ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Juliana de Souza Lima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maria da Silva, Silmar, Yovana Quispe Mendonza, Isabel, Toledo de Menconça, Erica, Lima Chaves, Naiara, Luana de Paula, Debora, de Jesus Sacramento, Antonieta, Daiane dos Santos, Amorim, Oliveira, Raphaelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/126656
Resumo: Objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura acerca de quais são as estratégias educativas utilizadas na capacitação de cuidadores de idosos. Método: Revisão integrativa da literatura, realizada nos portais de pesquisa BVS, PUBMED e Portal Capes contemplando as bases de dados LILACS, BDENF, IBECS, BBO, INDEXPSI, CUMED, PAHO-IRIS, MEDLINE e CINAHL; a busca foi realizada sem restrição de período de publicação, e foi utilizado cruzamento dos descritores utilizando-se da lógica booleana. Resultados: foram encontradas 195 publicações. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão restaram 2 artigos da BDENF, 1 da CUMED, 5 da LILACS e 1 MEDLINE, somando 9 artigos que constituíram a amostra final desta revisão. As informações foram agrupadas em três categorias: 1) Estratégias educativas baseadas em grupos de discussão, 2) Modelo expositivo e 3) Estratégias complementares. Discussão: No modelo expositivo, embora o ganho de conhecimento dos cuidadores pareça significativo, não há mudanças evidenciadas na prática, enquanto os grupos de discussão proporcionam ambiente de aprendizado para mudança significativa de comportamento, a longo prazo, a partir do pensamento crítico. Quando possível, o desenvolvimento do material educativo pelos próprios cuidadores proporciona maior interesse e aumento do aprendizado. Conclusão: Diversas táticas parecem contribuir com a aquisição de conhecimento, mas individualmente, podem não ter o efeito desejado de aplicação prática e mudança de comportamento real. O grupo de discussão foi a estratégia que parece proporcionar aprendizado mais duradouro, com mudanças comportamentais a longo prazo. Propõe-se a somatória de estratégias educativas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos cuidadores.
id UFRGS-4_1fe9e1f5298baa1378486ac041eed1c4
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/126656
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVAObjetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura acerca de quais são as estratégias educativas utilizadas na capacitação de cuidadores de idosos. Método: Revisão integrativa da literatura, realizada nos portais de pesquisa BVS, PUBMED e Portal Capes contemplando as bases de dados LILACS, BDENF, IBECS, BBO, INDEXPSI, CUMED, PAHO-IRIS, MEDLINE e CINAHL; a busca foi realizada sem restrição de período de publicação, e foi utilizado cruzamento dos descritores utilizando-se da lógica booleana. Resultados: foram encontradas 195 publicações. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão restaram 2 artigos da BDENF, 1 da CUMED, 5 da LILACS e 1 MEDLINE, somando 9 artigos que constituíram a amostra final desta revisão. As informações foram agrupadas em três categorias: 1) Estratégias educativas baseadas em grupos de discussão, 2) Modelo expositivo e 3) Estratégias complementares. Discussão: No modelo expositivo, embora o ganho de conhecimento dos cuidadores pareça significativo, não há mudanças evidenciadas na prática, enquanto os grupos de discussão proporcionam ambiente de aprendizado para mudança significativa de comportamento, a longo prazo, a partir do pensamento crítico. Quando possível, o desenvolvimento do material educativo pelos próprios cuidadores proporciona maior interesse e aumento do aprendizado. Conclusão: Diversas táticas parecem contribuir com a aquisição de conhecimento, mas individualmente, podem não ter o efeito desejado de aplicação prática e mudança de comportamento real. O grupo de discussão foi a estratégia que parece proporcionar aprendizado mais duradouro, com mudanças comportamentais a longo prazo. Propõe-se a somatória de estratégias educativas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos cuidadores.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/12665610.22456/2316-2171.126656Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 28 (2023)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/126656/89073Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Juliana de Souza LimaMaria da Silva, SilmarYovana Quispe Mendonza, IsabelToledo de Menconça, EricaLima Chaves, NaiaraLuana de Paula, Deborade Jesus Sacramento, AntonietaDaiane dos Santos, AmorimOliveira, Raphaelle2024-01-02T01:42:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/126656Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2024-01-02T01:42:21Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
spellingShingle ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Coutinho, Juliana de Souza Lima
title_short ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_fullStr ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_sort ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
author Coutinho, Juliana de Souza Lima
author_facet Coutinho, Juliana de Souza Lima
Maria da Silva, Silmar
Yovana Quispe Mendonza, Isabel
Toledo de Menconça, Erica
Lima Chaves, Naiara
Luana de Paula, Debora
de Jesus Sacramento, Antonieta
Daiane dos Santos, Amorim
Oliveira, Raphaelle
author_role author
author2 Maria da Silva, Silmar
Yovana Quispe Mendonza, Isabel
Toledo de Menconça, Erica
Lima Chaves, Naiara
Luana de Paula, Debora
de Jesus Sacramento, Antonieta
Daiane dos Santos, Amorim
Oliveira, Raphaelle
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Juliana de Souza Lima
Maria da Silva, Silmar
Yovana Quispe Mendonza, Isabel
Toledo de Menconça, Erica
Lima Chaves, Naiara
Luana de Paula, Debora
de Jesus Sacramento, Antonieta
Daiane dos Santos, Amorim
Oliveira, Raphaelle
description Objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura acerca de quais são as estratégias educativas utilizadas na capacitação de cuidadores de idosos. Método: Revisão integrativa da literatura, realizada nos portais de pesquisa BVS, PUBMED e Portal Capes contemplando as bases de dados LILACS, BDENF, IBECS, BBO, INDEXPSI, CUMED, PAHO-IRIS, MEDLINE e CINAHL; a busca foi realizada sem restrição de período de publicação, e foi utilizado cruzamento dos descritores utilizando-se da lógica booleana. Resultados: foram encontradas 195 publicações. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão restaram 2 artigos da BDENF, 1 da CUMED, 5 da LILACS e 1 MEDLINE, somando 9 artigos que constituíram a amostra final desta revisão. As informações foram agrupadas em três categorias: 1) Estratégias educativas baseadas em grupos de discussão, 2) Modelo expositivo e 3) Estratégias complementares. Discussão: No modelo expositivo, embora o ganho de conhecimento dos cuidadores pareça significativo, não há mudanças evidenciadas na prática, enquanto os grupos de discussão proporcionam ambiente de aprendizado para mudança significativa de comportamento, a longo prazo, a partir do pensamento crítico. Quando possível, o desenvolvimento do material educativo pelos próprios cuidadores proporciona maior interesse e aumento do aprendizado. Conclusão: Diversas táticas parecem contribuir com a aquisição de conhecimento, mas individualmente, podem não ter o efeito desejado de aplicação prática e mudança de comportamento real. O grupo de discussão foi a estratégia que parece proporcionar aprendizado mais duradouro, com mudanças comportamentais a longo prazo. Propõe-se a somatória de estratégias educativas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos cuidadores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/126656
10.22456/2316-2171.126656
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/126656
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.126656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/126656/89073
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 28 (2023)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766096508616704