REPERCUSSÕES FÍSICAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS PRODUZIDAS PELO HIV/AIDS NA VIDA DOS IDOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicaretta, Ricardo José
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferretti, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/108994
Resumo: Introdução: os dados epidemiológicos mostram um aumento da população idosa vivendo com HIV/AIDS no Brasil. Esta doença impacta de diferentes formas a vida da pessoa constituindo umdesafio para os serviços de saúde. Objetivo: verificar as alterações físicas, emocionais e sociais produzidas pelo HIV/AIDS na vida de idosos. Metodologia: estudo qualitativo com método história oral temática. Realizado no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS de uma cidade do Oeste Catarinense com a inclusão de três idosos, duas mulheres e um homem, com média de idade de 66 anos e diagnóstico do HIV/AIDS há mais de cinco anos. Foram realizados cinco encontros, dois de observação no domicílio e três para realização da entrevista em profundidade com validação de todas as etapas. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo temática. A pesquisa foi aprovada no comitê de ética. Resultados e discussão: os idosos apresentaram sintomas físicos decorrentes da imunossupressão sendo o principal deles o emagrecimento, que se constituiu como um sinal de alerta para o diagnóstico do HIV/AIDS. As repercussões emocionais foram o medo e a angústia, mais presentes no momento do diagnóstico e início dos tratamentos. As repercussões sociais estiveram atreladas ao isolamento social, saída de grupos e perda do papel no trabalho. Considerações finais: o HIV/AIDS repercute na vida dos idosos e produz diferentes alterações,quer sejam físicas, emocionais e/ou sociais. Nessa direção, incluir essas demandas no planejamento de ações para esse grupo populacional tornará a assistência à saúde mais resolutiva.
id UFRGS-4_90e4f4d75dc3403378a2163b9fa00e5c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/108994
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling REPERCUSSÕES FÍSICAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS PRODUZIDAS PELO HIV/AIDS NA VIDA DOS IDOSOSAssistência a idosos. Sorodiagnóstico da AIDS. Envelhecimento. História oral como assuntoHIV/AIDS em idososIntrodução: os dados epidemiológicos mostram um aumento da população idosa vivendo com HIV/AIDS no Brasil. Esta doença impacta de diferentes formas a vida da pessoa constituindo umdesafio para os serviços de saúde. Objetivo: verificar as alterações físicas, emocionais e sociais produzidas pelo HIV/AIDS na vida de idosos. Metodologia: estudo qualitativo com método história oral temática. Realizado no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS de uma cidade do Oeste Catarinense com a inclusão de três idosos, duas mulheres e um homem, com média de idade de 66 anos e diagnóstico do HIV/AIDS há mais de cinco anos. Foram realizados cinco encontros, dois de observação no domicílio e três para realização da entrevista em profundidade com validação de todas as etapas. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo temática. A pesquisa foi aprovada no comitê de ética. Resultados e discussão: os idosos apresentaram sintomas físicos decorrentes da imunossupressão sendo o principal deles o emagrecimento, que se constituiu como um sinal de alerta para o diagnóstico do HIV/AIDS. As repercussões emocionais foram o medo e a angústia, mais presentes no momento do diagnóstico e início dos tratamentos. As repercussões sociais estiveram atreladas ao isolamento social, saída de grupos e perda do papel no trabalho. Considerações finais: o HIV/AIDS repercute na vida dos idosos e produz diferentes alterações,quer sejam físicas, emocionais e/ou sociais. Nessa direção, incluir essas demandas no planejamento de ações para esse grupo populacional tornará a assistência à saúde mais resolutiva.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresHistória oral temáticaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/10899410.22456/2316-2171.108994Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 27 n. 1 (2022)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/108994/87656Copyright (c) 2022 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNicaretta, Ricardo JoséFerretti, Fátima2023-01-03T19:52:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/108994Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2023-01-03T19:52:20Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv REPERCUSSÕES FÍSICAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS PRODUZIDAS PELO HIV/AIDS NA VIDA DOS IDOSOS
title REPERCUSSÕES FÍSICAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS PRODUZIDAS PELO HIV/AIDS NA VIDA DOS IDOSOS
spellingShingle REPERCUSSÕES FÍSICAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS PRODUZIDAS PELO HIV/AIDS NA VIDA DOS IDOSOS
Nicaretta, Ricardo José
Assistência a idosos. Sorodiagnóstico da AIDS. Envelhecimento. História oral como assunto
HIV/AIDS em idosos
title_short REPERCUSSÕES FÍSICAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS PRODUZIDAS PELO HIV/AIDS NA VIDA DOS IDOSOS
title_full REPERCUSSÕES FÍSICAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS PRODUZIDAS PELO HIV/AIDS NA VIDA DOS IDOSOS
title_fullStr REPERCUSSÕES FÍSICAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS PRODUZIDAS PELO HIV/AIDS NA VIDA DOS IDOSOS
title_full_unstemmed REPERCUSSÕES FÍSICAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS PRODUZIDAS PELO HIV/AIDS NA VIDA DOS IDOSOS
title_sort REPERCUSSÕES FÍSICAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS PRODUZIDAS PELO HIV/AIDS NA VIDA DOS IDOSOS
author Nicaretta, Ricardo José
author_facet Nicaretta, Ricardo José
Ferretti, Fátima
author_role author
author2 Ferretti, Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicaretta, Ricardo José
Ferretti, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência a idosos. Sorodiagnóstico da AIDS. Envelhecimento. História oral como assunto
HIV/AIDS em idosos
topic Assistência a idosos. Sorodiagnóstico da AIDS. Envelhecimento. História oral como assunto
HIV/AIDS em idosos
description Introdução: os dados epidemiológicos mostram um aumento da população idosa vivendo com HIV/AIDS no Brasil. Esta doença impacta de diferentes formas a vida da pessoa constituindo umdesafio para os serviços de saúde. Objetivo: verificar as alterações físicas, emocionais e sociais produzidas pelo HIV/AIDS na vida de idosos. Metodologia: estudo qualitativo com método história oral temática. Realizado no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS de uma cidade do Oeste Catarinense com a inclusão de três idosos, duas mulheres e um homem, com média de idade de 66 anos e diagnóstico do HIV/AIDS há mais de cinco anos. Foram realizados cinco encontros, dois de observação no domicílio e três para realização da entrevista em profundidade com validação de todas as etapas. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo temática. A pesquisa foi aprovada no comitê de ética. Resultados e discussão: os idosos apresentaram sintomas físicos decorrentes da imunossupressão sendo o principal deles o emagrecimento, que se constituiu como um sinal de alerta para o diagnóstico do HIV/AIDS. As repercussões emocionais foram o medo e a angústia, mais presentes no momento do diagnóstico e início dos tratamentos. As repercussões sociais estiveram atreladas ao isolamento social, saída de grupos e perda do papel no trabalho. Considerações finais: o HIV/AIDS repercute na vida dos idosos e produz diferentes alterações,quer sejam físicas, emocionais e/ou sociais. Nessa direção, incluir essas demandas no planejamento de ações para esse grupo populacional tornará a assistência à saúde mais resolutiva.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
História oral temática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/108994
10.22456/2316-2171.108994
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/108994
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.108994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/108994/87656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 27 n. 1 (2022)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766096038854656