora de Jesus Sacramento, Antonieta Daiane dos Santos, Amorim Oliveira, Raphaelle |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Juliana de Souza Lima Maria da Silva, Silmar Yovana Quispe Mendonza, Isabel Toledo de Menconça, Erica Lima Chaves, Naiara Luana de Paula, Debora de Jesus Sacramento, Antonieta Daiane dos Santos, Amorim Oliveira, Raphaelle |
description |
Objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura acerca de quais são as estratégias educativas utilizadas na capacitação de cuidadores de idosos. Método: Revisão integrativa da literatura, realizada nos portais de pesquisa BVS, PUBMED e Portal Capes contemplando as bases de dados LILACS, BDENF, IBECS, BBO, INDEXPSI, CUMED, PAHO-IRIS, MEDLINE e CINAHL; a busca foi realizada sem restrição de período de publicação, e foi utilizado cruzamento dos descritores utilizando-se da lógica booleana. Resultados: foram encontradas 195 publicações. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão restaram 2 artigos da BDENF, 1 da CUMED, 5 da LILACS e 1 MEDLINE, somando 9 artigos que constituíram a amostra final desta revisão. As informações foram agrupadas em três categorias: 1) Estratégias educativas baseadas em grupos de discussão, 2) Modelo expositivo e 3) Estratégias complementares. Discussão: No modelo expositivo, embora o ganho de conhecimento dos cuidadores pareça significativo, não há mudanças evidenciadas na prática, enquanto os grupos de discussão proporcionam ambiente de aprendizado para mudança significativa de comportamento, a longo prazo, a partir do pensamento crítico. Quando possível, o desenvolvimento do material educativo pelos próprios cuidadores proporciona maior interesse e aumento do aprendizado. Conclusão: Diversas táticas parecem contribuir com a aquisição de conhecimento, mas individualmente, podem não ter o efeito desejado de aplicação prática e mudança de comportamento real. O grupo de discussão foi a estratégia que parece proporcionar aprendizado mais duradouro, com mudanças comportamentais a longo prazo. Propõe-se a somatória de estratégias educativas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos cuidadores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/126656 10.22456/2316-2171.126656 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/126656 |
identifier_str_mv |
10.22456/2316-2171.126656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/126656/89073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 28 (2023) 2316-2171 1517-2473 reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
collection |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com |
_version_ |
1799766096508616704 |