ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS DEPENDENTES SOB O OLHAR DO CUIDADOR FAMILIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Thaís Botelho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Andrade Trindade, Jorge Luiz, Glimm, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/49751
Resumo: Esta pesquisa compreende um estudo observacional descritivo de abordagem qualitativa. Seu principal objetivo é descrever a acessibilidade e a inclusão social de idosos dependentes de uma comunidade de Porto Alegre, RS, a partir da visão de seus cuidadores familiares. Por meio do mapeamento de usuários de uma Unidade de Saúde da Família, foram identificados sete idosos com alterações neurofuncionais e seus cuidadores responderam a três instrumentos: questionário com questões demográficas e socioeconômicas; Medida de Independência Funcional (MIF); e uma entrevista semiestruturada baseada no modelo biopsicossocial de incapacidade. Foi feita a análise de conteúdo das entrevistas e do discurso organizado nas seguintes categorias: sair de casa, transporte, ambiente público e doméstico, relações sociais e direitos. Os resultados apontaram que os cuidadores familiares eram do sexo feminino, com idade entre 18 e 66 anos e que os idosos possuíam faixa de renda abaixo da média regional. Quanto à funcionalidade, a maioria não apresentou grau de dependência funcional muito elevado, necessitando de médio auxílio nas atividades avaliadas. Os dados mostraram a dificuldade de acesso e a presença de barreiras arquitetônicas e de comunicação, como o preconceito e a discriminação. É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas pelo Estado e pela sociedade para que assumam o compromisso de incluir todos os cidadãos, independentemente de suas características individuais. 
id UFRGS-4_36cf94211f8c014c59f51648521a9e38
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/49751
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS DEPENDENTES SOB O OLHAR DO CUIDADOR FAMILIARSaúde do IdosoCuidadorEstruturas de Acesso.Saúde e inclusão social de idosos dependentesEsta pesquisa compreende um estudo observacional descritivo de abordagem qualitativa. Seu principal objetivo é descrever a acessibilidade e a inclusão social de idosos dependentes de uma comunidade de Porto Alegre, RS, a partir da visão de seus cuidadores familiares. Por meio do mapeamento de usuários de uma Unidade de Saúde da Família, foram identificados sete idosos com alterações neurofuncionais e seus cuidadores responderam a três instrumentos: questionário com questões demográficas e socioeconômicas; Medida de Independência Funcional (MIF); e uma entrevista semiestruturada baseada no modelo biopsicossocial de incapacidade. Foi feita a análise de conteúdo das entrevistas e do discurso organizado nas seguintes categorias: sair de casa, transporte, ambiente público e doméstico, relações sociais e direitos. Os resultados apontaram que os cuidadores familiares eram do sexo feminino, com idade entre 18 e 66 anos e que os idosos possuíam faixa de renda abaixo da média regional. Quanto à funcionalidade, a maioria não apresentou grau de dependência funcional muito elevado, necessitando de médio auxílio nas atividades avaliadas. Os dados mostraram a dificuldade de acesso e a presença de barreiras arquitetônicas e de comunicação, como o preconceito e a discriminação. É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas pelo Estado e pela sociedade para que assumam o compromisso de incluir todos os cidadãos, independentemente de suas características individuais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisa qualitativa (saúde coletiva)application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4975110.22456/2316-2171.49751Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 22 n. 1 (2017)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/49751/48382Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Thaís Botelhode Andrade Trindade, Jorge LuizGlimm, Simone2021-01-06T17:56:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/49751Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:56:27Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS DEPENDENTES SOB O OLHAR DO CUIDADOR FAMILIAR
title ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS DEPENDENTES SOB O OLHAR DO CUIDADOR FAMILIAR
spellingShingle ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS DEPENDENTES SOB O OLHAR DO CUIDADOR FAMILIAR
da Silva, Thaís Botelho
Saúde do Idoso
Cuidador
Estruturas de Acesso.
Saúde e inclusão social de idosos dependentes
title_short ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS DEPENDENTES SOB O OLHAR DO CUIDADOR FAMILIAR
title_full ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS DEPENDENTES SOB O OLHAR DO CUIDADOR FAMILIAR
title_fullStr ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS DEPENDENTES SOB O OLHAR DO CUIDADOR FAMILIAR
title_full_unstemmed ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS DEPENDENTES SOB O OLHAR DO CUIDADOR FAMILIAR
title_sort ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS DEPENDENTES SOB O OLHAR DO CUIDADOR FAMILIAR
author da Silva, Thaís Botelho
author_facet da Silva, Thaís Botelho
de Andrade Trindade, Jorge Luiz
Glimm, Simone
author_role author
author2 de Andrade Trindade, Jorge Luiz
Glimm, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Thaís Botelho
de Andrade Trindade, Jorge Luiz
Glimm, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde do Idoso
Cuidador
Estruturas de Acesso.
Saúde e inclusão social de idosos dependentes
topic Saúde do Idoso
Cuidador
Estruturas de Acesso.
Saúde e inclusão social de idosos dependentes
description Esta pesquisa compreende um estudo observacional descritivo de abordagem qualitativa. Seu principal objetivo é descrever a acessibilidade e a inclusão social de idosos dependentes de uma comunidade de Porto Alegre, RS, a partir da visão de seus cuidadores familiares. Por meio do mapeamento de usuários de uma Unidade de Saúde da Família, foram identificados sete idosos com alterações neurofuncionais e seus cuidadores responderam a três instrumentos: questionário com questões demográficas e socioeconômicas; Medida de Independência Funcional (MIF); e uma entrevista semiestruturada baseada no modelo biopsicossocial de incapacidade. Foi feita a análise de conteúdo das entrevistas e do discurso organizado nas seguintes categorias: sair de casa, transporte, ambiente público e doméstico, relações sociais e direitos. Os resultados apontaram que os cuidadores familiares eram do sexo feminino, com idade entre 18 e 66 anos e que os idosos possuíam faixa de renda abaixo da média regional. Quanto à funcionalidade, a maioria não apresentou grau de dependência funcional muito elevado, necessitando de médio auxílio nas atividades avaliadas. Os dados mostraram a dificuldade de acesso e a presença de barreiras arquitetônicas e de comunicação, como o preconceito e a discriminação. É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas pelo Estado e pela sociedade para que assumam o compromisso de incluir todos os cidadãos, independentemente de suas características individuais. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa qualitativa (saúde coletiva)
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/49751
10.22456/2316-2171.49751
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/49751
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.49751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/49751/48382
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 22 n. 1 (2017)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766093993082880