REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA NA PERSPECTIVA DO DIREITO À CIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mynarski, Joanna de Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dal Magro, Márcia Luíza Pit
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/114251
Resumo: O envelhecimento populacional e a urbanização são dois fenômenos mundiais em crescimento e representam uma das transformações sociais mais significativas do século XXI. Esse cenário exige mudanças que envolvem a mobilidade urbana, a qual é vivenciada pelos idosos de modo particular. Objetivou-se analisar as representações sociais de idosos sobre a mobilidade urbana em X na perspectiva do direito à cidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizados levantamento documental e entrevista semiestruturada. Participaram do estudo onze idosos integrantes X. Para a análise das informações utilizou-se a técnica de análise temática de conteúdo, delimitando-se a categoria “Medo e Insegurança na relação com as barreiras”. Os sentimentos de medo e insegurança constituem as representações sociais dos idosos sobre a mobilidade urbana quando estes se deparam com barreiras, como o tempo curto no semáforo, o degrau alto do transporte público coletivo e o desrespeito por parte dos condutores de veículos, cuja interação entre as barreiras e as limitações funcionais oriundas do envelhecimento gera tais sentimentos. Tendo em vista que o envelhecimento é um processo progressivo, irreversível e previsível no curso de vida, é o espaço urbano que pode ser redimensionado e, assim, contribuir para a inclusão de idosos com diferentes graus de capacidade funcional no cotidiano da cidade. Eliminar as barreiras significa compensar as limitações funcionais e promover um espaço urbano mais justo, democrático e saudável.      
id UFRGS-4_5b454d0b339a7113302346c7fc7ef0f7
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/114251
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA NA PERSPECTIVA DO DIREITO À CIDADEMobilidade urbana. Mobilidade do idoso. Direito à cidade. Representações sociais.Mobilidade Urbana da População IdosaO envelhecimento populacional e a urbanização são dois fenômenos mundiais em crescimento e representam uma das transformações sociais mais significativas do século XXI. Esse cenário exige mudanças que envolvem a mobilidade urbana, a qual é vivenciada pelos idosos de modo particular. Objetivou-se analisar as representações sociais de idosos sobre a mobilidade urbana em X na perspectiva do direito à cidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizados levantamento documental e entrevista semiestruturada. Participaram do estudo onze idosos integrantes X. Para a análise das informações utilizou-se a técnica de análise temática de conteúdo, delimitando-se a categoria “Medo e Insegurança na relação com as barreiras”. Os sentimentos de medo e insegurança constituem as representações sociais dos idosos sobre a mobilidade urbana quando estes se deparam com barreiras, como o tempo curto no semáforo, o degrau alto do transporte público coletivo e o desrespeito por parte dos condutores de veículos, cuja interação entre as barreiras e as limitações funcionais oriundas do envelhecimento gera tais sentimentos. Tendo em vista que o envelhecimento é um processo progressivo, irreversível e previsível no curso de vida, é o espaço urbano que pode ser redimensionado e, assim, contribuir para a inclusão de idosos com diferentes graus de capacidade funcional no cotidiano da cidade. Eliminar as barreiras significa compensar as limitações funcionais e promover um espaço urbano mais justo, democrático e saudável.      Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTécnica de análise temática de conteúdoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/11425110.22456/2316-2171.114251Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 27 n. 1 (2022)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/114251/87649Copyright (c) 2022 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMynarski, Joanna de PaulaDal Magro, Márcia Luíza Pit2023-01-03T19:52:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/114251Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2023-01-03T19:52:19Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA NA PERSPECTIVA DO DIREITO À CIDADE
title REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA NA PERSPECTIVA DO DIREITO À CIDADE
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA NA PERSPECTIVA DO DIREITO À CIDADE
Mynarski, Joanna de Paula
Mobilidade urbana. Mobilidade do idoso. Direito à cidade. Representações sociais.
Mobilidade Urbana da População Idosa
title_short REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA NA PERSPECTIVA DO DIREITO À CIDADE
title_full REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA NA PERSPECTIVA DO DIREITO À CIDADE
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA NA PERSPECTIVA DO DIREITO À CIDADE
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA NA PERSPECTIVA DO DIREITO À CIDADE
title_sort REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA NA PERSPECTIVA DO DIREITO À CIDADE
author Mynarski, Joanna de Paula
author_facet Mynarski, Joanna de Paula
Dal Magro, Márcia Luíza Pit
author_role author
author2 Dal Magro, Márcia Luíza Pit
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mynarski, Joanna de Paula
Dal Magro, Márcia Luíza Pit
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade urbana. Mobilidade do idoso. Direito à cidade. Representações sociais.
Mobilidade Urbana da População Idosa
topic Mobilidade urbana. Mobilidade do idoso. Direito à cidade. Representações sociais.
Mobilidade Urbana da População Idosa
description O envelhecimento populacional e a urbanização são dois fenômenos mundiais em crescimento e representam uma das transformações sociais mais significativas do século XXI. Esse cenário exige mudanças que envolvem a mobilidade urbana, a qual é vivenciada pelos idosos de modo particular. Objetivou-se analisar as representações sociais de idosos sobre a mobilidade urbana em X na perspectiva do direito à cidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizados levantamento documental e entrevista semiestruturada. Participaram do estudo onze idosos integrantes X. Para a análise das informações utilizou-se a técnica de análise temática de conteúdo, delimitando-se a categoria “Medo e Insegurança na relação com as barreiras”. Os sentimentos de medo e insegurança constituem as representações sociais dos idosos sobre a mobilidade urbana quando estes se deparam com barreiras, como o tempo curto no semáforo, o degrau alto do transporte público coletivo e o desrespeito por parte dos condutores de veículos, cuja interação entre as barreiras e as limitações funcionais oriundas do envelhecimento gera tais sentimentos. Tendo em vista que o envelhecimento é um processo progressivo, irreversível e previsível no curso de vida, é o espaço urbano que pode ser redimensionado e, assim, contribuir para a inclusão de idosos com diferentes graus de capacidade funcional no cotidiano da cidade. Eliminar as barreiras significa compensar as limitações funcionais e promover um espaço urbano mais justo, democrático e saudável.      
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Técnica de análise temática de conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/114251
10.22456/2316-2171.114251
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/114251
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.114251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/114251/87649
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 27 n. 1 (2022)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766096066117632