PREDIÇÃO DE HABILIDADES COGNITIVAS POR MEIO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE ACORDO COM SEXO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jeniffer Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Raider Junior, José Matos, Tarallo, Fernanda Botta, Lopes, Maurício Santos Martins, Cavalcante, Thuany Caroline Biazzola, Freiberg Neto, Johannes Carl, Greve, Julia Maria D’Andréa, Montiel, José Maria, Alonso, Angélica Castilho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/109588
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar se as capacidades físicas e nível de escolaridade de idosos são capazes de predizer suas habilidades cognitivas, considerando ainda se há influência do sexo na execução de tarefas simultâneas. Para tanto, foram avaliados 100 idosos com 60 anos ou mais de idade, de ambos os sexos, a partir da utilização dos instrumentos Montreal Cognitive Assesment (MoCA), a fim de verificar comprometimentos cognitivos, mensuração da força de preensão palmar por meio da medida no dinamômetro Jamar®, e mensuração da mobilidade funcional pelo teste Timed Get Up and Go (TUG), com e sem tarefa cognitiva. Os resultados obtidos neste estudo demonstraram que a idade, o nível de escolaridade e as capacidades físicas, a especificar a força de preensão palmar e mobilidade funcional, são capazes de predizer o desempenho no teste cognitivo MoCA, além de que os valores preditores encontrados são diferentes conforme o sexo em idosos. Concluiu-se que há relações entre capacidades físicas e o desempenho cognitivo em idosos, sendo esta última variável influenciada pelo grau de escolaridade apresentada pelo indivíduo. Ainda, cita-se a importância de adotar dinâmicas intervencionistas eficazes e mais adaptadas conforme o sexo, a fim de proporcionar uma melhora cognitiva na população idosa.
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