REPRESENTAÇÃO DO ENVELHECIMENTO EM AMOUR: NOTAS SOBRE OS PROCESSOS SOCIOESPACIAIS NA VELHICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araújo, Allyson Carvalho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mergulhão, Danilo Rafael da Silva, Nóbrega, Pedro Ricardo da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/37348
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal discutir as representações do envelhecimento a partir da análise crítica do filme Amour, produção dirigida pelo cineasta austríaco Michael Haneke, que narra a história de um casal de idosos, Anne (Emmanuelle Riva) e Georges (Jean-Louis Trintignant), de forma sensível e profunda. Produzido em 2012, o filme tem despertado atenção de críticos e público em geral por sua forma contundente de representar o envelhecimento, o que justifica a seleção da obra para acionar debates. Adota-se como recurso metodológico à representação social a partir da descrição da experiência estética das imagens, a saber: o conteúdo da experiência e os efeitos da experiência estética, identificando a relação entre as imagens apresentadas e os temas sociais relacionados. Partindo de uma perspectiva crítica, destacamos temas relevantes a partir da apreciação fílmica, tais como: as relações entre o público e o privado, as debilidades do corpo envelhecido e a aproximação da morte, além de aspectos afetivos e relacionais que são acionados no filme. As contribuições trazidas ao longo do texto tensionam e contribuem para esgarçar o debate acadêmico por considerar as produções artísticas e culturais como artefatos legítimos para pensar a velhice. Acredita-se que Amour é uma produção que detém o poder de acionar debates para além dos postos neste texto e, portanto, serve como um instrumento que auxilia na identificação das representações acerca da velhice, refletindo acerca das possibilidades de reprodução da vida dos idosos no mundo moderno.
id UFRGS-4_94bd16cb2ed36d658a5db982a2e27e4a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/37348
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÃO DO ENVELHECIMENTO EM AMOUR: NOTAS SOBRE OS PROCESSOS SOCIOESPACIAIS NA VELHICEEnvelhecimento. Cinema. Representação.Representação do envelhecimento no cinemaEste artigo tem como objetivo principal discutir as representações do envelhecimento a partir da análise crítica do filme Amour, produção dirigida pelo cineasta austríaco Michael Haneke, que narra a história de um casal de idosos, Anne (Emmanuelle Riva) e Georges (Jean-Louis Trintignant), de forma sensível e profunda. Produzido em 2012, o filme tem despertado atenção de críticos e público em geral por sua forma contundente de representar o envelhecimento, o que justifica a seleção da obra para acionar debates. Adota-se como recurso metodológico à representação social a partir da descrição da experiência estética das imagens, a saber: o conteúdo da experiência e os efeitos da experiência estética, identificando a relação entre as imagens apresentadas e os temas sociais relacionados. Partindo de uma perspectiva crítica, destacamos temas relevantes a partir da apreciação fílmica, tais como: as relações entre o público e o privado, as debilidades do corpo envelhecido e a aproximação da morte, além de aspectos afetivos e relacionais que são acionados no filme. As contribuições trazidas ao longo do texto tensionam e contribuem para esgarçar o debate acadêmico por considerar as produções artísticas e culturais como artefatos legítimos para pensar a velhice. Acredita-se que Amour é uma produção que detém o poder de acionar debates para além dos postos neste texto e, portanto, serve como um instrumento que auxilia na identificação das representações acerca da velhice, refletindo acerca das possibilidades de reprodução da vida dos idosos no mundo moderno.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResenha crítica que dialoga visões da Sociologia, Direito e Educação Físicaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/3734810.22456/2316-2171.37348Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 18 n. 2 (2013)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/37348/27669de Araújo, Allyson CarvalhoMergulhão, Danilo Rafael da SilvaNóbrega, Pedro Ricardo da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:52:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/37348Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:52:16Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÃO DO ENVELHECIMENTO EM AMOUR: NOTAS SOBRE OS PROCESSOS SOCIOESPACIAIS NA VELHICE
title REPRESENTAÇÃO DO ENVELHECIMENTO EM AMOUR: NOTAS SOBRE OS PROCESSOS SOCIOESPACIAIS NA VELHICE
spellingShingle REPRESENTAÇÃO DO ENVELHECIMENTO EM AMOUR: NOTAS SOBRE OS PROCESSOS SOCIOESPACIAIS NA VELHICE
de Araújo, Allyson Carvalho
Envelhecimento. Cinema. Representação.
Representação do envelhecimento no cinema
title_short REPRESENTAÇÃO DO ENVELHECIMENTO EM AMOUR: NOTAS SOBRE OS PROCESSOS SOCIOESPACIAIS NA VELHICE
title_full REPRESENTAÇÃO DO ENVELHECIMENTO EM AMOUR: NOTAS SOBRE OS PROCESSOS SOCIOESPACIAIS NA VELHICE
title_fullStr REPRESENTAÇÃO DO ENVELHECIMENTO EM AMOUR: NOTAS SOBRE OS PROCESSOS SOCIOESPACIAIS NA VELHICE
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÃO DO ENVELHECIMENTO EM AMOUR: NOTAS SOBRE OS PROCESSOS SOCIOESPACIAIS NA VELHICE
title_sort REPRESENTAÇÃO DO ENVELHECIMENTO EM AMOUR: NOTAS SOBRE OS PROCESSOS SOCIOESPACIAIS NA VELHICE
author de Araújo, Allyson Carvalho
author_facet de Araújo, Allyson Carvalho
Mergulhão, Danilo Rafael da Silva
Nóbrega, Pedro Ricardo da Cunha
author_role author
author2 Mergulhão, Danilo Rafael da Silva
Nóbrega, Pedro Ricardo da Cunha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araújo, Allyson Carvalho
Mergulhão, Danilo Rafael da Silva
Nóbrega, Pedro Ricardo da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento. Cinema. Representação.
Representação do envelhecimento no cinema
topic Envelhecimento. Cinema. Representação.
Representação do envelhecimento no cinema
description Este artigo tem como objetivo principal discutir as representações do envelhecimento a partir da análise crítica do filme Amour, produção dirigida pelo cineasta austríaco Michael Haneke, que narra a história de um casal de idosos, Anne (Emmanuelle Riva) e Georges (Jean-Louis Trintignant), de forma sensível e profunda. Produzido em 2012, o filme tem despertado atenção de críticos e público em geral por sua forma contundente de representar o envelhecimento, o que justifica a seleção da obra para acionar debates. Adota-se como recurso metodológico à representação social a partir da descrição da experiência estética das imagens, a saber: o conteúdo da experiência e os efeitos da experiência estética, identificando a relação entre as imagens apresentadas e os temas sociais relacionados. Partindo de uma perspectiva crítica, destacamos temas relevantes a partir da apreciação fílmica, tais como: as relações entre o público e o privado, as debilidades do corpo envelhecido e a aproximação da morte, além de aspectos afetivos e relacionais que são acionados no filme. As contribuições trazidas ao longo do texto tensionam e contribuem para esgarçar o debate acadêmico por considerar as produções artísticas e culturais como artefatos legítimos para pensar a velhice. Acredita-se que Amour é uma produção que detém o poder de acionar debates para além dos postos neste texto e, portanto, serve como um instrumento que auxilia na identificação das representações acerca da velhice, refletindo acerca das possibilidades de reprodução da vida dos idosos no mundo moderno.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resenha crítica que dialoga visões da Sociologia, Direito e Educação Física
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/37348
10.22456/2316-2171.37348
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/37348
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.37348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/37348/27669
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 18 n. 2 (2013)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766093423706112