A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NA VISÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Diane Sousa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Freitas, Cibelly Aliny, Brito, Maria da Conceição, Oliveira, Eliany, Dias, Fernando, Parente, Fabiara, Silva, Maria Josefina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/36910
Resumo: Identificar a percepção do agente comunitário de saúde (ACS) em relação ao idoso que foi vítima de violência e analisar o fluxo de atendimento dos casos de violência contra o idoso identificados pelos ACS. Trata-se de estudo exploratório e descritivo com uma abordagem qualitativa, sendo os sujeitos os ACS. A coleta de informações foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e os dados foram categorizados com base no referencial de análise temática de Minayo. Os aspectos da Resolução n. 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) foram observados. Neste estudo, a partir das falas dos ACS, surgiram duas categorias: 1) Percepção sobre o idoso identificado como vítima de violência, na qual se retrata a imagem da violência observada durante as visitas domiciliares; e 2) Notificação: identificação do caso no fluxo de atendimento – esta aponta que as instituições que notificam e acolhem o idoso que foi vítima de violência são as unidades básicas de saúde (UBS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A partir dessas instituições, ocorre o encaminhamento para outros serviços. Conclui-se que os ACS consideram a violência intrafamiliar predominante, que é cometida por quem compartilha o dia a dia com o idoso e envolve, principalmente, a negligência. Em relação às instituições, estas não dialogam na perspectiva de socialização de informações dos casos notificados, assim, vivencia-se uma ausência de fluxo de atendimento para essa família. Em compensação, os ACS apresentam uma proposta de fluxo de atendimento para as instituições.
id UFRGS-4_7e1328524958cb9bac99c121f8f34861
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/36910
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NA VISÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDEMaus-Tratos ao IdosoNotificaçãoAgentes Comunitários de SaúdeMaus-Tratos ao IdosoIdentificar a percepção do agente comunitário de saúde (ACS) em relação ao idoso que foi vítima de violência e analisar o fluxo de atendimento dos casos de violência contra o idoso identificados pelos ACS. Trata-se de estudo exploratório e descritivo com uma abordagem qualitativa, sendo os sujeitos os ACS. A coleta de informações foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e os dados foram categorizados com base no referencial de análise temática de Minayo. Os aspectos da Resolução n. 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) foram observados. Neste estudo, a partir das falas dos ACS, surgiram duas categorias: 1) Percepção sobre o idoso identificado como vítima de violência, na qual se retrata a imagem da violência observada durante as visitas domiciliares; e 2) Notificação: identificação do caso no fluxo de atendimento – esta aponta que as instituições que notificam e acolhem o idoso que foi vítima de violência são as unidades básicas de saúde (UBS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A partir dessas instituições, ocorre o encaminhamento para outros serviços. Conclui-se que os ACS consideram a violência intrafamiliar predominante, que é cometida por quem compartilha o dia a dia com o idoso e envolve, principalmente, a negligência. Em relação às instituições, estas não dialogam na perspectiva de socialização de informações dos casos notificados, assim, vivencia-se uma ausência de fluxo de atendimento para essa família. Em compensação, os ACS apresentam uma proposta de fluxo de atendimento para as instituições.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresUm estudo exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/3691010.22456/2316-2171.36910Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 19 n. 1 (2014)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/36910/31001Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, Diane SousaFreitas, Cibelly AlinyBrito, Maria da ConceiçãoOliveira, ElianyDias, FernandoParente, FabiaraSilva, Maria Josefina2023-09-09T09:34:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/36910Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2023-09-09T09:34:24Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NA VISÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
title A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NA VISÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
spellingShingle A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NA VISÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Sales, Diane Sousa
Maus-Tratos ao Idoso
Notificação
Agentes Comunitários de Saúde
Maus-Tratos ao Idoso
title_short A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NA VISÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
title_full A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NA VISÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
title_fullStr A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NA VISÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
title_full_unstemmed A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NA VISÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
title_sort A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NA VISÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
author Sales, Diane Sousa
author_facet Sales, Diane Sousa
Freitas, Cibelly Aliny
Brito, Maria da Conceição
Oliveira, Eliany
Dias, Fernando
Parente, Fabiara
Silva, Maria Josefina
author_role author
author2 Freitas, Cibelly Aliny
Brito, Maria da Conceição
Oliveira, Eliany
Dias, Fernando
Parente, Fabiara
Silva, Maria Josefina
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Diane Sousa
Freitas, Cibelly Aliny
Brito, Maria da Conceição
Oliveira, Eliany
Dias, Fernando
Parente, Fabiara
Silva, Maria Josefina
dc.subject.por.fl_str_mv Maus-Tratos ao Idoso
Notificação
Agentes Comunitários de Saúde
Maus-Tratos ao Idoso
topic Maus-Tratos ao Idoso
Notificação
Agentes Comunitários de Saúde
Maus-Tratos ao Idoso
description Identificar a percepção do agente comunitário de saúde (ACS) em relação ao idoso que foi vítima de violência e analisar o fluxo de atendimento dos casos de violência contra o idoso identificados pelos ACS. Trata-se de estudo exploratório e descritivo com uma abordagem qualitativa, sendo os sujeitos os ACS. A coleta de informações foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e os dados foram categorizados com base no referencial de análise temática de Minayo. Os aspectos da Resolução n. 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) foram observados. Neste estudo, a partir das falas dos ACS, surgiram duas categorias: 1) Percepção sobre o idoso identificado como vítima de violência, na qual se retrata a imagem da violência observada durante as visitas domiciliares; e 2) Notificação: identificação do caso no fluxo de atendimento – esta aponta que as instituições que notificam e acolhem o idoso que foi vítima de violência são as unidades básicas de saúde (UBS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A partir dessas instituições, ocorre o encaminhamento para outros serviços. Conclui-se que os ACS consideram a violência intrafamiliar predominante, que é cometida por quem compartilha o dia a dia com o idoso e envolve, principalmente, a negligência. Em relação às instituições, estas não dialogam na perspectiva de socialização de informações dos casos notificados, assim, vivencia-se uma ausência de fluxo de atendimento para essa família. Em compensação, os ACS apresentam uma proposta de fluxo de atendimento para as instituições.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Um estudo exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/36910
10.22456/2316-2171.36910
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/36910
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.36910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/36910/31001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 19 n. 1 (2014)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766093415317505