VIVÊNCIAS DE GRADUANDOS E FISIOTERAPEUTAS NO CONTEXTO DOMICILIÁRIO À PESSOA IDOSA FRAGILIZADA
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Publication Date: | 2017 |
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Summary: | Este estudo é oriundo de investigação qualitativa, assentado em multi-técnica e se propõe a conhecer as vivências de graduandos e profis-sionais fisioterapeutas no cuidado domiciliário à pessoa fragilizada e sua família. Foi realizado em quarto instituições de ensino superior do estado da Bahia, com 43 participantes, sendo 28 graduandos e 15 fisioterapeutas. Os dados foram triangulados e compreendidos à luz da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o ambiente domiciliar é, por vezes, um espaço desconhecido da vivência acadêmica dos graduandos e profissionais fisioterapeutas, pois expressam sentimentos de insegurança e medo para atuarem nesse contexto por carência na formação acadêmica. Destacam a necessidade de reformulação dos componentes curriculares à inserção do processo formador ao contexto comunitário-domiciliar mais proximal, cujos saberes os potencializam de referências teórico-práticos sobre família, envelhecimento e comunidade. |
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VIVÊNCIAS DE GRADUANDOS E FISIOTERAPEUTAS NO CONTEXTO DOMICILIÁRIO À PESSOA IDOSA FRAGILIZADAServiço de assistência domiciliarFisioterapiaEnvelhecimentoFamília.Formação do fisioterapeuta e sua inserção no ambiente domiciliar do idosoEste estudo é oriundo de investigação qualitativa, assentado em multi-técnica e se propõe a conhecer as vivências de graduandos e profis-sionais fisioterapeutas no cuidado domiciliário à pessoa fragilizada e sua família. Foi realizado em quarto instituições de ensino superior do estado da Bahia, com 43 participantes, sendo 28 graduandos e 15 fisioterapeutas. Os dados foram triangulados e compreendidos à luz da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o ambiente domiciliar é, por vezes, um espaço desconhecido da vivência acadêmica dos graduandos e profissionais fisioterapeutas, pois expressam sentimentos de insegurança e medo para atuarem nesse contexto por carência na formação acadêmica. Destacam a necessidade de reformulação dos componentes curriculares à inserção do processo formador ao contexto comunitário-domiciliar mais proximal, cujos saberes os potencializam de referências teórico-práticos sobre família, envelhecimento e comunidade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresGerontologia, fisioterapiaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/5184710.22456/2316-2171.51847Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 22 n. 2 (2017)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/51847/48730Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessValença, Tatiane Dias CasimiroSilva, Luzia Wilma Santana da2021-01-06T17:56:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/51847Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:56:41Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este estudo é oriundo de investigação qualitativa, assentado em multi-técnica e se propõe a conhecer as vivências de graduandos e profis-sionais fisioterapeutas no cuidado domiciliário à pessoa fragilizada e sua família. Foi realizado em quarto instituições de ensino superior do estado da Bahia, com 43 participantes, sendo 28 graduandos e 15 fisioterapeutas. Os dados foram triangulados e compreendidos à luz da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o ambiente domiciliar é, por vezes, um espaço desconhecido da vivência acadêmica dos graduandos e profissionais fisioterapeutas, pois expressam sentimentos de insegurança e medo para atuarem nesse contexto por carência na formação acadêmica. Destacam a necessidade de reformulação dos componentes curriculares à inserção do processo formador ao contexto comunitário-domiciliar mais proximal, cujos saberes os potencializam de referências teórico-práticos sobre família, envelhecimento e comunidade. |
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