ENVELHECIMENTO, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porciuncula, Anacirema da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Porto, Ivalina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/39360
Resumo: Neste artigo, procura-se descrever as relações proximais e conceituais de educação ambiental e suas articulações com os idosos, particularmente os institucionalizados. Esta pesquisa teórica e empírica embasou-se no que foi observado e coletado acerca das relações sócioafetivas de quatro idosos residentes no Asilo de Pobres do Rio Grande. O objetivo principal deste estudo foi analisar as relações sociais e afetivas desses idosos e verificar se existia ou não qualidade de vida em suas relações de convívio. A pesquisa foi de cunho qualitativo e teve como base a Inserção Ecológica referendada na teoria bioecológica de desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Efetuou-se uma consistente revisão bibliográfica na busca de maiores conhecimentos sobre o tema, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e diário de campo, que levantou dados sobre os entrevistados. A metodologia utilizada foi a História de vida que permitiu estabelecer uma relação mais próxima com a população pesquisada e assim responder aos objetivos propostos. Concluiu-se que as relações sócioafetivas destes idosos são muito precárias, devido à ausência da família, da carência afetiva que sentem, da falta de espaços educativos dentro da instituição que oportunize uma integração maior entre sociedade e asilados. O tema desta pesquisa é considerado relevante cientificamente devido o aumento da expectativa de vida e consequentemente, dos impactos sociais causados pelo crescimento demográfico da população idosa.
id UFRGS-4_abaed658dcb4fd63038e9b6c30f0c400
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/39360
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling ENVELHECIMENTO, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTALIdoso. Educação Ambiental. AsiloNeste artigo, procura-se descrever as relações proximais e conceituais de educação ambiental e suas articulações com os idosos, particularmente os institucionalizados. Esta pesquisa teórica e empírica embasou-se no que foi observado e coletado acerca das relações sócioafetivas de quatro idosos residentes no Asilo de Pobres do Rio Grande. O objetivo principal deste estudo foi analisar as relações sociais e afetivas desses idosos e verificar se existia ou não qualidade de vida em suas relações de convívio. A pesquisa foi de cunho qualitativo e teve como base a Inserção Ecológica referendada na teoria bioecológica de desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Efetuou-se uma consistente revisão bibliográfica na busca de maiores conhecimentos sobre o tema, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e diário de campo, que levantou dados sobre os entrevistados. A metodologia utilizada foi a História de vida que permitiu estabelecer uma relação mais próxima com a população pesquisada e assim responder aos objetivos propostos. Concluiu-se que as relações sócioafetivas destes idosos são muito precárias, devido à ausência da família, da carência afetiva que sentem, da falta de espaços educativos dentro da instituição que oportunize uma integração maior entre sociedade e asilados. O tema desta pesquisa é considerado relevante cientificamente devido o aumento da expectativa de vida e consequentemente, dos impactos sociais causados pelo crescimento demográfico da população idosa.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/3936010.22456/2316-2171.39360Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 19 n. 2 (2014)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/39360/32758Porciuncula, Anacirema da SilvaPorto, Ivalinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:52:50Zoai:seer.ufrgs.br:article/39360Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:52:50Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENVELHECIMENTO, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title ENVELHECIMENTO, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle ENVELHECIMENTO, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Porciuncula, Anacirema da Silva
Idoso. Educação Ambiental. Asilo
title_short ENVELHECIMENTO, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full ENVELHECIMENTO, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr ENVELHECIMENTO, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed ENVELHECIMENTO, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort ENVELHECIMENTO, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Porciuncula, Anacirema da Silva
author_facet Porciuncula, Anacirema da Silva
Porto, Ivalina
author_role author
author2 Porto, Ivalina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porciuncula, Anacirema da Silva
Porto, Ivalina
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso. Educação Ambiental. Asilo
topic Idoso. Educação Ambiental. Asilo
description Neste artigo, procura-se descrever as relações proximais e conceituais de educação ambiental e suas articulações com os idosos, particularmente os institucionalizados. Esta pesquisa teórica e empírica embasou-se no que foi observado e coletado acerca das relações sócioafetivas de quatro idosos residentes no Asilo de Pobres do Rio Grande. O objetivo principal deste estudo foi analisar as relações sociais e afetivas desses idosos e verificar se existia ou não qualidade de vida em suas relações de convívio. A pesquisa foi de cunho qualitativo e teve como base a Inserção Ecológica referendada na teoria bioecológica de desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Efetuou-se uma consistente revisão bibliográfica na busca de maiores conhecimentos sobre o tema, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e diário de campo, que levantou dados sobre os entrevistados. A metodologia utilizada foi a História de vida que permitiu estabelecer uma relação mais próxima com a população pesquisada e assim responder aos objetivos propostos. Concluiu-se que as relações sócioafetivas destes idosos são muito precárias, devido à ausência da família, da carência afetiva que sentem, da falta de espaços educativos dentro da instituição que oportunize uma integração maior entre sociedade e asilados. O tema desta pesquisa é considerado relevante cientificamente devido o aumento da expectativa de vida e consequentemente, dos impactos sociais causados pelo crescimento demográfico da população idosa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/39360
10.22456/2316-2171.39360
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/39360
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.39360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/39360/32758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 19 n. 2 (2014)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766093436289024