A PRÁTICA DE CAMINHADA NÓRDICA PODE REDUZIR A PREOCUPAÇÃO COM A OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON? UM ESTUDO PILOTO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casarotto, Verônica Jocasta
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Figueiredo, Anelise Ineu, Schiavo, Aniuska, Zanardi , Ana Paula Janner, Baptista, Rafael Reimann, Peyré-Tartaruga, Leonardo Alexandre, Mestriner, Régis Gemerasca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/132926
Resumo: Introdução: a preocupação com a ocorrência de quedas da própria altura e a redução da capacidade físico-funcional costumam acompanhar a Doença de Parkinson (DP). A melhora funcional induzida pela Caminhada Nórdica (CN) talvez reduza a preocupação com as quedas da própria altura nessa população. Objetivo: explorar, preliminarmente, se um protocolo de CN possui potencial para reduzir a preocupação de sofrer quedas, bem como avaliar se existe relação entre tal preocupação com algumas métricas de capacidade físico-funcional em pessoas com DP. Métodos: estudo quase-experimental. Participantes com diagnóstico médico de DP, entre 50 e 88 anos de idade (Hoehn & Yahr, entre 1 e 3), participaram do estudo. Os testes FES-I, PDQ-39, MoCA, UPDRS-III, TUG, sentar-levantar e TC6 foram avaliados antes e após o protocolo de CN. Resultados: a distância percorrida no TC6 diferiu estatisticamente entre os momentos pré e pós-CN (p=0,032). O FES-I, o TUG, o sentar-levantar, o MOCA e o PDQ-39 não diferiram significativamente. Observou-se uma correlação significativa entre o FES-I pré-CN e o TC6 pós-CN (p=0,004). Conclusão: os níveis de preocupação de sofrer quedas não foram alterados pelo protocolo de CN, embora a preocupação inicial com as quedas possa estar associada à resposta funcional observada após a CN.
id UFRGS-4_784d8b045b794d408cbbb2306911364d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/132926
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling A PRÁTICA DE CAMINHADA NÓRDICA PODE REDUZIR A PREOCUPAÇÃO COM A OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON? UM ESTUDO PILOTO.Introdução: a preocupação com a ocorrência de quedas da própria altura e a redução da capacidade físico-funcional costumam acompanhar a Doença de Parkinson (DP). A melhora funcional induzida pela Caminhada Nórdica (CN) talvez reduza a preocupação com as quedas da própria altura nessa população. Objetivo: explorar, preliminarmente, se um protocolo de CN possui potencial para reduzir a preocupação de sofrer quedas, bem como avaliar se existe relação entre tal preocupação com algumas métricas de capacidade físico-funcional em pessoas com DP. Métodos: estudo quase-experimental. Participantes com diagnóstico médico de DP, entre 50 e 88 anos de idade (Hoehn & Yahr, entre 1 e 3), participaram do estudo. Os testes FES-I, PDQ-39, MoCA, UPDRS-III, TUG, sentar-levantar e TC6 foram avaliados antes e após o protocolo de CN. Resultados: a distância percorrida no TC6 diferiu estatisticamente entre os momentos pré e pós-CN (p=0,032). O FES-I, o TUG, o sentar-levantar, o MOCA e o PDQ-39 não diferiram significativamente. Observou-se uma correlação significativa entre o FES-I pré-CN e o TC6 pós-CN (p=0,004). Conclusão: os níveis de preocupação de sofrer quedas não foram alterados pelo protocolo de CN, embora a preocupação inicial com as quedas possa estar associada à resposta funcional observada após a CN.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/13292610.22456/2316-2171.132926Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 28 (2023)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/132926/88755Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasarotto, Verônica JocastaFigueiredo, Anelise IneuSchiavo, AniuskaZanardi , Ana Paula JannerBaptista, Rafael ReimannPeyré-Tartaruga, Leonardo AlexandreMestriner, Régis Gemerasca2024-01-02T01:42:15Zoai:seer.ufrgs.br:article/132926Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2024-01-02T01:42:15Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DE CAMINHADA NÓRDICA PODE REDUZIR A PREOCUPAÇÃO COM A OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON? UM ESTUDO PILOTO.
title A PRÁTICA DE CAMINHADA NÓRDICA PODE REDUZIR A PREOCUPAÇÃO COM A OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON? UM ESTUDO PILOTO.
spellingShingle A PRÁTICA DE CAMINHADA NÓRDICA PODE REDUZIR A PREOCUPAÇÃO COM A OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON? UM ESTUDO PILOTO.
