CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM IDOSAS: PREVENÇÃO E CONTROLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lilian Guerra Cabral dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Suelane Renata de Andrade, Silva, Bruna Nascimento da, Bezerra, Adriana Falangola Benjamin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/92054
Resumo: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, como o processo da feminização da velhice. O câncer do colo de útero é considerado um problema de Saúde Pública de proporção mundial, sendo preconizado pelo Ministério da Saúde que toda mulher entre 25 e 64 anos de idade, que já tenha iniciado vida sexual, submeta-se ao exame preventivo. É relevante que mulheres com mais de 64 anos também realizem a coleta de citologia oncótica. Foi realizada uma Revisão Integrativa com objetivo de descrever as evidências científicas sobre a prevenção e controle de câncer do colo do útero nas mulheres idosas. Foram selecionados quatro artigos publicados entre 2008 a 2018, no idioma inglês, nas bases de dados Web of Science, Scopus, Medical Literature and Retrieval System Online (Medline), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a partir dos descritores: mulheres idosas (aged women), câncer do colo do útero (uterine cervical neoplasms), prevenção (prevention) e controle (control). Verificou-se uma escassez de publicações no cenário brasileiro e internacional com o público alvo. Os estudos atuais levantam a problemática de que não é apenas entender quais mulheres nunca foram submetidas ao exame, mas também compreender o padrão de rastreamento e os resultados encontrados. Conclui-se que com a expectativa de vida aumenta, estudos adicionais são necessários sobre triagem desta patologia em mulheres idosas, visto que a literatura evidencia a importância em adotar a recomendação dos três testes negativos antes da interrupção da triagem e não apenas o fator idade, principalmente nos casos de baixa adesão em fases mais jovens.
id UFRGS-4_d194d7ce538a15a81197072a0c462845
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/92054
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM IDOSAS: PREVENÇÃO E CONTROLEPessoa idosa. Câncer do colo do útero. Prevenção & ControleCâncer do colo do útero em idosasO envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, como o processo da feminização da velhice. O câncer do colo de útero é considerado um problema de Saúde Pública de proporção mundial, sendo preconizado pelo Ministério da Saúde que toda mulher entre 25 e 64 anos de idade, que já tenha iniciado vida sexual, submeta-se ao exame preventivo. É relevante que mulheres com mais de 64 anos também realizem a coleta de citologia oncótica. Foi realizada uma Revisão Integrativa com objetivo de descrever as evidências científicas sobre a prevenção e controle de câncer do colo do útero nas mulheres idosas. Foram selecionados quatro artigos publicados entre 2008 a 2018, no idioma inglês, nas bases de dados Web of Science, Scopus, Medical Literature and Retrieval System Online (Medline), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a partir dos descritores: mulheres idosas (aged women), câncer do colo do útero (uterine cervical neoplasms), prevenção (prevention) e controle (control). Verificou-se uma escassez de publicações no cenário brasileiro e internacional com o público alvo. Os estudos atuais levantam a problemática de que não é apenas entender quais mulheres nunca foram submetidas ao exame, mas também compreender o padrão de rastreamento e os resultados encontrados. Conclui-se que com a expectativa de vida aumenta, estudos adicionais são necessários sobre triagem desta patologia em mulheres idosas, visto que a literatura evidencia a importância em adotar a recomendação dos três testes negativos antes da interrupção da triagem e não apenas o fator idade, principalmente nos casos de baixa adesão em fases mais jovens.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão integrativa da literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/9205410.22456/2316-2171.92054Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 28 (2023)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/92054/89061Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Lilian Guerra Cabral dosSilva, Suelane Renata de AndradeSilva, Bruna Nascimento daBezerra, Adriana Falangola Benjamin2024-01-02T01:42:38Zoai:seer.ufrgs.br:article/92054Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2024-01-02T01:42:38Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM IDOSAS: PREVENÇÃO E CONTROLE
title CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM IDOSAS: PREVENÇÃO E CONTROLE
spellingShingle CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM IDOSAS: PREVENÇÃO E CONTROLE
Santos, Lilian Guerra Cabral dos
Pessoa idosa. Câncer do colo do útero. Prevenção & Controle
Câncer do colo do útero em idosas
title_short CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM IDOSAS: PREVENÇÃO E CONTROLE
title_full CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM IDOSAS: PREVENÇÃO E CONTROLE
title_fullStr CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM IDOSAS: PREVENÇÃO E CONTROLE
title_full_unstemmed CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM IDOSAS: PREVENÇÃO E CONTROLE
title_sort CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM IDOSAS: PREVENÇÃO E CONTROLE
author Santos, Lilian Guerra Cabral dos
author_facet Santos, Lilian Guerra Cabral dos
Silva, Suelane Renata de Andrade
Silva, Bruna Nascimento da
Bezerra, Adriana Falangola Benjamin
author_role author
author2 Silva, Suelane Renata de Andrade
Silva, Bruna Nascimento da
Bezerra, Adriana Falangola Benjamin
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lilian Guerra Cabral dos
Silva, Suelane Renata de Andrade
Silva, Bruna Nascimento da
Bezerra, Adriana Falangola Benjamin
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa idosa. Câncer do colo do útero. Prevenção & Controle
Câncer do colo do útero em idosas
topic Pessoa idosa. Câncer do colo do útero. Prevenção & Controle
Câncer do colo do útero em idosas
description O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, como o processo da feminização da velhice. O câncer do colo de útero é considerado um problema de Saúde Pública de proporção mundial, sendo preconizado pelo Ministério da Saúde que toda mulher entre 25 e 64 anos de idade, que já tenha iniciado vida sexual, submeta-se ao exame preventivo. É relevante que mulheres com mais de 64 anos também realizem a coleta de citologia oncótica. Foi realizada uma Revisão Integrativa com objetivo de descrever as evidências científicas sobre a prevenção e controle de câncer do colo do útero nas mulheres idosas. Foram selecionados quatro artigos publicados entre 2008 a 2018, no idioma inglês, nas bases de dados Web of Science, Scopus, Medical Literature and Retrieval System Online (Medline), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a partir dos descritores: mulheres idosas (aged women), câncer do colo do útero (uterine cervical neoplasms), prevenção (prevention) e controle (control). Verificou-se uma escassez de publicações no cenário brasileiro e internacional com o público alvo. Os estudos atuais levantam a problemática de que não é apenas entender quais mulheres nunca foram submetidas ao exame, mas também compreender o padrão de rastreamento e os resultados encontrados. Conclui-se que com a expectativa de vida aumenta, estudos adicionais são necessários sobre triagem desta patologia em mulheres idosas, visto que a literatura evidencia a importância em adotar a recomendação dos três testes negativos antes da interrupção da triagem e não apenas o fator idade, principalmente nos casos de baixa adesão em fases mais jovens.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão integrativa da literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/92054
10.22456/2316-2171.92054
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/92054
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.92054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/92054/89061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 28 (2023)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766095495692288