TRABALHO, APOSENTADORIA E LAZER COMO HABITUS SEGUNDO IDOSOS QUE FREQUENTAM BARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faleiros, Vicente de Paula
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Simone Fontenelle da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/26400
Resumo: Introdução.Este estudo de natureza qualitativa, tem como objetivo identificar em Palmas-TO,  as expressões de idosos beneficiários de aposentadoria ou beneficio assistencial e frequentadores de bares sobre a relação entre trabalho, aposentadoria e lazer. A fundamentação da pesquisa busca a compreensão da articulação entre continuidade, ruptura e habitus nas trajetórias de vida dos idosos e sua relação com o trabalho, a sociedade, a família e a cultura, levando em conta as teorias sociológicas do envelhecimento e as teorias do habitus de Pierre Bourdieu.  Metodologia. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada por meio de entrevista estruturada aplicada a seis idosos  do sexo masculino com idades de 65 a 73 anos, selecionados por amostragem de conveniência. Resultados e análise.  Os dados trazem o perfil dos idosos com baixa escolaridade e renda e diversidade de convivência familiar. As expressões da relação entre aposentadoria, trabalho e lazer apontam para uma visão da frequência a bares como uma diversão e uma relação de trocas sociais que mudou muito após aposentadoria para uma parte dos idosos e não mudou para outra, não havendo contradição com o mundo do trabalho e nem com a família.  Os habitus dos idosos têm continuidade, mas a aposentadoria configura novas relações com amigos e com netos, no tempo livre. Poucas sugestões foram apresentadas para lazer no contexto da cidade. Este está relacionado com a indústria capitalista  do entretenimento, mas deve ser objeto de políticas públicas.Palavras-chave: Idosos;habitus; aposentadoria; lazer; trabalho.
id UFRGS-4_abbf000739da6e5b7c91677723eff03f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/26400
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling TRABALHO, APOSENTADORIA E LAZER COMO HABITUS SEGUNDO IDOSOS QUE FREQUENTAM BARESIdososhabitusaposentadorialazertrabalho.Lazer e envelhecimentoIntrodução.Este estudo de natureza qualitativa, tem como objetivo identificar em Palmas-TO,  as expressões de idosos beneficiários de aposentadoria ou beneficio assistencial e frequentadores de bares sobre a relação entre trabalho, aposentadoria e lazer. A fundamentação da pesquisa busca a compreensão da articulação entre continuidade, ruptura e habitus nas trajetórias de vida dos idosos e sua relação com o trabalho, a sociedade, a família e a cultura, levando em conta as teorias sociológicas do envelhecimento e as teorias do habitus de Pierre Bourdieu.  Metodologia. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada por meio de entrevista estruturada aplicada a seis idosos  do sexo masculino com idades de 65 a 73 anos, selecionados por amostragem de conveniência. Resultados e análise.  Os dados trazem o perfil dos idosos com baixa escolaridade e renda e diversidade de convivência familiar. As expressões da relação entre aposentadoria, trabalho e lazer apontam para uma visão da frequência a bares como uma diversão e uma relação de trocas sociais que mudou muito após aposentadoria para uma parte dos idosos e não mudou para outra, não havendo contradição com o mundo do trabalho e nem com a família.  Os habitus dos idosos têm continuidade, mas a aposentadoria configura novas relações com amigos e com netos, no tempo livre. Poucas sugestões foram apresentadas para lazer no contexto da cidade. Este está relacionado com a indústria capitalista  do entretenimento, mas deve ser objeto de políticas públicas.Palavras-chave: Idosos;habitus; aposentadoria; lazer; trabalho.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/2640010.22456/2316-2171.26400Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 17 n. 2 (2012)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/26400/25387Faleiros, Vicente de PaulaSilva, Simone Fontenelle dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:51:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/26400Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:51:44Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHO, APOSENTADORIA E LAZER COMO HABITUS SEGUNDO IDOSOS QUE FREQUENTAM BARES
title TRABALHO, APOSENTADORIA E LAZER COMO HABITUS SEGUNDO IDOSOS QUE FREQUENTAM BARES
spellingShingle TRABALHO, APOSENTADORIA E LAZER COMO HABITUS SEGUNDO IDOSOS QUE FREQUENTAM BARES
Faleiros, Vicente de Paula
Idosos
habitus
aposentadoria
lazer
trabalho.
Lazer e envelhecimento
title_short TRABALHO, APOSENTADORIA E LAZER COMO HABITUS SEGUNDO IDOSOS QUE FREQUENTAM BARES
title_full TRABALHO, APOSENTADORIA E LAZER COMO HABITUS SEGUNDO IDOSOS QUE FREQUENTAM BARES
title_fullStr TRABALHO, APOSENTADORIA E LAZER COMO HABITUS SEGUNDO IDOSOS QUE FREQUENTAM BARES
title_full_unstemmed TRABALHO, APOSENTADORIA E LAZER COMO HABITUS SEGUNDO IDOSOS QUE FREQUENTAM BARES
title_sort TRABALHO, APOSENTADORIA E LAZER COMO HABITUS SEGUNDO IDOSOS QUE FREQUENTAM BARES
author Faleiros, Vicente de Paula
author_facet Faleiros, Vicente de Paula
Silva, Simone Fontenelle da
author_role author
author2 Silva, Simone Fontenelle da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faleiros, Vicente de Paula
Silva, Simone Fontenelle da
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
habitus
aposentadoria
lazer
trabalho.
Lazer e envelhecimento
topic Idosos
habitus
aposentadoria
lazer
trabalho.
Lazer e envelhecimento
description Introdução.Este estudo de natureza qualitativa, tem como objetivo identificar em Palmas-TO,  as expressões de idosos beneficiários de aposentadoria ou beneficio assistencial e frequentadores de bares sobre a relação entre trabalho, aposentadoria e lazer. A fundamentação da pesquisa busca a compreensão da articulação entre continuidade, ruptura e habitus nas trajetórias de vida dos idosos e sua relação com o trabalho, a sociedade, a família e a cultura, levando em conta as teorias sociológicas do envelhecimento e as teorias do habitus de Pierre Bourdieu.  Metodologia. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada por meio de entrevista estruturada aplicada a seis idosos  do sexo masculino com idades de 65 a 73 anos, selecionados por amostragem de conveniência. Resultados e análise.  Os dados trazem o perfil dos idosos com baixa escolaridade e renda e diversidade de convivência familiar. As expressões da relação entre aposentadoria, trabalho e lazer apontam para uma visão da frequência a bares como uma diversão e uma relação de trocas sociais que mudou muito após aposentadoria para uma parte dos idosos e não mudou para outra, não havendo contradição com o mundo do trabalho e nem com a família.  Os habitus dos idosos têm continuidade, mas a aposentadoria configura novas relações com amigos e com netos, no tempo livre. Poucas sugestões foram apresentadas para lazer no contexto da cidade. Este está relacionado com a indústria capitalista  do entretenimento, mas deve ser objeto de políticas públicas.Palavras-chave: Idosos;habitus; aposentadoria; lazer; trabalho.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/26400
10.22456/2316-2171.26400
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/26400
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.26400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/26400/25387
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 17 n. 2 (2012)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766092790366208