RESULTADOS DO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL EM IDOSOS COM PERDA AUDITIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leusin Mattiazzi, Ângela
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dal Piva Gresele, Amanda, Hennig, Tais Regina, Julio Costa, Maristela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/43315
Resumo: Objetivo: avaliar a função cognitiva de idosos com perda auditiva através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e analisar os resultados encontrados de acordo com o grau da perda auditiva, idade, gênero e escolaridade. Método: foram avaliados 70 idosos com perda auditiva neurossensorial ou mista bilateral, de ambos os gêneros, sem experiência com o uso de próteses auditivas. Realizaram-se os seguintes procedimentos: audiometria tonal liminar, limiar de reconhecimento de fala, índice percentual de reconhecimento de fala, imitanciometria e aplicação do MEEM. Resultados: 38 (54%) idosos atingiram o ponto de corte – grupo passa - e 32 (46%) – grupo falha, não alcançaram a pontuação mínima no MEEM. Não ocorreu correlação significante entre o grau da perda auditiva e os grupos passa e falha. O grau da perda auditiva apresentou correlação significante com os resultados obtidos na categoria de linguagem. Entre os grupos, houve diferença estatisticamente significante nas categorias de orientação temporal, espacial, cálculo e linguagem, mas não nas de registro e memória. Ainda observou-se diferença significante entre a pontuação total no MEEM e a idade, mas o gênero não influenciou nos resultados do MEEM. Houve diferença significante entre  o grau de escolaridade dos grupos passa/falha. Conclusão: o grau de perda auditiva mostrou correlação apenas com a categoria de linguagem. As categorias de registro e memória podem não ser suficientemente sensíveis para detectar qual idoso irá passar ou falhar no MEEM. Quanto maior a idade pior o desempenho geral no MEEM. O grau de escolaridade mostrou exercer influência no desempenho do MEEM.
id UFRGS-4_437471346a15dd453b7289893a579e20
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/43315
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling RESULTADOS DO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL EM IDOSOS COM PERDA AUDITIVACogniçãoPerda auditivaIdosoEnvelhecimentoTriagem cognitiva em idosos com perda auditivaObjetivo: avaliar a função cognitiva de idosos com perda auditiva através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e analisar os resultados encontrados de acordo com o grau da perda auditiva, idade, gênero e escolaridade. Método: foram avaliados 70 idosos com perda auditiva neurossensorial ou mista bilateral, de ambos os gêneros, sem experiência com o uso de próteses auditivas. Realizaram-se os seguintes procedimentos: audiometria tonal liminar, limiar de reconhecimento de fala, índice percentual de reconhecimento de fala, imitanciometria e aplicação do MEEM. Resultados: 38 (54%) idosos atingiram o ponto de corte – grupo passa - e 32 (46%) – grupo falha, não alcançaram a pontuação mínima no MEEM. Não ocorreu correlação significante entre o grau da perda auditiva e os grupos passa e falha. O grau da perda auditiva apresentou correlação significante com os resultados obtidos na categoria de linguagem. Entre os grupos, houve diferença estatisticamente significante nas categorias de orientação temporal, espacial, cálculo e linguagem, mas não nas de registro e memória. Ainda observou-se diferença significante entre a pontuação total no MEEM e a idade, mas o gênero não influenciou nos resultados do MEEM. Houve diferença significante entre  o grau de escolaridade dos grupos passa/falha. Conclusão: o grau de perda auditiva mostrou correlação apenas com a categoria de linguagem. As categorias de registro e memória podem não ser suficientemente sensíveis para detectar qual idoso irá passar ou falhar no MEEM. Quanto maior a idade pior o desempenho geral no MEEM. O grau de escolaridade mostrou exercer influência no desempenho do MEEM.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4331510.22456/2316-2171.43315Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 21 n. 3 (2016)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/43315/47350Leusin Mattiazzi, ÂngelaDal Piva Gresele, AmandaHennig, Tais ReginaJulio Costa, Maristelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:56:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/43315Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:56:07Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv RESULTADOS DO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL EM IDOSOS COM PERDA AUDITIVA
title RESULTADOS DO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL EM IDOSOS COM PERDA AUDITIVA
spellingShingle RESULTADOS DO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL EM IDOSOS COM PERDA AUDITIVA
Leusin Mattiazzi, Ângela
Cognição
Perda auditiva
Idoso
Envelhecimento
Triagem cognitiva em idosos com perda auditiva
title_short RESULTADOS DO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL EM IDOSOS COM PERDA AUDITIVA
title_full RESULTADOS DO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL EM IDOSOS COM PERDA AUDITIVA
title_fullStr RESULTADOS DO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL EM IDOSOS COM PERDA AUDITIVA
title_full_unstemmed RESULTADOS DO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL EM IDOSOS COM PERDA AUDITIVA
title_sort RESULTADOS DO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL EM IDOSOS COM PERDA AUDITIVA
author Leusin Mattiazzi, Ângela
author_facet Leusin Mattiazzi, Ângela
Dal Piva Gresele, Amanda
Hennig, Tais Regina
Julio Costa, Maristela
author_role author
author2 Dal Piva Gresele, Amanda
Hennig, Tais Regina
Julio Costa, Maristela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leusin Mattiazzi, Ângela
Dal Piva Gresele, Amanda
Hennig, Tais Regina
Julio Costa, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição
Perda auditiva
Idoso
Envelhecimento
Triagem cognitiva em idosos com perda auditiva
topic Cognição
Perda auditiva
Idoso
Envelhecimento
Triagem cognitiva em idosos com perda auditiva
description Objetivo: avaliar a função cognitiva de idosos com perda auditiva através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e analisar os resultados encontrados de acordo com o grau da perda auditiva, idade, gênero e escolaridade. Método: foram avaliados 70 idosos com perda auditiva neurossensorial ou mista bilateral, de ambos os gêneros, sem experiência com o uso de próteses auditivas. Realizaram-se os seguintes procedimentos: audiometria tonal liminar, limiar de reconhecimento de fala, índice percentual de reconhecimento de fala, imitanciometria e aplicação do MEEM. Resultados: 38 (54%) idosos atingiram o ponto de corte – grupo passa - e 32 (46%) – grupo falha, não alcançaram a pontuação mínima no MEEM. Não ocorreu correlação significante entre o grau da perda auditiva e os grupos passa e falha. O grau da perda auditiva apresentou correlação significante com os resultados obtidos na categoria de linguagem. Entre os grupos, houve diferença estatisticamente significante nas categorias de orientação temporal, espacial, cálculo e linguagem, mas não nas de registro e memória. Ainda observou-se diferença significante entre a pontuação total no MEEM e a idade, mas o gênero não influenciou nos resultados do MEEM. Houve diferença significante entre  o grau de escolaridade dos grupos passa/falha. Conclusão: o grau de perda auditiva mostrou correlação apenas com a categoria de linguagem. As categorias de registro e memória podem não ser suficientemente sensíveis para detectar qual idoso irá passar ou falhar no MEEM. Quanto maior a idade pior o desempenho geral no MEEM. O grau de escolaridade mostrou exercer influência no desempenho do MEEM.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/43315
10.22456/2316-2171.43315
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/43315
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.43315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/43315/47350
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 21 n. 3 (2016)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766093507592192