ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix, Katiane Duarte
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves, Vicente Paulo, Pereira, Leonardo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/104574
Resumo: A proporção da população idosa no Brasil está aumentando, de modo que os idosos longevos (com faixa etária de 80 anos ou mais) são o grupo mais expressivo. Os longevos podem ser acometidospor doenças crônicas degenerativas que afetam a realização das atividades de vida diárias, prejudicando, assim, a independência e a autonomia dessa população. Nesse sentido, o envelhecimento ativo pode retardar o aparecimento das incapacidades e preservar a capacidadefuncional dos idosos. O trabalho voluntário é uma alternativa que proporciona aos idosos a promoção da saúde física e mental, o aumento das relações sociais, além de possibilitar a manutenção da autonomia, permitindo aos idosos longevos sentirem-se úteis e ativos. O objetivo desta pesquisa foi analisar a associação entre o trabalho voluntário e a capacidade funcional em idosos longevos. Foram selecionados 103 idosos longevos, que responderam aos questionários das escalas de atividade diárias básica, instrumental e avançadas, e que realizaram o teste de desempenho físico short physical performance battery. Destes, nove realizavam trabalho voluntário e responderam a uma entrevista estruturada. Os resultados foram expressos por frequência relativa, teste de Qui-quadrado e o teste de Mann Whitney. Concluiu-se que analisar a capacidade funcional relacionada ao trabalho voluntário não contribuiu para o envelhecimento ativo dos idosos longevos, no entanto, existe referencial teórico consolidado que mostra que podem influenciar.  
id UFRGS-4_7671eac817ab5f2dbe17f1864b9e6d46
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/104574
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOSPalavras-chaveEnvelhecimento. Longevidade. Funcionalidade. Trabalho voluntário.ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOSA proporção da população idosa no Brasil está aumentando, de modo que os idosos longevos (com faixa etária de 80 anos ou mais) são o grupo mais expressivo. Os longevos podem ser acometidospor doenças crônicas degenerativas que afetam a realização das atividades de vida diárias, prejudicando, assim, a independência e a autonomia dessa população. Nesse sentido, o envelhecimento ativo pode retardar o aparecimento das incapacidades e preservar a capacidadefuncional dos idosos. O trabalho voluntário é uma alternativa que proporciona aos idosos a promoção da saúde física e mental, o aumento das relações sociais, além de possibilitar a manutenção da autonomia, permitindo aos idosos longevos sentirem-se úteis e ativos. O objetivo desta pesquisa foi analisar a associação entre o trabalho voluntário e a capacidade funcional em idosos longevos. Foram selecionados 103 idosos longevos, que responderam aos questionários das escalas de atividade diárias básica, instrumental e avançadas, e que realizaram o teste de desempenho físico short physical performance battery. Destes, nove realizavam trabalho voluntário e responderam a uma entrevista estruturada. Os resultados foram expressos por frequência relativa, teste de Qui-quadrado e o teste de Mann Whitney. Concluiu-se que analisar a capacidade funcional relacionada ao trabalho voluntário não contribuiu para o envelhecimento ativo dos idosos longevos, no entanto, existe referencial teórico consolidado que mostra que podem influenciar.  Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresGerontologia; Geriatria.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/10457410.22456/2316-2171.104574Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 27 n. 3 (2022)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/104574/88683Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelix, Katiane DuarteAlves, Vicente PauloPereira, Leonardo Costa2023-05-15T01:25:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/104574Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2023-05-15T01:25:57Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOS
title ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOS
spellingShingle ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOS
Felix, Katiane Duarte
Palavras-chave
Envelhecimento. Longevidade. Funcionalidade. Trabalho voluntário.
ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOS
title_short ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOS
title_full ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOS
title_fullStr ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOS
title_full_unstemmed ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOS
title_sort ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOS
author Felix, Katiane Duarte
author_facet Felix, Katiane Duarte
Alves, Vicente Paulo
Pereira, Leonardo Costa
author_role author
author2 Alves, Vicente Paulo
Pereira, Leonardo Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felix, Katiane Duarte
Alves, Vicente Paulo
Pereira, Leonardo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Envelhecimento. Longevidade. Funcionalidade. Trabalho voluntário.
ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOS
topic Palavras-chave
Envelhecimento. Longevidade. Funcionalidade. Trabalho voluntário.
ASSOCIAÇÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS LONGEVOS
description A proporção da população idosa no Brasil está aumentando, de modo que os idosos longevos (com faixa etária de 80 anos ou mais) são o grupo mais expressivo. Os longevos podem ser acometidospor doenças crônicas degenerativas que afetam a realização das atividades de vida diárias, prejudicando, assim, a independência e a autonomia dessa população. Nesse sentido, o envelhecimento ativo pode retardar o aparecimento das incapacidades e preservar a capacidadefuncional dos idosos. O trabalho voluntário é uma alternativa que proporciona aos idosos a promoção da saúde física e mental, o aumento das relações sociais, além de possibilitar a manutenção da autonomia, permitindo aos idosos longevos sentirem-se úteis e ativos. O objetivo desta pesquisa foi analisar a associação entre o trabalho voluntário e a capacidade funcional em idosos longevos. Foram selecionados 103 idosos longevos, que responderam aos questionários das escalas de atividade diárias básica, instrumental e avançadas, e que realizaram o teste de desempenho físico short physical performance battery. Destes, nove realizavam trabalho voluntário e responderam a uma entrevista estruturada. Os resultados foram expressos por frequência relativa, teste de Qui-quadrado e o teste de Mann Whitney. Concluiu-se que analisar a capacidade funcional relacionada ao trabalho voluntário não contribuiu para o envelhecimento ativo dos idosos longevos, no entanto, existe referencial teórico consolidado que mostra que podem influenciar.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Gerontologia; Geriatria.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/104574
10.22456/2316-2171.104574
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/104574
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.104574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/104574/88683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 27 n. 3 (2022)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766095988523008