ATENÇÃO DOMICILIAR NA ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERSPECTIVAS DE IDOSOS, CUIDADORES E PROFISSIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Emanoel Avelar
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima, Oliveira, Eliany Nazaré, Lacerda, Maria Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/61187
Resumo: A Atenção Domiciliar (AD) é uma ação potente para ampliar a integralidade na Estratégia Saúde da Família (ESF) e torna-se necessária devido ao crescente número de idosos dependentes de cuidado no domicílio. Assim, objetivou-se analisar as perspectivas dos idosos, familiares/cuidadores e profissionais da ESF sobre a AD. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo exploratória, o campo de pesquisa foi a ESF do município de Sobral, Ceará. Os sujeitos do estudo foram 28 profissionais da ESF, 13 idosos e 13 familiares/cuidadores. A coleta de informações foi através de entrevista semiestruturada e grupo focal, que ocorreram entre setembro de 2014 e março de 2015; a análise se deu pela codificação temática. Foram identificados os tópicos semelhantes e específicos de cada grupo, emergindo-se quatro temáticas, a saber: a) percepções e sentimentos sobre a AD ao idoso na ESF; b) o apoio/suporte oferecido às famílias de idosos com comprometimento funcional pelas equipes da ESF; c) AD ao idoso na ESF: fatores facilitadores e limitantes; e d) as contribuições da estrutura física do domicílio para o cuidado do idoso dependente. Relatou-se a parceria da equipe multiprofissional, a fragilidade do apoio/suporte à família e a relação de dependência, na qual os papéis dos responsáveis pelo cuidado não estão bem definidos, sendo necessário potencializar a autonomia e corresponsabilização. Assim, identificou-se a necessidade de sensibilização dos profissionais e gestores sobre a relevância e especificidades do cuidado domiciliar ao idoso e cuidador, exigindo um perfil profissional e competências que devem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho através de processos de educação permanente.
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