ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COM QUEIXA DE TONTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludwig, Camila Rosseto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sleifer, Pricila, Berticelli, Amanda Zanatta, de Ávila, Audrei Thayse Viegel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/48003
Resumo: Objetivo: analisar a qualidade de vida e a presença de sintomas depressivos em idosos com queixa de tontura. Método: estudo transversal, individual, observacional e contemporâneo. Foram analisadas as respostas da Anamnese, do Questionário SF-36 e da Escala de Depressão Geriátrica (GDS) de 153 idosos com queixa de tontura. Resultados: 64,1% dos idosos pontuaram acima do ponto de corte na Escala de Depressão Geriátrica, sendo que os percentuais foram semelhantes entre homens e mulheres (p=0,723). Houve associação inversa entre a pontuação na GDS e todos os domínios do SF-36, ou seja, quanto maior a pontuação na GDS, menor a qualidade de vida em todos os domínios. A frequência da tontura associou-se inversamente com os domínios do SF-36, exceto no de Dor, ou seja, quanto mais frequente a tontura, menor a qualidade de vida. Houve associação direta entre a pontuação na GDS com a idade e com a frequência da tontura, ou seja, quanto maior a idade e a frequência da tontura maior o grau de depressão (p<0,001). Conclusão: Idosos com queixa de tontura apresentam prejuízos significativos na qualidade de vida. A prevalência de sintomas depressivos foi significativa na amostra estudada. Houve associação entre a presença de sintomas depressivos e prejuízos na qualidade de vida. Estes achados corroboram com dados prévios da literatura que destacam os prejuízos da tontura na qualidade de vida de idosos bem como a presença de sintomas depressivos concomitantes a essa queixa nesses sujeitos, chamando atenção para a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no manejo terapêutico desses pacientes. 
id UFRGS-4_3451354b243c874fb03f95b8da729200
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/48003
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COM QUEIXA DE TONTURAtonturaidosoqualidade de vidadepressãoTontura em idososObjetivo: analisar a qualidade de vida e a presença de sintomas depressivos em idosos com queixa de tontura. Método: estudo transversal, individual, observacional e contemporâneo. Foram analisadas as respostas da Anamnese, do Questionário SF-36 e da Escala de Depressão Geriátrica (GDS) de 153 idosos com queixa de tontura. Resultados: 64,1% dos idosos pontuaram acima do ponto de corte na Escala de Depressão Geriátrica, sendo que os percentuais foram semelhantes entre homens e mulheres (p=0,723). Houve associação inversa entre a pontuação na GDS e todos os domínios do SF-36, ou seja, quanto maior a pontuação na GDS, menor a qualidade de vida em todos os domínios. A frequência da tontura associou-se inversamente com os domínios do SF-36, exceto no de Dor, ou seja, quanto mais frequente a tontura, menor a qualidade de vida. Houve associação direta entre a pontuação na GDS com a idade e com a frequência da tontura, ou seja, quanto maior a idade e a frequência da tontura maior o grau de depressão (p<0,001). Conclusão: Idosos com queixa de tontura apresentam prejuízos significativos na qualidade de vida. A prevalência de sintomas depressivos foi significativa na amostra estudada. Houve associação entre a presença de sintomas depressivos e prejuízos na qualidade de vida. Estes achados corroboram com dados prévios da literatura que destacam os prejuízos da tontura na qualidade de vida de idosos bem como a presença de sintomas depressivos concomitantes a essa queixa nesses sujeitos, chamando atenção para a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no manejo terapêutico desses pacientes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresFonoaudiologiaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4800310.22456/2316-2171.48003Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 21 n. 2 (2016)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/48003/44544Copyright (c) 2017 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLudwig, Camila RossetoSleifer, PricilaBerticelli, Amanda Zanattade Ávila, Audrei Thayse Viegel2021-01-06T17:55:55Zoai:seer.ufrgs.br:article/48003Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:55:55Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COM QUEIXA DE TONTURA
title ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COM QUEIXA DE TONTURA
spellingShingle ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COM QUEIXA DE TONTURA
Ludwig, Camila Rosseto
tontura
idoso
qualidade de vida
depressão
Tontura em idosos
title_short ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COM QUEIXA DE TONTURA
title_full ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COM QUEIXA DE TONTURA
title_fullStr ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COM QUEIXA DE TONTURA
title_full_unstemmed ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COM QUEIXA DE TONTURA
title_sort ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COM QUEIXA DE TONTURA
author Ludwig, Camila Rosseto
author_facet Ludwig, Camila Rosseto
Sleifer, Pricila
Berticelli, Amanda Zanatta
de Ávila, Audrei Thayse Viegel
author_role author
author2 Sleifer, Pricila
Berticelli, Amanda Zanatta
de Ávila, Audrei Thayse Viegel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludwig, Camila Rosseto
Sleifer, Pricila
Berticelli, Amanda Zanatta
de Ávila, Audrei Thayse Viegel
dc.subject.por.fl_str_mv tontura
idoso
qualidade de vida
depressão
Tontura em idosos
topic tontura
idoso
qualidade de vida
depressão
Tontura em idosos
description Objetivo: analisar a qualidade de vida e a presença de sintomas depressivos em idosos com queixa de tontura. Método: estudo transversal, individual, observacional e contemporâneo. Foram analisadas as respostas da Anamnese, do Questionário SF-36 e da Escala de Depressão Geriátrica (GDS) de 153 idosos com queixa de tontura. Resultados: 64,1% dos idosos pontuaram acima do ponto de corte na Escala de Depressão Geriátrica, sendo que os percentuais foram semelhantes entre homens e mulheres (p=0,723). Houve associação inversa entre a pontuação na GDS e todos os domínios do SF-36, ou seja, quanto maior a pontuação na GDS, menor a qualidade de vida em todos os domínios. A frequência da tontura associou-se inversamente com os domínios do SF-36, exceto no de Dor, ou seja, quanto mais frequente a tontura, menor a qualidade de vida. Houve associação direta entre a pontuação na GDS com a idade e com a frequência da tontura, ou seja, quanto maior a idade e a frequência da tontura maior o grau de depressão (p<0,001). Conclusão: Idosos com queixa de tontura apresentam prejuízos significativos na qualidade de vida. A prevalência de sintomas depressivos foi significativa na amostra estudada. Houve associação entre a presença de sintomas depressivos e prejuízos na qualidade de vida. Estes achados corroboram com dados prévios da literatura que destacam os prejuízos da tontura na qualidade de vida de idosos bem como a presença de sintomas depressivos concomitantes a essa queixa nesses sujeitos, chamando atenção para a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no manejo terapêutico desses pacientes. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Fonoaudiologia
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/48003
10.22456/2316-2171.48003
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/48003
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.48003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/48003/44544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 21 n. 2 (2016)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766093967917056