Formação Gerontológica: narração crítica em torno do aprendizado de alunos em casas de longa permanência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Both, Agostinho
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Azambuja, Mara Regina Viecili
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4783
Resumo: Resumo: O texto apresenta-se em narrativas críticas a partir dos relatórios de uma prática de aprendizado em casas asilares, na Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento III, produzidas pelas alunas do curso de psicologia da Universidade de Passo Fundo, no ano de 2000. A idéia central reside na crítica em torno do aprendizado acadêmico, o qual se realiza sem a preocupação de desenvolver o sentido das responsabilidades éticas face aos conhecimentos gerontológicos. O propósito das narrativas pretende evidenciar a importância de um aprendizado que aproxima o senso científico ao desenvolvimento ético dos alunos. A intenção deste texto reside no fato de se aperfeiçoar o aprendizado acadêmico, o qual possui, como regra fundamental, a racionalidade atenta aos problemas, enquanto metodologicamente correta. A análise qualitativa do relato das alunas, pretendeu desenvolver um perfil universitário vinculado à moralidade e, como conseqüência, à busca de costumes sociais mais justos. Em conclusão, pode-se dizer que as alunas revelam perplexidade e impotência diante de um quadro social de muito sofrimento e de pouco aprendizado prático no espaço acadêmico. Evidenciou-se a necessidade de intervenções sociais mais convenientes junto às casas asilares. Palavras-chave: Formação. Ética e Velhice. Abstract: The text consists in a critical narration of a learning practice in old assistant houses, in Development Psychology III subject, produced by the psychology´s students from the University of Passo Fundo, in the year of 2000. The main idea is the critique on academic learning which takes place without worrying about developing the meaning of ethical responsibilities facing the gerontology knowledge. The narration intends to make evident the importance of a learning which approximates the scientific sense and the ethical development of the students. The intention of the analysis is to improve the academic learning, that has as a rule, the rationality looking for the problems, while this is methodologically correct. The qualitative analysis of the students effort was, by seeing the elderly more closely, and staying with them for a long time, to try to develop a university profile linked to morality and, as a result, to get correct social events. To close, the students revealed perplexity and impotence facing a social picture of suffer, and about the practical learning, they get almost nothing. It became evident the need of more convenient social interventions in the old assistant houses. Keywords: Formation. Ethics and Old Age.
id UFRGS-4_216642b9df1e2b478692d30b96944bfb
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/4783
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling Formação Gerontológica: narração crítica em torno do aprendizado de alunos em casas de longa permanênciaFormação. Ética e Velhice. Formation. Ethics and Old Age.Resumo: O texto apresenta-se em narrativas críticas a partir dos relatórios de uma prática de aprendizado em casas asilares, na Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento III, produzidas pelas alunas do curso de psicologia da Universidade de Passo Fundo, no ano de 2000. A idéia central reside na crítica em torno do aprendizado acadêmico, o qual se realiza sem a preocupação de desenvolver o sentido das responsabilidades éticas face aos conhecimentos gerontológicos. O propósito das narrativas pretende evidenciar a importância de um aprendizado que aproxima o senso científico ao desenvolvimento ético dos alunos. A intenção deste texto reside no fato de se aperfeiçoar o aprendizado acadêmico, o qual possui, como regra fundamental, a racionalidade atenta aos problemas, enquanto metodologicamente correta. A análise qualitativa do relato das alunas, pretendeu desenvolver um perfil universitário vinculado à moralidade e, como conseqüência, à busca de costumes sociais mais justos. Em conclusão, pode-se dizer que as alunas revelam perplexidade e impotência diante de um quadro social de muito sofrimento e de pouco aprendizado prático no espaço acadêmico. Evidenciou-se a necessidade de intervenções sociais mais convenientes junto às casas asilares. Palavras-chave: Formação. Ética e Velhice. Abstract: The text consists in a critical narration of a learning practice in old assistant houses, in Development Psychology III subject, produced by the psychology´s students from the University of Passo Fundo, in the year of 2000. The main idea is the critique on academic learning which takes place without worrying about developing the meaning of ethical responsibilities facing the gerontology knowledge. The narration intends to make evident the importance of a learning which approximates the scientific sense and the ethical development of the students. The intention of the analysis is to improve the academic learning, that has as a rule, the rationality looking for the problems, while this is methodologically correct. The qualitative analysis of the students effort was, by seeing the elderly more closely, and staying with them for a long time, to try to develop a university profile linked to morality and, as a result, to get correct social events. To close, the students revealed perplexity and impotence facing a social picture of suffer, and about the practical learning, they get almost nothing. It became evident the need of more convenient social interventions in the old assistant houses. Keywords: Formation. Ethics and Old Age.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2006-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresQualitativoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/478310.22456/2316-2171.4783Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 9 (2006)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4783/2690Both, AgostinhoAzambuja, Mara Regina Vieciliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:47:37Zoai:seer.ufrgs.br:article/4783Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:47:37Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Gerontológica: narração crítica em torno do aprendizado de alunos em casas de longa permanência
title Formação Gerontológica: narração crítica em torno do aprendizado de alunos em casas de longa permanência
spellingShingle Formação Gerontológica: narração crítica em torno do aprendizado de alunos em casas de longa permanência
Both, Agostinho
Formação. Ética e Velhice. Formation. Ethics and Old Age.