Casarotto, Verônica Jocasta
title_short A PRÁTICA DE CAMINHADA NÓRDICA PODE REDUZIR A PREOCUPAÇÃO COM A OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON? UM ESTUDO PILOTO.
title_full A PRÁTICA DE CAMINHADA NÓRDICA PODE REDUZIR A PREOCUPAÇÃO COM A OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON? UM ESTUDO PILOTO.
title_fullStr A PRÁTICA DE CAMINHADA NÓRDICA PODE REDUZIR A PREOCUPAÇÃO COM A OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON? UM ESTUDO PILOTO.
title_full_unstemmed A PRÁTICA DE CAMINHADA NÓRDICA PODE REDUZIR A PREOCUPAÇÃO COM A OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON? UM ESTUDO PILOTO.
title_sort A PRÁTICA DE CAMINHADA NÓRDICA PODE REDUZIR A PREOCUPAÇÃO COM A OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON? UM ESTUDO PILOTO.
author Casarotto, Verônica Jocasta
author_facet Casarotto, Verônica Jocasta
Figueiredo, Anelise Ineu
Schiavo, Aniuska
Zanardi , Ana Paula Janner
Baptista, Rafael Reimann
Peyré-Tartaruga, Leonardo Alexandre
Mestriner, Régis Gemerasca
author_role author
author2 Figueiredo, Anelise Ineu
Schiavo, Aniuska
Zanardi , Ana Paula Janner
Baptista, Rafael Reimann
Peyré-Tartaruga, Leonardo Alexandre
Mestriner, Régis Gemerasca
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casarotto, Verônica Jocasta
Figueiredo, Anelise Ineu
Schiavo, Aniuska
Zanardi , Ana Paula Janner
Baptista, Rafael Reimann
Peyré-Tartaruga, Leonardo Alexandre
Mestriner, Régis Gemerasca
description Introdução: a preocupação com a ocorrência de quedas da própria altura e a redução da capacidade físico-funcional costumam acompanhar a Doença de Parkinson (DP). A melhora funcional induzida pela Caminhada Nórdica (CN) talvez reduza a preocupação com as quedas da própria altura nessa população. Objetivo: explorar, preliminarmente, se um protocolo de CN possui potencial para reduzir a preocupação de sofrer quedas, bem como avaliar se existe relação entre tal preocupação com algumas métricas de capacidade físico-funcional em pessoas com DP. Métodos: estudo quase-experimental. Participantes com diagnóstico médico de DP, entre 50 e 88 anos de idade (Hoehn & Yahr, entre 1 e 3), participaram do estudo. Os testes FES-I, PDQ-39, MoCA, UPDRS-III, TUG, sentar-levantar e TC6 foram avaliados antes e após o protocolo de CN. Resultados: a distância percorrida no TC6 diferiu estatisticamente entre os momentos pré e pós-CN (p=0,032). O FES-I, o TUG, o sentar-levantar, o MOCA e o PDQ-39 não diferiram significativamente. Observou-se uma correlação significativa entre o FES-I pré-CN e o TC6 pós-CN (p=0,004). Conclusão: os níveis de preocupação de sofrer quedas não foram alterados pelo protocolo de CN, embora a preocupação inicial com as quedas possa estar associada à resposta funcional observada após a CN.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/132926
10.22456/2316-2171.132926
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/132926
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.132926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/132926/88755
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 28 (2023)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766096544268288