title_short Formação Gerontológica: narração crítica em torno do aprendizado de alunos em casas de longa permanência
title_full Formação Gerontológica: narração crítica em torno do aprendizado de alunos em casas de longa permanência
title_fullStr Formação Gerontológica: narração crítica em torno do aprendizado de alunos em casas de longa permanência
title_full_unstemmed Formação Gerontológica: narração crítica em torno do aprendizado de alunos em casas de longa permanência
title_sort Formação Gerontológica: narração crítica em torno do aprendizado de alunos em casas de longa permanência
author Both, Agostinho
author_facet Both, Agostinho
Azambuja, Mara Regina Viecili
author_role author
author2 Azambuja, Mara Regina Viecili
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Both, Agostinho
Azambuja, Mara Regina Viecili
dc.subject.por.fl_str_mv Formação. Ética e Velhice. Formation. Ethics and Old Age.
topic Formação. Ética e Velhice. Formation. Ethics and Old Age.
description Resumo: O texto apresenta-se em narrativas críticas a partir dos relatórios de uma prática de aprendizado em casas asilares, na Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento III, produzidas pelas alunas do curso de psicologia da Universidade de Passo Fundo, no ano de 2000. A idéia central reside na crítica em torno do aprendizado acadêmico, o qual se realiza sem a preocupação de desenvolver o sentido das responsabilidades éticas face aos conhecimentos gerontológicos. O propósito das narrativas pretende evidenciar a importância de um aprendizado que aproxima o senso científico ao desenvolvimento ético dos alunos. A intenção deste texto reside no fato de se aperfeiçoar o aprendizado acadêmico, o qual possui, como regra fundamental, a racionalidade atenta aos problemas, enquanto metodologicamente correta. A análise qualitativa do relato das alunas, pretendeu desenvolver um perfil universitário vinculado à moralidade e, como conseqüência, à busca de costumes sociais mais justos. Em conclusão, pode-se dizer que as alunas revelam perplexidade e impotência diante de um quadro social de muito sofrimento e de pouco aprendizado prático no espaço acadêmico. Evidenciou-se a necessidade de intervenções sociais mais convenientes junto às casas asilares. Palavras-chave: Formação. Ética e Velhice. Abstract: The text consists in a critical narration of a learning practice in old assistant houses, in Development Psychology III subject, produced by the psychology´s students from the University of Passo Fundo, in the year of 2000. The main idea is the critique on academic learning which takes place without worrying about developing the meaning of ethical responsibilities facing the gerontology knowledge. The narration intends to make evident the importance of a learning which approximates the scientific sense and the ethical development of the students. The intention of the analysis is to improve the academic learning, that has as a rule, the rationality looking for the problems, while this is methodologically correct. The qualitative analysis of the students effort was, by seeing the elderly more closely, and staying with them for a long time, to try to develop a university profile linked to morality and, as a result, to get correct social events. To close, the students revealed perplexity and impotence facing a social picture of suffer, and about the practical learning, they get almost nothing. It became evident the need of more convenient social interventions in the old assistant houses. Keywords: Formation. Ethics and Old Age.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4783
10.22456/2316-2171.4783
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4783
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.4783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4783/2690
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 9 (2006)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766091776393216